Your Pet, Our Passion.

Terapia com gatos: os 10 melhores gatos para apoio emocional

avatar
julho 28, 2025
5 min de leitura
gato no colo de um homem

Pequenos em tamanho, perfeitos para se aconchegar e de baixa manutenção, os gatos parecem feitos especialmente para aliviar o stress. E alguns deles assumem mesmo esta tarefa em terapia com gatos. Gatos de terapia ou gatos de apoio emocional podem desempenhar um papel importante na recuperação e no conforto de muitas pessoas que lidam com doenças, deficiências ou para aquelas que simplesmente procuram um companheiro fofinho.

Como se precisássemos de mais um motivo para amar ainda mais os nossos amigos peludos, estes incríveis gatos podem ser encontrados a aconchegar idosos para um pouco de apoio extra, a brincar com crianças autistas para lhes oferecer aquela amizade tão necessária ou até a passear com pessoas com problemas de mobilidade ou que precisam de exercício.

Continue a ler para descobrir mais sobre a terapia com gatos e as raças incríveis que têm como missão fazer com que pessoas de todas as idades se sintam amadas e apoiadas.

Neste artigo

Animais de apoio emocional: o que é um gato de terapia?

Gatos de terapia têm habilidades específicas e são treinados para oferecer conforto e apoio em vários ambientes, incluindo escolas, casas de repouso ou centros para pessoas com deficiência. A terapia com gatos funciona melhor com gatos que têm um comportamento calmo e tranquilo e podem ajudar as pessoas emocional e fisicamente, reduzindo o stress, a ansiedade e aumentando a sua mobilidade.

As 10 melhores raças de gatos para terapia e apoio emocional

Maine Coon

Embora o enorme Maine Coon possa não ser o primeiro gato que nos vem à mente em busca de apoio emocional, estes felinos sabem muito bem como dar aos seus humanos muito conforto e muitas gargalhadas.

São geralmente extrovertidos e amam tanto as pessoas que é impossível não se apaixonar pelo seu comportamento afetuoso e amigável. É exatamente isso que os torna tão bons candidatos para a terapia com gatos.

Persa

O persa é um dos favoritos no mundo dos gatos de apoio emocional. E por um bom motivo! A sua pelagem macia é perfeita para abraços deliciosos e a sua personalidade calma significa que se podem sentir igualmente confortáveis perto de crianças e idosos. Este gato dócil e gentil pode ajudar a aliviar a ansiedade e estar presente para pessoas que só precisam de um momento para se acalmar e respirar.

Ragdoll

Os Ragdolls são criaturas dóceis que adoram a companhia humana. Isto pode torná-los uma boa escolha para terapia com gatos, em especial para pessoas que se sentem solitárias ou precisam de apoio emocional. Embora alguns gatos possam demorar um pouco até saírem dos seus esconderijos para interagir com os humanos, o Ragdoll não tem problemas em aconchegar-se no colo de alguém que acabou de conhecer. A sua natureza gentil e bondade inerente fazem com que estes gatos estejam sempre abertos a abraços.

Gatos de Bengala

Os gatos de Bengala sabem como melhorar o humor de qualquer pessoa. Não são do tipo carinhoso, mas compensam isso com a sua personalidade divertida. São inteligentes e, por isso, aprenderão rapidamente a ser o melhor gato de terapia que pode desejar. 

É por isso que pode encontrá-los a brincar e a passear com idosos ou a fazer as crianças rir com o seu amor interminável por brinquedos e jogos. São divertidos e dóceis – algumas das melhores qualidades em qualquer amigo, mesmo nos peludos!

Siamês

Os gatos siameses estão sempre lá quando precisa deles. Tendem a criar laços fortes com uma pessoa, e é por isso que são recomendados quando é necessária a ajuda de um gato de apoio emocional. São também bastante vocais, pelo que as pessoas que procuram companhia certamente terão muitas “conversas” com o seu novo amigo peludo. Uma parte importante da terapia com gatos!

Manx

Os gatos Manx são famosos pela falta de cauda, mas é a sua disposição social e afetuosa que realmente rouba a cena. Tendem a ter um ser humano favorito e cobrem-no com todo o amor e carinho que conseguem reunir. Não admira que sejam gatos tão bons para o apoio emocional. Brincar com gatos é outra forma favorita de eles passarem tempo com os seus humanos. Estes gatos podem facilmente animá-lo para melhorar o seu humor quando mais precisa. No entanto, os potenciais donos devem estar cientes de que a falta de cauda é causada por um defeito genético, e os gatos Manx correm maior risco de problemas na coluna e artrite.

Sphynx

Estes gatos podem não ter pelo, mas o seu grande coração compensa. São gentis, dóceis e quase caninos na sua simpatia inerente. Gostam de estar colados aos seus humanos, por vezes para se aquecerem, uma vez que não há pelos para realizar esta tarefa. Mas isto significa que estes felinos são extremamente fofinhos – perfeitos para quem precisa de conforto e apoio extra! Os Sphynx tendem a desejar muita atenção, mas também a retribuem em dobro, fazendo deles ótimos parceiros para quem procura fazer terapia com gatos.

Azul Russo

Brincalhão e pouco exigente, o Azul Russo é outra raça maravilhosa que pode ser um ótimo gato de terapia. Tendem a manter-se calmos e tranquilos mesmo em situações de emergência, além de serem muito carinhosos e fáceis de lidar. Estes gatinhos precisam de passar por algumas sessões de treino para se livrarem da sua desconfiança natural com estranhos, mas, uma vez devidamente socializados, ficarão felizes por se aconchegar e ronronar no seu colo durante muito tempo!

Bobtail Americano

Um dos gatos mais dóceis, o Bobtail Americano é um profissional quando se trata de oferecer conforto e apoio quando necessário. Tornam-se amigos rapidamente de qualquer pessoa, jovem ou idosa, são extremamente adaptáveis e, graças à sua impressionante pelagem laranja, têm facilidade em cair nas boas graças das crianças. Além disso, são uma das raças de gatos mais brincalhões, pelo que podem ajudar a aumentar o exercício e a mobilidade com jogos e passeios ao ar livre. No entanto, tal como acontece com algumas outras raças de pedigree, o Bobtail Americano pode sofrer de problemas de saúde e os novos donos precisam de estar plenamente conscientes disso antes de considerarem esta raça como animal de terapia.

Ragamuffin

Os gatos Ragamuffin são muito adequados para serem companheiros de confiança em escolas ou lares de idosos. Estes lindos gatos são originários da raça Ragdolls, mas são bastante raros no Reino Unido. Têm um pelo macio e sedoso que parece criado especialmente para abraços aconchegantes. São super amigáveis, uma característica muito necessária para os bons gatos de terapia, e prosperam com o contacto humano e o afeto. Estes gatos são profissionais em aliviar o stress, levando bom humor para onde quer que vão. Gostam de brincar e fá-lo-ão rir com as suas brincadeiras divertidas.

Não é surpresa que as raças mais afetuosas sejam os melhores gatos para terapia e apoio emocional. Mas os lindos gatinhos desta lista não são os únicos felinos amantes de pessoas que andam por aí. Que tal um gato malhado simples? Ou um elegante gato doméstico de pelo curto preto. Mas se quiser descobrir ainda mais raças de gatos amigáveis, dê uma vista de olhos à nossa análise dos companheiros mais tranquilos que pode desejar.

Artigos relacionados: