Compreender o comportamento e a linguagem corporal do seu gato



Explicação do comportamento do gato
Quando compreender as bases do comportamento felino, será capaz de identificar rapidamente como se está a sentir o seu gato. Se procura uma explicação do comportamento do gato, o nosso guia poderá dar-lhe tudo o que necessita para falar a sua língua!
É assim que o seu gato deve ocupar a maioria das suas horas acordado e é uma parte vital da sua linguagem – relaxado, satisfeito e confortável em ambientes familiares. Ele deve parecer satisfeito por ver o mundo a passar.
Pode parecer muito querido e fofo, mas desde o nascimento que o seu gato está projetado para ser um caçador de excelência. Ele pode perseguir e apanhar as presas com facilidade e é capaz de se focalizar 100% no seu alvo. Se o seu gato está concentrado num objeto pequeno e em movimento, ou em algo novo, verificará que a sua linguagem corporal vai mudar à medida que ele for descobrindo qual a melhor abordagem.
É fácil reconhecer um gato feliz, pelo que deve ser capaz de identificar facilmente a sua linguagem. É este o estado em que quer que o seu gato esteja na maioria do tempo e é o estado perfeito para passarem tempo de qualidade juntos.
Os gatos podem ser muito sensíveis, especialmente à mudança. Pode demorar algum tempo até os gatos se ambientarem, após mudanças inesperadas, pelo que aprender a identificar os sintomas de ansiedade num gato pode ajudá-lo a ajudar o seu gato a voltar a um estado descontraído.
Quanto mais cedo reconhecer os sinais da linguagem corporal do seu gato, mais cedo poderá dar-lhe uma palmadinha de conforto, quando ele se aproximar de si para segurança e alguma atenção. Dê ao seu gato 2 a 3 dias para se habituar a alguma grande mudança e a regressar ao seu comportamento normal.
O comportamento ansioso pode ser subtil, mas quando o seu gato está com medo, é fácil perceber. Se ele estiver assustado com alguma coisa, tal como sons altos, ele não se sentirá confortado com uma palmadinha e é provável que nem o seu snack favorito consiga resolver a situação. A sua linguagem corporal dir-lhe-á que ele está com medo e que apenas voltará ao normal quando se sentir seguro. Evite movimentos bruscos quando o tenta acalmar porque ele pode interpretá-los como mais uma ameaça. Em vez disso, se possível, remova o que lhe possa estar a provocar medo e espere que ele se acalme.
Se o seu gato demonstrar estes sinais com frequência, poderá consultar o seu veterinário, que lhe poderá aconselhar um especialista em comportamento.
O seu gato poderá ficar frustrado com uma situação específica de curto prazo (como por exemplo não conseguir alcançar o seu brinquedo favorito) ou poderá ser afetado por uma frustração mais depressiva de longa duração por falta de estímulos, tal como não ser capaz de expressar a sua necessidade de caçar.
Os gatos com uma frustração de longa duração podem ser mal interpretados, pelo que se pensa que o seu gato poderá estar a ser afetado por esta situação, é importante que consulte o seu veterinário, que será capaz de o ajudar a voltar a um estado mais feliz.
Se o seu gato demonstra este comportamento de irritação, deve lidar com ele com muito cuidado. Evite sempre provocar um gato irritado. Não olhe fixamente para ele, não lhe grite, nem faça movimentos bruscos e evite tentar tocar-lhe ou confortá-lo porque ele pode interpretar o seu gesto como uma ameaça adicional e atacar. Em vez disso, recue lentamente, remova quaisquer ameaças se for seguro fazê-lo e dê ao seu gato tempo e espaço para que se possa acalmar.
Se o seu gato demonstra sinais de estar zangado numa base regular, deve procurar ajuda junto do seu veterinário ou especialista em comportamento animal, que o poderão ajudar a compreender a causa de uma linguagem corporal tão negativa.
Quando um gato zangado, assustado ou frustrado se sente confiante que a ameaça já desapareceu, começará a parecer aliviado. Tal como é importante reconhecer quando ele se está a sentir zangado ou assustado, saber quando ele está aliviado é fundamental para o ajudar a voltar ao seu estado normal e relaxado.