Ferramenta de Avaliação da Condição Corporal para Gatos

Brincar com o seu gato é uma das maiores vantagens de ter um gato. Brincar também proporciona grandes benefícios para a saúde, desde gatinho até a idade sénior, encorajando o seu gato a ser ativo, manter-se flexível e em forma. Mais importante, brincar pode ajudar o seu gato a expressar o seu instinto natural de caça.
ferramenta de avaliacao corporal
ferramenta de avaliacao corporal
ferramenta de avaliacao corporal

Peso e Condição Corporal Saudável no Gato

Mas o tamanho importa no que diz respeito à saúde e o excesso de peso pode provocar problemas. Então, qual é um peso saudável? Varia em função da raça, mas para avaliar o peso atual e ideal do seu gato, basta seguir os 3 passos simples indicados abaixo.

Selecione abaixo a imagem que mais se assemelha ao seu gato e seremos capazes de lhe dizer se ele pode estar magro, com excesso de peso ou com o peso ideal.

Tentamos evitar colocar um grande enfase no peso porque há mais fatores importantes a ter em atenção para manter o seu gato saudável. Criada pelos especialistas em pet care, a nossa Ferramenta de Avaliação da Condição Corporal está desenhada para o ajudar a determinar se o seu gato tem um peso saudável e encorajá-lo a pôr mãos à obra para descobrir qual o seu tamanho real debaixo de todo o pelo!

Deve observar o seu gato de todos os ângulos para ter uma visão global. Isto é importante para descobrir se ele está ou não com o peso correto. Não tenha pressa e seja meigo porque o seu gato pode não estar habituado a ser manuseado desta forma. Mas com tempo, ele irá habituar-se.

Clique aqui para ver um pequeno vídeo da Zara, uma veterinária Purina, a demonstrar como avaliar a condição corporal do seu gato.

Porque precisam os gatos de se manter em forma?

Um gato saudável é um gato feliz e muito menos predisposto a problemas de saúde. Se o seu gato tem excesso de peso, ele poderá não viver tanto tempo como os seus companheiros saudáveis e não conseguirá usufruir dos momentos de exercício de brincadeira, devido a potenciais problemas articulares. Algumas questões de saúde que podem desenvolver-se em gatos com excesso de peso, incluem:

  • Artrite, lesões articulares e dor nas articulações
  • Diabetes tipo 2
  • Doenças cardíacas
  • Menor resistência e energia durante o exercício
  • Maior risco anestésico e cirúrgico
  • Função hepática reduzida devido a um fígado gordo

Exemplo de um resultado de condição corporal

Apenas o peso não lhe indicará se o seu gato está com o tamanho certo. Para determinar a condição corporal do seu gato, precisa de o apalpar!

Não tem a certeza se está a avaliar corretamente? O peso ideal de um gato saudável é mais magro do que possa pensar, principalmente porque os donos tendem a subestimar o peso dos seus gatos. Cada gato é diferente e terá as suas próprias necessidades de comida e exercício e dependente da sua raça, tamanho e forma, dois gatos podem pesar o mesmo mas um estar com excesso de peso e o outro estar magro!

Veja os exemplos abaixo de gatos que foram avaliados com a Ferramenta de Avaliação da Condição Corporal. Há muitos exemplos e, como verificará, não é só o peso que importa, mas sim o tamanho e a forma.

PURINA® Ferramenta Avaliação da Condição Corporal