Que quantidade de comida húmida devo dar ao meu gato?

Muitos tutores de gato pensam na comida húmida como um mimo porque os seus gatos a adoram. Na realidade, pode alimentar regularmente o seu gato com comida húmida, e não apenas como um mimo ocasional.
Que quantidade de comida húmida para gato deve dar
Que quantidade de comida húmida para gato deve dar
Que quantidade de comida húmida para gato deve dar
Pode ser difícil determinar que quantidade de comida húmida o seu gato deve comer em cada refeição. A quantidade total de comida húmida que deve dar ao seu gato depende de diversos fatores, tais como a quantidade de ração seca que ele come e a sua saúde em geral, entre outros.

Que quantidade e com que frequência deve dar comida húmida?

Pode alimentar o seu gato diariamente com comida húmida. Leia o rótulo da latinha ou saqueta ou consulte o médico veterinário para recomendações de utilização. Regra geral, pode dar a um gato adulto de tamanho médio, uma latinha ou saqueta de 85 gramas por cada 1,3 a 1,5 quilogramas de peso corporal do seu gato.

Deve ajustar esta quantidade em função de também alimentar ou não o seu gato com ração seca. O seu médico veterinário pode também aconselhar a dar mais ou menos comida húmida, dependendo do peso e saúde do seu gato, entre outros fatores.

Pode alimentar o seu gato com comida húmida, em qualquer hora do dia. No entanto, é importante ter em atenção que a comida húmida não deve ficar à disposição por mais do que 30 minutos a uma hora porque começa a oxidar. O ideal é dar a latinha ou saqueta de comida húmida de uma só vez, esperar que o seu gato coma e de seguida retirar, caso ele não tenha comido tudo.

Pode deixar a ração seca sempre à disposição, pelo que alguns tutores servem a dose diária de manhã para que os seus gatos possam ir petiscando, ao longo do dia. À noite, dão comida húmida. Não tem que seguir esta rotina, podendo até servir uma combinação de ração seca e comida húmida em cada refeição. Tudo depende dos seus horários e das preferências do seu gato.

Como armazenar comida húmida para gato

Se apenas alimenta do seu gato com meia latinha ou se ele não come tudo quando coloca uma latinha completa no comedouro, pode guardar o que sobre num recipiente fechado no frigorífico, durante até 3 dias, de acordo com a recomendação Jan Dempsey, Nutricionista Sénior da Purina. Se tiver uma tampa para as latinhas, pode também guardá-las dessa forma. Guarde as latinhas ou saquetas fechadas à temperatura ambiente.

As latinhas fechadas têm uma longa duração, sendo que a validade do alimento pode variar. Deve ver em cada embalagem a data de validade indicada.

Como servir comida húmida para gato?

A maioria dos gatos gosta da comida húmida à temperatura ambiente. O seu gato pode não gostar de comida fria, pelo que depois de a retirar do frigorífico deve esperar cerca de 15 minutos para que regresse à temperatura ambiente, antes de a servir.

O seu gato pode também gostar de uma combinação de texturas, pelo que pode experimentar misturar a comida húmida com a ração seca. Isto proporciona uma maior variedade, tornando cada refeição única para o seu gato. exciting.

Esta combinação de comida seca com ração seca, muitas vezes denominada de mixed feeding ou alimentação mista, é uma forma ótima de adicionar variedade de texturas e sabores à alimentação do seu gato. No entanto, tem que garantir que não excede as ingestão diária de calorias recomendada para o seu gato. Siga sempre em atenção as doses diárias recomendadas indicadas nas embalagens de cada produto.

Como escolher uma comida húmida para gato de elevada qualidade

Deseja dar o melhor ao seu gatinho, pelo que quer escolher um comida húmida de boa qualidade. Para o fazer, escolha alimentos com a indicação “Alimento completo e equilibrado”. Esta indicação significa que esse alimento responde às necessidades nutricionais do seu gato. Alimentos com indicação “Alimento complementar para gatos” devem ser dados apenas como um complemento e nunca como único alimento.

Alguns gatos são exigentes, pelo que pode precisar de testar diferentes marcas, variedades, texturas e sabores antes de encontrar um alimento que o seu gato adora. Mal o encontre, pode estar seguro em incluir comida húmida como uma parte regular da sua dieta.
A PURINA disponibiliza uma variedade de comidas húmidas, que o seu gato irá certamente adorar!