Quanto tempo dormem os gatinhos?

Se vê o seu gatinho mais vezes a dormir do que acordado, deve questionar-se sobre os hábitos de sono dos gatos. Saiba mais sobre quanto tempo os nossos amigos gatinhos precisam de dormir para se sentirem descansados e prontos para brincar.
Gatos PURINA - Quanto tempo dormem os gatinhos
Gatos PURINA - Quanto tempo dormem os gatinhos
Gatos PURINA - Quanto tempo dormem os gatinhos
Os hábitos de sono de um gato podem facilmente admirar quem não esteja tão familiar com o estilo de vida dos gatos. Durante a maior parte do dia, os gatinhos vão agir como se fossem um idoso reformado numas bem merecidas férias, passando o dia todo a dormitar. Se o seu modo sempre a dormir do seu gato o faz sentir o companheiro de casa mais aborrecido de sempre, fique descansado que não é nada pessoal. Os gatos e os gatinhos dormem muito, naturalmente. Se anda a questionar-se "quantas horas dormem os gatinhos e os gatos adulto?" ou "porque é que os gatos dormem tanto tempo?", compilámos um conjunto de fatos fantásticos sobre os hábitos de sono dos gatos para que possa compreender os horários de sono do seu gatinho.

Quantas horas dormem os gatinhos ou os gatos adultos?

Os gatos dormem em média 15 horas por dia, como alguns gatinhos mais dorminhocos a dormirem até 20 horas por dia.
Há alguns fatores que influenciam o número de horas que um gato dorme, sendo a idade um dos mais importantes. Os gatinhos dormem a maior parte do dia, mas quando se tornam gatos adolescentes, irá notar uma alteração nos seus padrões de sono, uma vez que ficam cada vez mais ativos. Os gatos mais velhos, tendem a reduzir os seus níveis de atividade e a dormir mais vezes e por períodos mais prolongados, comparando com um gato adulto.
PURINA - quantas horas deve dormir um gatinho
Também notará o seu gatinho ou gato adulto a dormir mais tempo do que o habitual, quando o tempo não lhe permitir fazer explorações no jardim ou quintal. Quando está frio ou a chover, o seu gato irá certamente adicionar ainda mais horas a dormir ao seu impressionante registo de sono.

Porque é que os gatinhos ou gatos adultos dormem tanto?

Os gatos dormem longas horas de forma a recarregar baterias para a sua próxima caçada. Apesar de o modo de vida do seu gato doméstico não poder ser mais diferente do dos felinos selvagens, como os leões, a programação genética é praticamente a mesma. Tal como os grandes felinos seus primos, o seu gatinho preserva instintivamente energia para o caso de ter que vir a precisar de caçar para a sua próxima refeição. Faz isto apesar de todas as deliciosas refeições que recebe em casa, servidas todos os dias num horário bem estabelecido. De nada interessa a ração para gato de boa qualidade que lhe dá todos os dias, os seus instintos inatos podem facilmente prevalecer, mesmo com todos os confortos da vida dentro de casa.

Os gatos dormem à noite?

Deve ter notado que o seu gato dorme muito durante o dia e que se mantém acordado e alerta ao amanhecer e ao final do dia. Este padrão de sono ajudou os familiares selvagens do seu gato a serem caçadores tão eficientes. As suas presas, normalmente pequenos mamíferos e aves, têm menor capacidade de se aperceber dos perigos durante as horas de crepúsculo, tornando-se alvos mais fáceis para um felino esfomeado. Os mesmos instintos de caça são responsáveis pela boa disposição e vontade de brincar do seu gatinho ou gato adulto, quando está a preparar-se para ir para a cama. A sua natureza crepuscular significa que o seu gato irá correr de um lado para o outro no seu quarto, quando tiver menos vontade que ele o faça: ou seja, bem cedo de manhã e bem tarde à noite. No entanto, alguns gatos domesticados conseguem ajustar as suas rotinas de sono para fazerem coincidir as suas horas acordados com as horas dos seus tutores. Afinal, eles precisam de um humano cooperativo para lhe dar a sua parte de comida, água e horas de brincadeira.
PURINA - quantas horas dormem os gatinhos

Porque é que o seu gato dorme em cima de si?

Já deve ter acordado mais do que uma vez com o seu gato enrolado a dormir profundamente em cima do seu peito. Se está a questionar~se porque dorme o seu gato em cima de si, quando tem uma caminha para gato confortável, aqui estão algumas possíveis razões:

  • O seu gato confia sem si.
  • O seu gato quer manter-se quente.
  • o seu gato sente-se confortável em cima de si.
  • O seu gato sente-se mais seguro quando está perto de si.
  • O seu gato adora-o.
Todos estes motivos combinados tornam-no na companhia perfeita para o seu gato baixar a sua guarda e dormir um sono bom e relaxante.

O seu gato anda a dormir demais?

Pode parecer que o seu gato passa a vida toda a dormir, mas na maioria das vezes isto faz apenas parte dos seus padrões de sono naturais. No entanto, se reparou que o seu gato está a dormir mais do que o habitual (ou a dormir menos), deve levá-lo ao médico veterinário. Apesar de poder estar relacionado com o tempo lá fora, ou simplemente ao seu humor ou disposição, uma mudança na rotina de sono do seu gato pode ser também um sinal de problemas de saúde graves. Anemia, problemas gastrointestinais, depressão ou dor podem tornar o seu gatinho mais letárgico ou provocar a perda de sono.