Porque estamos melhor juntos?

Na Purina sabemos que a vida é melhor na companhia dos animais de companhia. Desde melhorias na saúde a locais de trabalho mais felizes, há diversos estudos que demonstram que as pessoas e os animais estão de facto melhor juntos.
Purina - Juntos estamos melhor
Purina - Juntos estamos melhor
Purina - Juntos estamos melhor
É por isso que pretendemos demonstrar os benefícios que eles nos proporcionam para que mais pessoas possam usufruir deles. Há muitos benefícios em termos um animal de companhia, mas não precisa de acreditar simplesmente na nossa palavra. Compilámos estudos que comprovam cientificamente os benefícios de partilharmos a nossa vida com animais.
Terapia assistida por animais
Purina - benefício de ter cães ou gatos
Se já se sentiu mais calmo quando está com cães ou gatos, não está sozinho. Diversos estudos demonstraram que os tutores de animais de companhia têm em média uma pressão sanguínea mais baixa em descanso [1] e que um animal de companhia pode ajudar a evitar que a pressão sanguínea suba em situações de stress.

Dar festas e brincar com cães também baixa os níveis de cortisol, a hormona responsável pelo stress [2].

Os benefícios de ter um animal de companhia incluem cuidar da saúde do seu coração. Quem tem um animal tem uma frequência cardíaca mais baixa em repouso, bem como níveis de colesterol mais baixos [3], o que sugere um coração mais saudável e eficiente. Por exemplo, passear o seu cão também o ajuda a manter-se saudável e com boa forma física.
Os efeitos positivos vão além dos benefícios físicos. O nosso bem-estar mental também beneficia. Ter um cão ou um gato melhora a nossa autoestima e as nossas capacidades sociais e de controlo. Os mais velhos beneficiam especialmente de ter um animal, com 97% a indicarem que o seu animal de companhia os ajuda na sua saúde e bem-estar [4].

Fontes:

1. Allen et al. 2002; Katcher et al., 1983, Allen, 2003, Virués-Ortega & Buela-Casal, 2006, Polheber and Matchock, 2014.

2. Friedmann et al., 1983; Odendaal, 2000; Barker et al., 2005; Handlin et al., 2011, Friedmann et al., 1983, Cole et al., 2007, Viau et al., 2010.

3. Anderson et al., 1992; Dembicki & Anderson, 1996; Lentino et al.,2012.

4. Hecht, McMillin and Silverman, 2001, Toohey et al., 2013, Allen, Blascovich and Mendes (2002); Enmarker et al. (2012); Kingwell, Lomdahl and Anderson (2001), Yarbroff, Trojano and Berrigan (2008).

Terapia assistida com animais
Tal como prevenir alguns problemas de saúde, os animais de companhia podem também ajudar em alguns tratamentos e terapias. Um estudo de 2015 demonstrou que os cães podem ajudar a detetar sinais iniciais de cancro [5] e a Terapia Assistida com Animais pode melhorar tanto sintomas físicos como psicológicos de patologias degenerativas, como a demência [6].

Os benefícios de ter um animal de companhia não são todos físicos. Interagir com animais pode também aliviar problemas de saúde mental. Se utilizada em esdadios iniciais, a Terapia Assistida com Animais pode parar o desenvolvimento de Distúrbio de Stress Pós-Traumático e aliviar distúrbios mentais [7]. Pode até ajudar a gerir a esquizofrenia, uma patologia grave que pode ser difícil de tratar.
O tratamento positivo deve-se à oxitocina, a hormona do “bem-estar”, que é libertada quando passamos tempo com animais de companhia [8]. Por isso, a Terapia Assistida com Animais pode desempenhar um papel importante no avanço dos cuidados de saúde mental à medida que desenvolvemos o conhecimento nessa área.

Fontes:

5. Wills et al., 2011; Hinson, 2015 / 6. Filan, 2006, Chu et al., 2009, Allen et al., 2001 / 7. Yatzkar and Klein, 2009; Frijling et al., 2014 / 8. Nagasawa et al., 2015, Odendaal, 2000 and Odendaal & Meintjes, 2003

Conheça os projetos de Terapia Assistida com Animais que apoiamos!

Purina - benefícios dos cães e dos gatos
Ter um animal de companhia tem benefícios extraordinários também para as crianças. As crianças com cães têm maior probabilidade de atingirem a quantidade de atividade física recomendada, em comparação com crianças sem animais [9], o que significa que é uma forma divertida de manter a sua família em forma!

As crianças também sentem os benefícios de terem um animal em casa. Ter um cão em casa pode também ajudar a diminuir a ansiedade em crianças [10] e potenciar as suas habilidades sociais e autoestima [11]. Passar tempo com um animal de companhia pode também reduzir o risco de as crianças desenvolverem determinadas patologias, como alergias e asma [12] e também melhora sintomas do Distúrbio de Hiperatividade e Défice de Atenção [13].
Famílias impactadas pelo Autismo podem também beneficiar do contacto com animais [14]. Um estudo demonstrou que um cão em casa ajudou a acalmar crianças impactadas pelo Autismo e reduziu o stress tanto da criança como da sua família.

Os animais são também uma forma de educar as crianças sobre responsabilidade e cuidado e ensina-lhes as bases do amor e do respeito de uma forma que é facilmente compreendida e reconhecida.

Fontes:

9. Martin et al., 2015 / 10. Gadomsk et al., 2015 / 11. Paul and Serpell, 1996 / 12. Fall et al., 2015 / 13. Vagnoli et al., 2015 / 14. Wright et al.’s (2015)