O seu gato está com excesso de peso?

Tal como nós, os gatos podem ganhar alguns quilos extra, especialmente à medida que envelhecem e ficam menos ativos, ou quando passam todo o seu tempo dentro de casa.
hungry cat with tongue out
hungry cat with tongue out
hungry cat with tongue out

Como saber se seu gato está acima do peso

Pode ser difícil de dizer se seu gato está acima do peso, especialmente se for de pelos compridos, e alguns gatos são naturalmente mais encorpados do que outros, dependendo da sua raça. A nossa ferramenta de condição corporal demora apenas alguns minutos e rapidamente lhe dá uma boa ideia se o seu gato está em forma.

Se ainda não tem a certeza, ou pensa que o seu gato pode estar acima do peso, converse com o seu veterinário. È importante conversar com ele antes de tomar alguma decisão sobre alterar a dieta do seu gato, até porque o ganho de peso pode estar relacionado com alguma doença.

Como pesar o seu gato

Pesar o seu gato em casa é uma forma simples de controlar o peso. Basta pegar no seu gato ao colo e pesar-se em conjunto, subtraindo posteriormente o seu peso para obter apenas o peso do gato. Não confie apenas neste número e faça também a avaliação da condição corporal para ter um panorama mais ampliado da saúde do seu gato.

Como ajudar o seu gato a perder peso

Se você concluiu que o ganho de peso do seu gato não é causado por nenhum problema de saúde e depois de ter falado com o seu veterinário sobre uma dieta apropriada, então pode começar a introduzir algumas alterações na rotina diária.

Comece por cortar todas as guloseimas e petiscos, incluindo leite de gato, por duas semanas. Você pode até sentir que está a ser injusto, mas é a melhor coisa a fazer no longo prazo, caso tenha um gato com excesso de peso. Certifique-se de todos os outros na família sabem as regras para que ninguém faça asneira! Se tiver vários gatos, deve alimentar o gato que está em dieta em separado, para que não se aproveite dos restos dos outros.

Yellow cat on weighing scale looking at owner

Pode ser uma boa ideia dividir a comida do gato com excesso de peso em refeições mais ligeiras e frequentes, para o ajudar a lidar com a fome. Apenas garanta que acompanha o quê e quanto o está a alimentar. O seu veterinário pode sugerir a redução da quantidade que lhe está a dar ou recomendar uma dieta baixa em calorias – na prática pode até realizar um plano de perda de peso em que você monitoriza a perda de peso do seu gato e recebe conselhos.

Após duas semanas, verifique novamente a condição corporal do seu gato e continue a diete do seu gato até que alcance a condição de peso ideal. Aceite este processo como lento e constante, em vez de uma perda de peso repentina que pode ser prejudicial para a sua saúde.

Assim que o gato atingir o seu peso ideal, deve ajustar ligeiramente as quantidades de alimento para que mantenha o peso no futuro.

Fórmulas Light

Se o seu gato continua a batalhar contra o peso, deve considerer os beneficios de alterar para um alimento com formulas «light» numa base permanente.

As dietas «Light» são menos concentradas e apresentam um teor de calorias mais baixo, para que consiga alimentar o seu gato com uma quantidade de alimento semelhante à que dava anteriormente. Mesmo que sejam mais leves em calorias, estas dietas não deixam de ser enriquecidas com os nutrientes essenciais que o seu gato necessita, por isso não se preocupe ao reduzir as quantidades que lhe dá.

Se já estiver a alimentar o seu gato com uma dieta recomendada pelo seu veterinário, deve consultá-lo antes de alterar para outra.

A solução de passar fome é perigosa para o seu gato com excesso de peso, pois pode originar problemas de saúde sérios. Ao reduzir entre 10 a 15% a porção de açimento, poderá estar a negar ao seu gato a ingestão de vitaminas eminerais que ele necessida e levá-lo a desenvolver problemas como lipidose hepática. Esta é uma doença hepática grave e potencialmente fatal que pode ser causada pela restrição alimentar.

blue cat

Manter-se ativo

Lembre-se, a comida é apenas uma parte do processo para a saúde a longo prazo – o estilo de vida do gato irá afectar o seu peso. Em particular, a falta de exercício pode acumular quilos, por isso, deve incentivar o seu gato a manter-se ativo para queimar o excesso de energia. Tente algumas destas etapas para manter seu gato ativo:

  • Dedicar algum tempo para brincar pode ajudar muitos gatos a gozar o tempo passado atrás de uma bola ou brinquedo de «pesca»
  • Escaladas em torres de arranhar tornam o ambiente do seu gato muito mais interessante e ainda o encorajam a fazer exercício
  • Se o seu gato apenas está dentro de casa, avalie a possibilidade de lhe dar acesso ao exterior, talvez construindo uma cerca no jardim para encorajá-lo a exercitar-se
  • Quando se trata de alimentação, coloque um pouco dentro de uma bola especial de alimentação que ele tem de brincar para libertar os alimentos. Em alternativa, coloque os alimentos no topo das escadas ou no topo de uma torre para que le tenha de manter-se em movimento.

A perda de peso deve ser lenta e gradual e pode levar meses para que seja bem sucedida. Seja paciente, siga os conselhos do seu veterinário e, se possível, junte-se a uma clinica especializada na perda de peso para um suporte extra se está preocupado com o excesso de peso do seu gato.