Porquê adotar um gato sénior?

Se está a pensar adotar um gato, não exclua a hipótese de adotar um gato sénior. Há inúmeros benefícios em adotar um gato mais velho como adaptarem-se com mais facilidade ao seu estilo de vida mais agitado! Saiba mais razões pelas quais deve considerar adotar um gato sénior.
adotar gato senior
adotar gato senior
adotar gato senior
Se está a considerar adotar um gato, não opte automaticamente por um gatinho. Apesar de os adorarmos há muitos benefícios em adotar um gato mais velho e que são muitas vezes ignorados. Um gato sénior pode, em muitos casos, adaptar-se melhor a um estilo de vida mais agitado além de já ter a sua personalidade totalmente formada.

Porquê adotar um gato sénior?

Tal como os seres humanos, os gatos levam algum tempo a desenvolver a sua personalidade: aquilo de que gostam e de que não gostam, comportamentos característicos, rotinas e até os seus caprichos adoráveis. Ao adotar um gatinho, demorará cerca de um ano para que a sua personalidade esteja totalmente formada. Afinal, precisam de ultrapassar os problemáticos ‘anos’ da adolescência! Um canil poderá dizer-lhe tudo sobre a personalidade dos seus residentes mais séniores. Encontrar o gato certo para a sua família e estilo de vida será muito mais fácil num gato adulto, já que ambas as partes sabem o que querem da relação.

Menos atreitos a acidentes

Um gatinho é responsável por adoráveis acidentes, a qualquer momento, e adoramo-los por isso! Mas, se gostar de ter tudo em ordem em casa ou se tiver mobília que precise de preservação ou proteção, por exemplo, adotar um gato sénior pode ser o ideal para si. Gatos mais velhos já ultrapassar a fase de trepar aos cortinados ou arranhar paredes há anos. Estes gatos preferem uma sala com vista a uma pista de obstáculos e são naturalmente menos disruptivos que os gatos mais jovens. Claro que acidentes podem sempre acontecer, mas é mais provável encontrar um gato sénior calmo que prefira deliciar-se ao sol do que escalar um cortina.
Adotar um gato mais velho

Totalmente treinados

Um gato mais velho chega a sua casa com a experiência de uma vida! Não terá acidentes ao treiná-lo a usar a liteira e o seu novo animal de companhia até poderá ter desenvolvido habilidades sofisticadas ao longo do seu percurso! Treinar gatinhos e gatos jovens pode ser notoriamente difícil – mais ainda que cachorros. Ao adotar um gato mais velho, todas as suas necessidades de vida básicas e o treino essencial já terão sido acauteladas.

Menos exigências diárias

Há muitos mal-entendidos sobre animais mais velhos. Apesar de a maioria dos animais seniores preferirem estilos de vida mais calmos, não são necessariamente gatos tímidos. Ao terem menos energia nos seus últimos anos, em vez que passarem o dia a gastá-la optam por conservá-la. Apesar de ser importante manter gatos sénior ativos e flexíveis com períodos regulares de brincadeira, estes não exigem tanta atividade física como gatos mais jovens.

Gatos tímidos

Não são só os gatos mais velhos que têm dificuldade em encontrar um lar. Gatos naturalmente tímidos têm menos probabilidade de se destacar num ambiente em que inúmeros animais estão a competir pela atenção e por isso acabam por ser adotados com menos frequência.

Pense na personalidade que se enquadra melhor com a sua. Um gato tímido provavelmente não se enquadrará tao bem numa família grande, agitada, com muitas crianças, por outro lado poderá ser o par ideal para uma pessoa também tímida. Animais com uma personalidade mais reticente vão adorar os seus tutores da mesma forma, só levarão mais tempo a demonstrá-lo.

O seu amor valerá ainda mais no longo prazo, quando eles quiserem apenas o seu colo. O que é que lhe parece esta relação incondicional para a vida?

Os últimos anos

Quando um gato sénior se encontra um canil, é mesmo a sua última hipótese de ser amado e acarinhado. Competir com pequenos gatinhos e adultos de pelo colorido pode ser uma dificuldade quando se entra nestes últimos anos de vida, mas isto não quer dizer que um gato sénior seja menos incrível!

Os benefícios de adotar um gato mais velho ou um gato tímido são diferentes de escolher um gatinho. Pode encontrar um gato que se adapte ainda melhor à sua família nestes gatos muitas vezes esquecidos. Pense bem ao adotar um gato: pode fazer a ainda mais a diferença.

Se está a pensar receber um gato em sua casa veja o guia sobre como se preparar para a sua chegada.