Podem Cães e Gatos ser amigos?

A rivalidade entre cães e gatos é bem conhecida e muitos acreditam que as duas espécies não se podem dar bem porque são demasiado diferentes. Leia este artigo para descobrir as razões que os levam a não gostar uns dos outros e descubra se é possível serem amigos.
Cães e gatos amigos
Cães e gatos amigos
Cães e gatos amigos
A rivalidade entre cães e gatos é conhecida em todo o mundo. Foi retratada em inúmeros cartoons e filmes e, provavelmente, já ouviu a expressão "dão-se mal como cão e gato". Muitos acreditam que as duas espécies não se podem dar bem simplesmente porque são demasiado diferentes, uma vez que os cães são extrovertidos e cheios de energia, enquanto que os gatos são solitáriose preferem paz e sossego. Mas qual a verdadeira razão deste conflito entre espécies e, mais importante, podem dar-se bem?

Continue a ler para saber mais sobre a possibilidade de cães e gatos serem amigos e descubra o porquê de as suas personalidade tenderem a colidir.

Mensagens confusas

Apesar de por vezes os opostos se atrairem, isto não parece ser o caso entre cães e gatos. O principal obstáculo que se coloca a uma amizade harmoniosa é o facto de, muitas vezes, a linguagem corporal de cães e de gatos ter diferentes significados. Um cão com cauda e cabeça levantadas, significa que ele está a desafiar o outro indivíduo, enquanto que nos gatos este é normalmente um sinal de que querem ser amigos. Uma cauda a abanar também significa coisas opostas nas duas espécies: se abanar a cauda para a frente e para trás nos cães é sinal de felicidade e excitação, nos gatos significa um gato muito zangado.
Cães e gatos podem ser amigos
Como a sua linguagem corporal é tão diferente, podem frequentemente interpretar-se mal mutuamente, o que resulta em muitos focinhos arranhados e gatos e cães confusos. No entanto, isto não significa que sejam incompatíveis por natureza. Eles apenas precisam de ser apresentados cuidadosamente, num ambiente confortável para ambos para que se possam conhecer e habituar às suas diferenças. Como pode então ajudar o seu gato e o seu cão a serem amigos?

As primeiras impressões são fundamentais!

O segredo para tornar o seu cão e o seu gato amigos é apresentá-los de forma adequada. Os gatos tendem a não ceitar uma situação, se correr mal da primeira vez, pelo que é muito importante que o seu primeiro encontro corra bem. Demore o tempo necessário com as apresentações e deixe-os sentir o cheiro um do outro, antes de se conhecerem pessoalmente, utilizando as suas camas, mantas ou objetos que usem muitas vezes. Esta preparação, permitirá que se familiarizem um com o outro e que se habituem um ao outro de forma gradual, um pouco de cada vez, tornando o primeiro encontro frente a frente menos stressante para ambos.

É mais fácil quando são jovens

Os cães e gatos têm maior probabilidade de se tornarem amigos para a vida se forem apresentados desde o princípio, uma vez que poderão crescer juntos e aprender como é que o outro quer que se comportem, uma vez que estão a descobrir o mundo juntos. Quando são jovens, são mais abertos a novas amizades, uma vez que os seus comportamentos territoriais ainda e tradicionais instintos de medo ainda não se começaram a manifestar.

Apresentar cães e gatos mais velhos

Se está a apresentar cães e gatos mais velhos, deve ter alguns cuidados para tornar a situação menos stressante para ambos. Em primeiro lugar, garanta um lugar seguro ao seu gato, para onde ele possa fugir, como por exemplo uma caixa ou um igloo num ponto alto, onde o cão não consiga chegar. Isto dará ao seu gato a opção de um espaço seguro e reservado, bem como a possibilidade de andar à vontade sem o risco de ser interceptado pelo cão. Os cães são conhecidos pela sua personalidade extrovertida e exuberante, o que pode ser um pouco demais para o seu gato, pelo que estes locais reservados o irão ajudar a estar mais abertos a conhecer e ser amigo do cão.
Cães e gatos podem ser amigos
É também essencial garantir que o seu cão faz muito exercício antes para reduzir o seu nível de energia e excitação quando conhecer o gato. Um cão cheio de energia tem uma maior probabilidade de perseguir e chatear um gato, do que um cão cansado após um passeio. Garanta que lhes proporciona momentos de exercícios frequentes e que disponibiliza muito tempo de brincadeira ao seu cão, principalmente no início deste processo de apresentação.

Há alguma raça de cão em específico que se dê bem com gatos?

Não é boa ideia focar-se numa determinada raça de cão pelo facto de ser boa com gatos, uma vez que não é garantia de que os seus animais de companhia se vão dar bem. Serem ou não amigos, está muito condicionado pelas personalidades e natureza de ambos. Um gato nervoso e tímido não será uma boa combinação com um cão facilmente excitável, independentemente da raça. Às vezes, podem ser demasiado diferentes e, se for esse o caso, e estiverem a ter dificuldade em coexistir, não insista. Permita a ambos terem o seu próprio espaço, para onde possam fugir quando não querem estar com o outro.
Lembre-se que demora tempo e que a amizada entre um cão e um gato não se contrói de um dia para o outro. É necessário garantir uma boa primeira impressão, bem como dar-lhes todo o tempo de que necessitem para se habituarem um ao outro.

Para mais informação sobre o comportamento do cão, consulte estes artigos, que combinam muitos conselhos e dicas. Pode também ser útil, ler este artigo sobre como Como apresentar o seu cão a outros animais.