Porque razão gostam os gatos de caixas

Se tem um gato é natural que fique admirado quando lhe compra um brinquedo novo e ele fica mais interessado na caixa do que no brinquedo! Mas por que razão gostam os gatos tanto de caixas?Continue a ler para descobrir.
caixas
caixas

É um facto amplamente conhecido que os gatos adoram caixas. Para eles, nenhum brinquedo no mundo, por mais caro ou sofisticado que seja, se compara a uma simples caixa de cartão! É um fenómeno que intriga a maior parte das famílias, especialmente quando acabaram de comprar uma ótima cama nova ou um apelativo brinquedo e os seus gatos parecem preferir as embalagens em que aqueles vieram.

Neste artigo exploramos as razões pelas quais os gatos gostam de caixas e dizemos-lhe a causa de serem o local de eleição para dormitar ou caçar.

Porque gostam os gatos de caixas?

Existem inúmeras razões para os gatos gostarem de caixas, mas a principal é o facto de serem espaços confinados e delimitados. Os gatos são predadores de emboscadas e ao depararem-se com áreas confinadas onde se podem esconder, perseguir presas e sentir-se seguros e aquecidos, é um comportamento instintivo lá se esconderem. Caixas de cartão confortáveis enquadram-se na perfeição.

felix

As caixas são seguras

Os gatos sentem-se confortáveis e seguros em espaços confinados, sendo por essa razão que adoram passar tempo dentro de caixas de cartão. Utilizam-nas como locais para se esconderem, onde os predadores podem entrar sorrateiramente, de lado ou por detrás. Se o seu gato estiver dentro de uma caixa, qualquer “intruso”, como presas, humanos ou outros animais, têm de o fazer no seu campo de visão, o que significa que nada os pode surpreender.

Os gatos gostam de caixas porque ajudam a reduzir o stress e porque oferecem uma área segura, de onde podem observar sem serem vistos. Isto é ideal para gatos, porque a sua reação a situações de stress é fugirem e esconderem-se. Os gatos não possuem estratégias interiorizadas para resolução de conflitos, portanto preferem fugir dos seus problemas.

A segurança de um espaço privado e confinado é uma outra das possíveis respostas para o seu gosto por caixas.

Ajudam os gatos a adaptarem-se

Um estudo recente conduzido pela Universidade de Utrecht descobriu outro motivo para os gatos gostarem de caixas. O estudo foi realizado com um grupo de gatos e metade das caixas eram-lhes destinadas e a outra metade não. A investigação concluiu que os gatos que tinham caixas ao seu dispor recuperaram mais rapidamente e adaptaram-se ao seu ambiente num tempo mais reduzido. Tal demonstra que as caixas são extraordinariamente benéficas para que os gatos lidem com a mudança! Leiam o nosso guia sobre a ansiedade dos gatos para obter mais dicas sobre como lidar com ela.

felix

As caixas de cartão são um ótimo isolante

Outra razão para os gatos gostarem muito de caixas é elas serem ótimas para o aquecimento! Não só o cartão é um grande isolante, como as caixas providenciam um espaço pequeno que encoraja os gatos a aninharem-se e a relaxar, oferecendo um local confortável e quente. A temperatura ideal para os gatos se sentirem confortáveis é de cerca de 37º C, portanto o calor é muito importante para o seu felino.

Os gatos são curiosos

Os gatos são seres curiosos, por isso não se deveria surpreender se sempre que comprar algo novo eles se apressem a investigar do que se trata. Não só o novo artigo tem um cheiro diferente, como ele vai querer descobrir a sua utilidade. Se comprar um artigo que venha numa caixa, não se admire se o seu gato andar à volta a tentar ver de que se trata!

São um excelente sítio para dormir

Mais uma razão para os gatos gostarem de caixas é elas serem um ótimo sítio para dormir. Os gatos passam mais de 18 horas diárias a dormir, por isso, encontrar o um local certo é fundamental. Onde poderá ver apenas uma simples caixa de cartão, o seu gato verá uma caverna segura e luxuosa que promete calor e proteção. Recomendamos-lhe ter uma caixa na sua casa para oferecer ao seu gato um local seguro para onde se escapar.

A textura é fundamental

Outra das razões para os gatos gostarem de caixas é a sua textura. A caixa de cartão oferece uma textura perfeita para o gato morder e arranhar, além de serem um grande divertimento. Algumas famílias referem que os seus gatos adoram as caixas apenas para morderem e mastigarem e em breve reduzi-las em pedaços. Para o seu gato uma velha caixa é um brinquedo interessante e divertido que o pode entreter dias a fio.

As caixas não são apenas para gatos domésticos

Pode ficar surpreendido ao saber que os gatos selvagens partilham muitas das características do seu animal de companhia. Quando os gatos a viverem em reservas selvagens e jardins zoológicos foram presenteados com caixas de cartão, divertiram-se tanto quanto o seu gato doméstico! Foram vistos a saltar para dentro e para fora delas ou a sentar-se nelas com grande prazer.

Há tantas razões para os gatos pensarem quão irresistíveis são as caixas, mas a principal é serem espaços confinados.

Conheça também a Caixa Felix e surpreenda-o com novas traquinices.