Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Your Pet, Our Passion.
Cachorro parado em campo com montanhas ao fundo

Avaliar a Condição Corporal do seu Cão

5 min de leitura

Você sabe que o seu cão é único, mas sabe que isto também se estende à forma como ele usa os nutrientes e energia contidos na comida?

Como as pessoas, cada uma processa os alimentos em uma forma ligeiramente diferente, principalmente em função do seu nível de atividade e idade. Se os seus amigos caninos assimilam mais calorias do que precisam, essas calorias em excesso pode ser armazenadas como gordura, o que, no pior caso pode levar à obesidade em cães.

"Aprender a executar uma condição corporal para o seu animal de estimação, e avaliar regularmente este em combinação com a nutrição adequada e exercício físico, vai garantir que você está fazendo o seu melhor para a saúde do seu animal e bem-estar", diz Zara Boaland, médica veterinária da Purina.

Compreensivelmente, embora pesando o seu cão e monitorazando o seu peso regularmente é uma boa ideia, mas pode ser complicado se ele for de raça grande! Como há muita variedade entre raças, nem sempre é fácil saber o que é certo para o seu animal de estimação. É assim que a ferramente de avaliação corporal pode tornar as coisas mais fáceis.

A avaliação da condição corporal permite verificar a quantidade de gordura que seu cão tem, é fácil de fazer em casa, sem escalas, e pode identificar problemas em cães acima do peso antes das escalas mostrarem uma grande necessidade de mudança. Além do mais, a escala aplica-se a quase todos os tipos de cães, assim pode facilmente verificar entre as visitas ao veterinário se eles são grandes, pequenos, magros ou muito peludos!

Condição corporal e a avaliação do seu cão

A pontuação da condiçãocorporal do seu cão é realmente simples e você seguir alguns passos simples.

Beagle a olhar para o dono

Este usa uma escala de 1-9, com um significado "muito abaixo do peso" e nove que significa "muito acima do peso '.

A avaliação de condição corporal entre quatro e cinco é considerada ideal – nem muito grande nem muito pequeno, que é o deve tentar alcançar com o seu cão.

Verificação das costelas

Mantenha o seu cão confortável e passe as suas palmas das mãos através de sua caixa torácica, com uma mão em cada lado (o seu cão provavelmente vai pensar que está a desfrutar de uma bom acidente vascular cerebral!). Simplesmente esteja atento como é que o sente e compare com a tabela.

Verificação do Perfil

Deve ver seu cão de pé de um ângulo lateral. É melhor se você estiver ao nível do seu animal de estimação para que obtenha uma visão mais precisa.

Verificação da Cabeça

Olhe um ângulo superior o seu cão em pé. Fácil!

Husky a correr pela relva

Se seu cão tiver a condição corporal ideal, você vai ser capaz de sentir as costelas sem uma cobertura de gordura espessa. A sua cintura deve ser facilmente visível a partir de cima (procure uma forma de ampulheta) e o seu abdómen (a parte inferior à frente das patas traseiras) deve ser dobrado para cima para a sua pélvis quando visto de lado.

Mantenha sob vigilância a condição corporal do seu cão e trabalhe no sentido de manter uma avaliação «ideal» de 4 ou 5 ao longo de todas as fases da vida do seu animal de estimação, pois pode diminuir os riscos de saúde associados ao excesso de peso.

Estes incluem artrite, doenças cardíacas e até mesmo diabetes, o que não significa apenas grandes contas no veterinário,mas também um cão desconfortável e infeliz – mais do que razões suficientes para manttê-lo em forma!

O seu cão está muito magro se:

  • Tem costelas, vértebras lombares, ossos pélvicos e outros ossos proeminentes (aqueles que você pode ver a forma), que são visíveis à distância.
  • As suas costelas, vértebras lombares e ossos pélvicos são facilmente visíveis . Estes não têm nenhuma gordura palpável, alguns ossos proeminentes, mas apenas uma perda mínima de massa muscular.
  • As suas costelas são facilmente palpáveis (sentidas) e podem ser visíveis, sem qualquer gordura palpável a cobri-las. Os topos das suas vértebras lombares são visíveis, os seus ossos pélvicos e cintura são proeminentes.

A avaliação do corpo do seu cão deve ser:

  • O seu cão deve ter costelas que se possam sentir com facilidade, com o mínimo de cobertura de gordura. A sua cintura deve ser facilmente observada quando vista a partir de cima e a sua dobra abdominal deve ser visível.
  • Seu cão deve ter costelas palpáveis sem uma cobertura de gordura em excesso. A sua cintura é observável por trás de suas costelas quando visto de cima e seu abdómen é dobrado para cima.

O seu cão está muito pesado se:

  • As suas costelas são palpáveis, mas com ligeiro excesso de gordura a cobri-las. A sua cintura é perceptível vista de cima, mas não é proeminente. A sua dobra abdominal é aparente.
  • Você pode sentir as costelas com dificuldade pois existe uma camada de gordura espessa. Há depósitos de gordura perceptíveis ao longo da sua área lombar e a base de sua cauda. A dobra da cintura é ausente ou pouco visível e não se vê o abdómen.
  • As suas costelas não são palpáveis sob uma camada de gordura muito espessa ou apenas são sentidas se você aplicar uma pressão significativa. Há pesados depósitos de gordura sobre a área lombar e base de sua cauda. A sua cintura está ausente, sem dobra abdominal. A distensão abdominal é óbvia (a sua barriga é grande e está um pouco pendurada).
  • Eles têm grandes depósitos de gordura sobre o tórax, coluna e a base da cauda. A sua cintura e dobra abdominal está ausente e têm depósitos de gordura no pescoço. Existe uma distensão abdominal óbvia.

Mais dicas para avaliar a condição corporal do seu cão

Precisa de mais ajuda? Zara Boland, a veterinária residente da Purina, mostra como classificar a condição corporal atual do seu cão em três passos fáceis. Apenas demora 1 minuto para perceber se ele está abaixo, acima ou com o peso ideal.

Depois de ter determinado a avaliação da condição corporal do seu cão, é hora de pensar sobre qual a atitude que deve ser tomada. Se seu cão está com excesso ou abaixo do peso, deve pedir ao veterinário conselhos para conseguir encontrar o equilíbrio.

Uma vez que seu cão está onde deveria estar, a vida será ainda mais emocionante do que nunca - e ele vai ter muito mais energia, diversão e entusiasmo para compartilhar com vocês!