O que fazer se o seu cão estiver perdido

É o pior pesadelo de todos os donos. Num minuto o seu cão está ali e de repente já não está. Claro que é perturbante e assustador quando o seu cão anda perdido, aumentado pelo receio de que ele possa estar assustado ou ferido.
Cão perdido
Cão perdido
Cão perdido
A boa notícia é que há muitas coisas que pode fazer para aumentar a probabilidade de encontrar rapidamente o seu cão.

O lar é onde o coração está

Cão perdido
  • Se o seu cão fugiu de sua casa, é muito provável que esteja por perto. Pode ter-se distraído com algum carro, ter sido tentado a vaguear à procura de comida ou que se tenha simplesmente desorientado. Pode também ter-se assustado com algum ruído alto ou com o estrondo de algum trovão, tentando manter-se seguro no jardim ou na garagem de algum vizinho.
    • Se perdeu o seu cão na vizinhança, dedique pelo menos 15-30 minutos a assobiar e chamar por ele e tente parecer animado e bem-disposto. Faça barulhos familiares como, por exemplo, abanar a caixa dos seus biscoitos preferidos. À medida que anda à procura, pare e ouça, prestando especial atenção a garagens exteriores ou outros locais onde ele possa ter ficado preso ou fechado. Se vive numa zona rural, procure por tocas de coelhos ou outros animais e pergunte aos vizinhos para verificar nos seus armazéns.
      • Da mesma forma, se o seu cão se perder durante um passeio, assobie e chame por ele. Se é um passeio familiar, volte aos locais que sabe que ele gosta, tais como um lago, parque ou até uma esplanada! Alguns cães são muito bons a encontrar o caminho de volta ao carro, pelo que deve verificar se ele está junto do seu carro ou no parque de estacionamento. Outros donos a passear os seus cães são muitas vezes uma boa ajuda porque também adoram animais e o cão deles pode até ser amigo do seu. Dê-lhes o seu número de telefone para o avisarem caso encontrem o seu cão.
        • Se o seu cão vier ter consigo, cumprimente-o calorosamente. Por muito frustrado e assustado que possa estar a sentir-se, ele precisa de elogios e não se ser castigado por voltar para si!

Peça ajuda se o seu cão está perdido

Se procurou por todo o lado e o seu cão continua desaparecido, está na hora de avisar que o seu cão está perdido.

  • Contacte o canil municipal e associações de apoio aos animais para saber se eles encontraram o seu cão ou se algum desconhecido o possa ter lá entregado
    • Ligue para a empresa do microchip do seu cão e avise-os que ele está perdido. Confirme se os dados de contacto associados à sua ficha estão atualizados.
      • Ligue a veterinários nas proximidades e a todos os centros de recolha de animais, descrevendo o seu cão e indicando o número do microchip. Pergunte-lhes se pode colar um cartaz ou lançar um apelo nos seus websites ou páginas nas redes sociais. Se sim, disponibilize uma foto recente.
        • Se tem seguro, contacte-o porque pode fornecer assistência financeira ou aconselhamento para encontrar o seu cão desaparecido.
          • Se o seu cão tiver fugido de casa, avise de imediato os seus vizinhos e pergunte-lhes se podem ficar atentos.
            • Prepare um folheto com informação relevante sobre o seu cão, incluindo o nome, raça, descrição física e, idealmente, uma fotografia recente, contacto telefónico e morada de e-mail.
              • Não aconselhamos a que ofereça uma recompensa a quem devolver o seu cão em segurança porque pode adicionar um valor ao seu cão, o que, se ele terminar nas mãos errada, pode tentar essas pessoas a vendê-lo. Pessoas honestas e que gostam de cães considerarão recompensa suficiente saber que um animal de companhia voltou em segurança para casa.
                • Cole e distribua folhetos e cartazes onde o seu cão foi visto pela última vez e pelo seu bairro porque alguns cães têm instintos incríveis para voltar a casa. Deixe-os em locais perto do local onde perdeu o seu cão, como lojas, escritórios, consultórios médicos, cafés e ginásios e pergunte se o autorizam a colar um cartaz para o ajudar a encontrar o seu cão que anda perdido.
                  • Percorra o seu bairro e procure voluntários que o ajudem a bater às portas e a distribuir folhetos e cartazes.
                    • Percorra, a pé ou de bicicleta, toda a zona onde o seu cão foi visto pela última vez e circule lentamente por toda a vizinhança. Mostre aos transeuntes os seus folhetos e peça-lhes para estarem atentos. Se se oferecerem, peça-lhes para o ajudarem a alargar a sua zona de busca, procurando em campos ou matas nas redondezas. Pode disponibilizar-lhes biscoitos para o caso de eles encontrarem o seu cão.

Quem deve contactar

Contacte o canil municipal, a polícia e a câmara municipal para saber que equipas recolhem animais da rua. Dê-lhes uma descrição do seu cão e indique-lhes quando e em que zona o seu cão foi visto pela última vez. Estas serão as entidades que serão contactadas se o seu cão desaparecido for reportado como animal errante ou se estiver envolvido nalgum acidente de carro. Algumas associações de proteção animal podem ser uma grande ajuda a localizar animais perdidos. Para ganhar tempo, tenha disponível estas informações, quando os contactar: cor do seu cão, idade, tamanho, raça, temperamento, identificação (coleira, chapa de identificação, microchip), local e quando se deu o desaparecimento, bem como os seus dados de contacto. Vá também a clínicas veterinárias da zona avisar que o seu cão se perdeu para fiquem alerta caso apareça alguém com um cão que anda perdido. Há também alguns sítios onde pode divulgar que o seu cão se encontra desaparecido:

  • Tire partido dos jornais locais e coloque um anúncio de cão perdido o mais rapidamente possível.
    • Há sites (como o Encontra-me onde pode publicar que o seu cão está perdido, que têm uma boa base de dados e muitos utilizadores ativos que o podem ajudar a encontrar o seu cão, onde poderá colocar um anúncio e onde poderá verificar nos anúncios de cães encontrados. Pode também colocar os seus dados em Find My Pet.
      • As redes sociais podem ser muito úteis tanto para divulgar o desaparecimento do seu cão e pedir ajuda, como para pesquisar nas páginas de associações de proteção dos animais. Os seus amigos poderão partilhar o seu apelo e desta forma chegar a muitas pessoas, afinal de contas quanto maior o número de pessoas que souberem que o seu cão desapareceu, maior será a probabilidade de o encontrar.

Roubo de cães

O roubo de cães, apesar de ser um crime não muito comum, é infelizmente uma realidade. Se suspeita que o seu cão foi raptado, contacte de imediato a polícia. A maioria das pessoas que gostam de cães estarão disponíveis para o ajudar a encontrar o seu cão e até desconhecidos divulgam, com frequência, notícias de animais desaparecidos. Deve espalhar ao máximo a notícia para que seja mais fácil encontrar o seu amigo de quatro patas.