Resoluções de Ano Novo para o seu gato

Esta é a altura em que entramos em contagem decrescente para o final do ano. Aproxima-se um novo ano, pelo que é uma ótima oportunidade para começarmos a elaborar a nossa lista de novas resoluções!
PURINA - Resoluções de ano novo para gatos
PURINA - Resoluções de ano novo para gatos
PURINA - Resoluções de ano novo para gatos
E que tal fazer também uma lista de resoluções no que respeita ao seu gato? Ele faz parte do seu dia a dia e podemos fazer muitas coisas para melhorar a sua vida!

1. Hora de brincar! - Programe um momento diário para brincar com o seu gato

Os gatos parecem ser muito independentes e que não precisam de muita atenção. Mas não é verdade, eles gostam muito de brincar e interagir consigo. Brincar, especialmente com atividades que simulem a caça, é muito importante para os estimular e para desenvolver os seus reflexos e coordenação. Por outro lado, e também muito importante, impede que se aborreçam. Os gatos são caçadores e ficarem o dia todo sem fazer nada compromete de forma muito séria o seu bem-estar, podendo até ser a causa de comportamentos indesejáveis.

Brincar com o seu gato vai também fortalecer a vossa relação. Não é necessário ter muitos brinquedos para este momento, basta selecionar alguns diferentes e ir variando semanalmente, por exemplo.

2. Escove os dentes do seu gato com mais frequência

A higiene oral é uma resolução importante para os gatos. A saúde oral é muito importante para garantir que o seu gato está saudável. Deverá tomar todas as medidas para evitar a acumulação de placa e a formação de tártaro. Para garantir esta higiene oral deverá utilizar uma escova de dentes e pasta dentífrica adequadas a gatos. Caso tenha alguma questão não hesite em aconselhar-se com o Médico Veterinário. Existem também no mercado snacks para ajudar na higiene oral do seu gato.

3. Ofereça-lhe um brinquedo didático, como um arranhador

Os gatos são animais ativos e que gostam de brincar sozinhos. Uma plataforma com zonas de descanso e esconderijos em vários níveis é uma ótima solução para os gatos. Os gatos gostam de estar em locais elevados e de ter um local seguro onde se esconder. Por isso estas plataformas são ideais para o seu bem-estar. Inclua também zonas de arranhadores com brinquedos pendurados, que fazem a delícia dos gatos! Nos arranhadores podem afiar as unhas e fazer as suas marcações características dos felinos, enquanto brincam.

Neste Ano Novo faça uma resolução focada neste tipo de brinquedos. Se já os tiver incentive-o a usar, se ainda não tiver arranje-lhes um! Com arranhadores e estas plataformas em casa terá um gato mais feliz e saudável.

4. Agende visitas ao veterinário

Pode ser difícil lembrar-se de ir ao veterinário quando seu gato não está doente ou quando não precisa de vacinas ou desparasitações. Mas não deve apenas agendar visitas ao veterinário quando houver um motivo específico. Poderá agendar também visitas de rotina, nas quais o veterinário verifica se o seu gato está com boa saúde e também pode detetar doenças que ainda não apresentam qualquer sinal.

Assim, uma resolução de Ano Novo poderá ser agendar visitas regulares ao veterinário. Este ano, mantenha a saúde do seu gato em primeiro lugar!

5. Ajude o seu gato a fazer exercício

Os gatos que vivem unicamente dentro de casa fazem normalmente muito pouco exercício. Em consequência, podem apresentar uma maior tendência para engordar. Por outro lado, a castração/esterilização (prática comum em gatos) aumenta também a sua predisposição para o excesso de peso. Já os gatos com acesso ao exterior fazem, normalmente, mais exercício físico.

Como parte das resoluções deste ano garanta que o seu gato faz exercício físico. Às vezes, tudo o que eles precisam é de um incentivo. Brinque com ele utilizando estratégias de caça! Vai ver como se diverte!

6. Preste atenção à alimentação do seu gato

Verifique que o seu gato está em forma, estando atento à sua alimentação. Isso significa medir a quantidade de comida diária, verificar se comprou o tipo de alimentação certa para o seu gato (verificando se corresponde à idade e estilo de vida) e se a mesma está a fornecer os todos os nutrientes que ele precisa. Não se esqueça de contar com os snacks como parte de sua alimentação diária! Fale com o médico veterinário para se aconselhar sobre qual a alimentação mais adequada.

Neste artigo, descrevemos algumas resoluções para o Ano Novo que pode aplicar. Todas elas tornarão a vida do seu gato mais saudável e feliz. Se tiver outras resoluções em mente, adicione-as!