Hidratação do gato – Os gatos bebem água?

Apesar de filmes e imagens mostrarem, com frequência, gatos a beberem leite, o leite não é aconselhado para a maioria dos felino. E água? Os gatos bebem água?
Gatos bebem água
Gatos bebem água
Gatos bebem água
A água é vital para a sobrevivência dos gatos, tal como para os humanos. Apesar de ser importante para eles, a maioria dos gatos não gosta de beber égua, especialmente se for água parada.

Os gatinhos bebem água?

Apesar de os gatinhos beberem o leite materno, até ao desmame que ocorre pelas quatro semanas de idade, eles ainda assim necessitam de água. Após o desmame, a maioria dos gatinhos perde a capacidade de digerir o açúcar do leite de forma eficaz, pelo que a sua principal fonte de hidratação é a água.

Porque é tão importante a hidratação para os gatos

A hidratação é o estado fisiológico de equilíbrio de eletrólitos, minerais específicos e fluídos no organismo e manter esse equilíbrio é importante. A água afeta tudo, desde a circulação até a digestão, sendo por isso fundamental manter seu gato hidratado.

No entanto, todos os gatos são diferentes e têm as suas próprias preferências. Por este motivo, pode ter que experimentar formas diferentes de disponibilizar água ao seu gatinho, até encontrar a forma certa de ele gostar de beber água.
Gatos bebem água

Sinais de desidratação nos gatos

Se o seu gato rejeita a sua taça de água, poderá ficar desidratado. Os sinais de desidratação nos gatos, incluem:

  • Boca seca
    • Letargia ou depressão
      • Estar ofegante
        • Perda de apetite
          • Redução da elasticidade da pele
          • Se verificou algum dos sinais acima, deve consultar o médico veterinário do seu gato. Ele poderá administrar fluídos ao seu gato, identificar potenciais problemas de saúde e indicar-lhe formas de prevenir a desidratação no futuro.

Como incentivar o seu gato a beber mais água?

Fazer o seu gato beber mais água, pode ser um desafio. Pode ter que experimentar diferentes formas, até encontrar finalmente algo que ele goste. Comece com algumas das sugestões abaixo para ver como reage o seu gato.

  • ESCOLHA A TAÇA DE ÁGUA CERTA: Se a taça atual do seu gato é funda e estreita, ele pode tocar com os bigodes quando bebe, o que é desconfortável. Tente mudar para uma taça mais larga e menos funda com beiras mais finas para ver se ele bebe mais. Saiba mais sobre escolher a taça da água para o seu gato.
    • COLOQUE-A NO SÍTIO CERTO: apesar de ser tentador colocar o comedouro e o bebedouro do seu gato num sítio que não estorve o normal movimento da casa, os gatos não gostam de ficar confinados a um canto. Eles preferem localizações onde possam ver o espaço à sua volta com uma olhada rápida, sem terem que se preocupar com facto de alguém poder aparecer sorrateiramente por trás deles.
      • MANTENHA A ÁGUA FRESCA E LIMPA: Quanto mais tempo a água estiver parade, mais partículas acumula. Pó, sujidade ou pêlos podem cairn a taça de água do seu gato, dando-lhe menos vontade de beber. Coloque água fresca na taça, uma a duas vezes por dia.
        • EXPERIMENTE UMA FONTE DE ÁGUA: Os gatos adoram água corrente e, há muitas teorias que o justificam. Na natureza, os felinos aprenderam a associar a água para a contaminação, pelo que instintivamente procuram água corrente. Pode também apelar mais aos seus sentidos, uma vez que a podem ver a mexer, ouvir o seu som e até sentir uma diferença no sabor. Uma fonte de água pode tornar a rotina de beber água numa experiência mais divertida e satisfatória para o seu gato.
          • ADICIONE COMIDA HÚMIDA À ALIMENTAÇÃO: A água não é a única forma de manter o seu gato hidratado. Se já tentou todas as sugestões acima e ele continua a não beber suficiente água, tente dar-lhe alguma comida húmida para gato. Apesar de não poder substituir totalmente a água, completar a sua dieta com comida húmida pode ajudar a aumentar o consumo global de água e ajudar a prevenir a desidratação.
Os gatos não só bebem água, como é fundamental para a sua sobrevivência. Manter o seu gato hidratado irá ajudá-lo a manter-se feliz e saudável. Descubra as diferentes comidas húmidas que temos para ajudar a aumentar o consumo de água do seu gato:

PURINA GOURMET Uma gama de diferentes sabores e texturas para uma experiência única de sabores todos os dias.

PURINA PRO PLAN NutriSavour A nutrição excecional que deseja com o sabor que ele adora

PURINA ONE em Saquetas Nutrição adaptada de elevada qualidade com um ótimo sabor para o manter saudável hoje e amanhã

PURINA FELIX Para satisfazer as necessidades do seu adorável traquinas!

PURINA CAT CHOW