Os gatos precisam de comida húmida? Benefícios de a incluir na sua dieta

Se sempre alimentou o seu gato apenas com ração seca, deve questionar-se se os gatos precisam de comida húmida. Conheça os benefícios de uma alimentação mista, combinando ração seca com comida única.
Benefícios da comida húmida para gatos
Benefícios da comida húmida para gatos
Benefícios da comida húmida para gatos
Na natureza, os gatos a maior parte da água que ingeriam era através das presas que caçavam.

Como a ração seca que tem um teor baixo de humidade, o seu gato precisa de ingerir mais água, bebendo da taça ou fonte ou através de comida húmida. Alimentar com uma combinação de ração seca e comida húmida, em vez de apenas ração seca, é uma forma ótima de ajudar o seu gato a ingerir mais água. Há muitos benefícios de incluir comida húmida na dieta do seu gato.

3 Benefícios de o seu gato ingerir comida húmida

1. MELHOR HIDRATAÇÃO

Muitos gatos não gostam de água parade. Na natureza, os gatos tendem a evitar águas paradas porque estão frequentemente contaminadas com bactérias e insetos. Como resultado, podem não gostar de beber água de uma taça.

No entanto, a água é essencial para as reações químicas do organismo, para regular a temperatura, para a saúde articular e para a mobilidade. A água representa cerca de 60% do corpo do seu gato, sendo vital manter um nível de hidratação adequado, através da ingestão de água.

Como é que os gatos podem beber mais água? Fornecer água fresca e limpa ou até comprar uma fonte para gato pode ajudar. Outra forma de aumentar a ingestão de água é dando-lhe comida húmida. Apesar de não substituir a ingestão de água por completo, ajuda a melhorar a hidratação geral.

2. PROMOVE MASSA CORPORAL MAGRA

A comida húmida tem elevado teor proteico, que suporta músculos fortes. Também ajuda a manter a massa muscular durante a idade adulta e, durante a etapa sénior.

O peso total do seu gato depende da massa corporal magra e da massa gorda. Músculos, ligamentos, ossos, e órgãos, entre outros, são considerados massa corporal magra. Os órgãos e os músculos são a principal fonte de atividade metabólica, ajudando a suportar muitas funções vitais, tais como a imunidade e a mobilidade.

À medida de envelhecem, os gatos perdem naturalmente massa corporal magra. Alimentá-los com comida húmida para gato com elevado conteúdo proteico pode ajudar a manter a massa corporal magra, à medida que envelhecem.

3. ADICIONA MAIS VARIEDADE

Tal como muitas pessoas não gostam de comer todos os dias a mesma coisa, os gatos também se podem aborrecer da sua comida. Alguns gatos não só gostam de variedade, como a procuram. Alimentar apenas com ração seca, pode nem sempre satisfazer esta vontade de variar.

Ao incluir mais comida húmida na dieta do seu gato, estará a satisfazer o seu desejo de texturas e sabores novos e excitantes. Como as latinhas ou saquetas de comida húmida para gato são pequenas, é fácil comprar uma variedade de sabores e texturas para perceber quais as que o seu gato adora.

Com tantos sabores e texturas para escolher, cada refeição pode ser uma aventura deliciosa para os eu gato. Quer ele adore sabores a peixe num molho cremoso, as tradicionais mousses de frango, ou uma combinação de pedacinhos em mousse, dar-lhe comida húmida irá satisfazer o seu desejo por variedade.

Outros benefícios da comida húmida para gato

A comida húmida tem uma elevada digestibilidade. Além disso, contém os mesmos nutrientes essenciais da ração seca, incluindo vitaminas e minerais, tais como:

  • Ferro, que suporta sangue e tecidos saudáveis
    • Zinco, que ajuda a suportar o desenvolvimento do Sistema imunitário e ajuda a manter a pele, os olhos e os ossos
      • Biotina, que ajuda a regular a libertação de energia a partir dos alimentos e que também promove uma pele saudável ao ajudar a manter a integridade cutânea
Resumindo, os gatos precisam de comida húmida? Não necessariamente, mas alimentar uma combinação de comida húmida com ração seca pode fornecer ao seu gato os benefícios de ambas. A comida húmida aumentará a ingestão total diária de água e fornecerá a variedade que o seu gato deseja, enquanto que a ração seca a o ajudará a manter os dentes limpos.

Conheças os nossos alimentos para gato.