14 Curiosidades sobre gatos

20% dos lares em Portugal tem um gato, mas há ainda muito que não sabemos sobre eles. Desde a forma invulgar como caminham, até ao tamanho do gato maior do mundo, apostamos que não conhece todos estes factos!
14 Curiosidades sobre gatos
14 Curiosidades sobre gatos
14 Curiosidades sobre gatos
Os gatos são um enigma, que captou a nossa atenção há milhares de anos! As suas personalidades misteriosas e aparência elegante, tornou-os num animal de companhia muito popular. De acordo com um estudo da GFK, 20% dos lares em Portugal tem um gato. Com tantos gatos à nossa volta, todos sabemos tudo sobre os gatos, certo? Errado! Há muitos factos curiosos sobre gatos, dos quais nunca deve ter ouvido falar, desde o tamanho do maior gato do mundo, até a forma invulgar como caminham. Leia este artigo para saber mais sobre os gatos!

Curiosidades sobre gatos

1. O gato mais antigo do mundo viveu há 9.500 anos

Esta curiosidade fará sucesso no seu próximo jantar! Sabia que originalmente foram os Egipcios que domesticaram o gato? No entanto, em 2004, arqueologistas Franceses, descobriram um túmulo de gato com 9.500, no Chipre. Esta descoberta, tornou este gato no animal de companhia felino mais antigo do mundo e precede a arte Egipcia com gatos em mais de 4.000 anos!

2. Os gatos passam 70% da sua vida a dormir

Se acha que os gatos passam grande parte da sua vida a dormir, está certo! De acordo com o Veterinary Hub, os gatos passam 70% das suas vidas a dormir, o que corresponde a cerca de 13-16 horas por dia. Isto sim é uma vida de gato!
Gatos passam 70% da vida a dormir

3. Um gato foi Mayor de uma cidade do Alasca, durante 20 anos

Um gato malhado de cor laranja chamado Stubbs foi Mayor da cidade de Talkeetna, uma pequena cidade do Alasca, durante 20 anos! Stubbs participou em diversas eleições sem contestação e, apesar de não ter quaisquer poderes legislativos, era adorado tanto por habitantes locais como por turistas.

4. O recorde de gato mais longo de sempre é 1,23 metros

Os gatos domésticos são geralmente bastante pequenos e elegantes, mas sabia que o gato mais comprido do mundo era um Main Coon chamado Stewie e que media 1,23 metros?O recorde de gato mais alto pertence a Arcturus, um gato enorme com 44,66cm de altura!

5. O gato mais rico do ano tinha 12,5 milhões de dólares americanos

O gato mais rico do mundo, de acordo com o Guinness World Records é Blackie. Quando o seu tutor milionário faleceu, recusou reconhecer os membros da sua família como herdeiros e, por isso, deixou a sua fortuna de 12,5 milhões de dólares a Blackie!

6. Os gatos andam como os camelos e as girafas

Alguma vez reparou que os gatos andam como os camelos e as girafas? A sua forma de andar é avançar primeiro com ambas as patas direitas, seguidas das patas esquerdas. Desta forma, movem metade do corpo para a frente de uma só vez. Os camelos e as girafas são os únicos animais, além do gato, que andam desta forma. Não acredita? Veja este vídeo!
Gato a andar

7. Isaac Newton inventou a porta para gatos

O cientista é famoso pela Lei da Gravitação Universal, mas acredita-se também que terá sido também Isaac Newton o inventor das portas para gatos. How Stuff Works escreve que quando Newton estava a trabalhar nas suas experiências na Universidade de Cambridge, estava sempre a ser interrompido pelos seus gatos a arranharem a porta. Para resolver o assunto, chamou um carpinteiro de Cambridge para fazer dois buracos na parede, uma para a gata mãe e outro para os seus gatinhos! Aparentemente, é ainda possível ver estes buracos na universidade.

8. Em 1963, um gato viajou até ao espaço

Se já ouviu falar de macacos e cães no espaço, mas sabia que um gato também embarcou nessa aventura? A 18 de Outubro de 1963, Felicette, também conhecido por "Astrocat" foi o primeiro e único gato a viajar até ao espaço.

9. Os antigos Egipcios rapavam as suas sobrancelhas quando os seus gatos morriam

De acordo com a Ancient History Encyclopedia, Herodotus escreveu em 440AC que quando um animal de companhia morria no Antigo Egipto, os membros da família rapavam as suas sobrancelhas como sinal de luto!

10. Os gatos domésticos partilham 95,6% da sua informação genética com tigres

Este facto sobre os gatos vai surpreendê-lo. Um estudo descobriu que os nossos pequenos gatos domésticos, partilham a 95,6% da sua informação genética com os tigres! Também partilham muito dos seus comportamentos, tais como marcação com cheiro e urina, perseguição de presas e ataque.
Gatos domésticos partilham ADN com tigres

11. Um gato doméstico pode atingir a velocidade de 30mph

Se já viu o seu gatinho a correr pela sala cheio de energia, sabe que os gatos são bastante rápidos e ágeis. No entanto, não vai acreditar neste facto. Os gatos domésticos podem atingir a velocidade de 30mph, o que é tão rápido que lhes permitiria vencer ao Usain Bolt numa corrida de 200 metros.

12. O gato mais velho do mundo viveu 38 anos!

O gatoque viveu mais anos, morreu com 38 anos e 3 dias de idade. Crème Puff nasceu no dia 3 de Agosto de 1967 e viveu até 6 de Agosto de 2005. O seu tutor Jake Perry detinha também o recorde anterior de gato mais velho do mundo com o seu gato Grandpa Rex Allen, que morreu com 34 anos!

13. O recorde para miado mais alto é de 67,8db(A)

O recorde para ronronar de um gato doméstico mais elevado do mundo é atualmente detido por Merlin, um gato preto e branco de Torquays, Reino Unido. O seu ronronar atinge 67,8db(A) e, que corresponde a um volume semelhante ao de um choveiro. A maioria dos gatos ronrona a 25 decibéis.

14. Didga, o gato executa 24 truques em apenas um minuto

Se acha que o seu gato não consegue fazer nenhum truque, ficará surpreendido com esta curiosidade. O maior número de truques executados por um gato, em um minuto, é 24! Didga completou uma série de truques, desde rebolar a saltar por cima e andar de skate! Veja o vídeo aqui.
Esta é a nossa lista de factos curiosos sobre gatos! Se gostou deste artigo, porque não partilhá-lo com alguns amigos? Há algum facto i9nteressante que saiba e que nós não tenhamos mencionado? Ou talvez o seu gato faça alguma coisa interessante e fora do comum? Conte-nos tudo na nossa página de Facebook!