9 ideias para entreter cães e gatos em casa

Quando toda a família está em casa por longos períodos pode ser difícil para si inventar novas atividades para as pessoas e os animais domésticos. Felizmente, existem certas ideias enriquecedoras que podem ser implementadas dentro de casa para cães e gatos e, algumas, até são extensíveis às crianças. Estas atividades proporcionam aos animais o necessário e desejável estímulo mental e ajudam a evitar o aborrecimento, que pode conduzir a comportamentos destrutivos se não for tido em consideração.
9 ideias para entreter cães e gatos em casa
9 ideias para entreter cães e gatos em casa
9 ideias para entreter cães e gatos em casa

1. Passar tempo juntos

O período de transição de passar o dia inteiro em casa é uma enorme mudança para todos, inclusive para os animais. Tente criar uma rotina de passarem juntos algum tempo diariamente, por exemplo, quinze minutos todos os dias à mesma hora, durante uma semana completa. Procure um sítio tranquilo e enquanto dá ao seu cão ou gato toda a sua atenção, acarinhe-o durante os quinze minutos, dizendo-lhe palavras de apreço ou até, contando-lhe uma história.

Repare como o seu animal reage no primeiro dia e como reagirá no último. Se ambos desfrutarem deste tempo juntos, continue como uma atividade diária, ou altere as coisas, mantendo o mesmo período de tempo, mas com outra atividade.

2. Movimento

Tanto os cães como os gatos acham divertido ver objetos que se movem, luzes e sons. Pode colocar um recipiente com comida para pássaros, de fora da janela, para que o seu animal possa observar. Refletores de luz, lasers ou bonecos para gatos. Pode mesmo tentar criar um, com a sua família, como atividade. Refletores de luz e moinhos são acessíveis a principiantes.

3. Brincadeiras no sofá

Mais tempo dentro de casa, significa a maioria das vezes, mais tempo passado a petiscar no sofá a ver um programa de televisão. O seu animal pode gostar de se aninhar ao seu lado, enquanto vê o programa, mas também pode dar-lhe alguma coisa para fazer, sem se levantar do sofá. Sugerimos ter um cesto ou uma gaveta com brinquedos por perto, como animais de peluche e brinquedos de tração. O encorajamento verbal é habitualmente suficiente, pois eles interagem com os brinquedos por si próprios. Recompensá-los pode aumentar a animação pelo entretém e prolongar a brincadeira.

4. Tempo para explorar

Os nossos animais confiam em nós para lhes proporcionarmos novas e excitantes experiências, o que pode ser difícil de conseguir quando se está em casa. Mas há a possibilidade que recriar coisas antigas e fazer com que pareçam novas.

Sugerimos criar temporariamente espaços interiores para explorar com caixas e sacos de papel, ou fechar uma divisão por uma semana, para dar ao seu animal o tempo de a voltar a explorar. Esconda algumas guloseimas ou brinquedos de que ele goste no quarto antes de o abrir de novo. Não se esqueça de criar uma rotatividade nos brinquedos, para dar a sensação de novidade. Os animais podem aborrecer-se, mas quando um brinquedo desaparece por um tempo e depois volta a aparecer, muitos recebem-no com elevado grau de entusiasmo.

5. Fortes para animais e túneis de caixas

Quem é que não gosta do clássico forte de almofadas e cobertor? Se tiver crianças, inclua-as, fazendo-os construir um forte com o que tiver em casa. Diga-lhes que escondam uma guloseima ou brinquedo favorito dentro do forte e, em seguida, levem o animal a explorar o local por si mesmo e à sua velocidade.

Por mais excitantes que os fortes sejam para as crianças, lembre-lhes que é importante que os animais explorem novos espaços por si próprios e no seu tempo.

Se tiver muitas embalagens de entregas recentes em casa, pode construir túneis com elas, ou torres, ou cidades, para os gatos e cães pequenos explorarem. Se tiver mais do que um gato, providencie uma entrada e uma saída do túnel, para que nenhum fique encurralado.

6. Locais com texturas

Os gatos podem sentar-se em qualquer coisa, mesmo que pareçam extremamente desconfortáveis, como o teclado de um computador. Uma parte da razão para tal, prende-se com o facto de os gatos gostarem de experimentar diferentes texturas e cheiros.

Crie um local sensorial para que eles possam explorar, sentar-se ou até fazer uma sesta. Pode usar um cesto ou uma caixa e colocá-los perto da janela ou saída e aplique um material diferente todas as semanas. Pode ser qualquer coisa, desde uma t-shirt velha a papel de embrulho, que irá intrigar o seu gato. Não precisa de ser macio nem confortável. Se ele não gostar, não se deitar lá.

7. Picnic

Os picnics são sempre divertidos e poderá fazer este ou no pátio da sua casa, na varanda ou simplesmente na sala de estar. Crie um ambiente acolhedor com os brinquedos favoritos do seu animal, e algumas caixas ou contentores com a sua alimentação favorita, guloseimas e brinquedos lá dentro. Encene a experiência do “retirar”, enquanto dispõe o que está dentro da caixa ou contentor para explorarem. Aproveite este tempo para estarem um com o outro num local não familiar, com algumas experiências diferentes e gratificantes.

8. Caça ao brinquedo

Caçar para comer é um jogo divertido para cães e vai ao encontro do instinto predatório dos gatos. No caso de cães, esconda guloseimas ou brinquedos em caixas e desafie-o a ir à caça deles.

Sugerimos faça primeiro para lhe mostrar como deve fazer. Logo que tenha apanhado o jeito, mantenha-o fora da sala enquanto “esconde” o brinquedo. O propósito é dar pequenos passos até que percebam o jogo e depois avançar para níveis mais difíceis.

No caso dos gatos, tente esconder vários pedaços de alimentação seca em vários locais da casa. Durante o dia ele pode “caçar” a sua comida, o que o manterá ocupado e proporcionará um certo estímulo mental.

Outras ideias que pode tentar, incluem deixar o seu cão encontrar a sua comida ou escondê-la em pequenas caixas, embalagens ou rolos de papel higiénico. Pode também colocar numa caixa maior que ele possa rasgar.

Se não tiver caixas ou embalagens disponíveis, tente estender uma toalha no chão que pode dobrar ao meio, colocar lá dentro snacks e, de seguida, enrolá-la. Depois deixe o seu cão descobrir como a desenrolar para obter os snacks.

9. Jogos Clássicos

Também pode, obviamente, voltar-se para os clássicos jogos para cães e gatos, como o esconder e procurar, ir buscar e agarrar.

Quando estiver a jogar ao esconder e procurar com o seu cão, pode necessitar de lhe dar pistas vocais para o ajudar a encontrá-lo. Assim que ele apanhar o jeito de o fazer, pode chamá-lo simplesmente, e deixar que use o olfato para o descobrir.