É comum dizer-se que os cães são mais afetuosos do que os gatos, mas isso não é necessariamente verdade. É verdade que os cães têm formas mais explícitas de demonstrar o seu afeto, com uma linguagem corporal bem pronunciada e uma língua grande e desajeitada para beijinhos. Isto pode, injustamente, fazer parecer que eles gostam mais dos seus tutores do que os seus amigos felinos.
No entanto, apesar de um gato não abanar a cauda (exceto se estiver zangado), isso não significa que ele não sinta amor! Os gatos têm formas mais subtis de demonstrar o seu afeto e, não é por serem tendencialmente mais discretos, que a ligação que estabelecem com a sua família seja menos forte.
Saiba mais sobre como os gatos demonstram o seu afeto com esta nossa compilação dos gestos de gatos. Temos a certeza, que irá ronronar de felicidade!
Como é que os gatos demonstram afeto?
Deve ter reparado que o seu gato tem mais tendência para passear pela casa, quando está com ele. Ele pode relaxar numa parte diferente da casa ou simplesmente vaguear pelos diferentes quartos. Alguns tutores assumem isto como um sinal de desinteresse e pensam que o seu gato não quer saber se estão juntos em casa ou se fica sozinho.
Mas nada poderia estar mais longe da verdade! Os gatos têm mais tendência para explorar e interagir com o seu ambiente, quando se sentem tranquilos e confortáveis na presença de uma pessoa. Por isso, se o seu gato está sempre a andar, quando está com ele, considere esse comportamento como um sinal subtil de ele lhe demonstrar afeto! A mensagem aqui é que ele se sente confortável na sua presença.
Linguagem corporal
A linguagem corporal e, mais especificamente, a linguagem da cauda, é muito importante quando avaliamos a forma como os gatos demonstram afeto.
Pode tirar muita informação da forma como um gato tem a cauda. Frequentemente, ao demonstrarem afeto, os gatos usam o seu corpo e a sua cauda como forma de expressão. Às vezes, passando no meio das suas pernas ou simplesmente sentando-se perto de si o suficiente para que a cauda lhe toque quando a abana. Uma posição de cauda que indica um gato muito feliz é a cauda levantada, com uma ligeira curva no topo, o que significa que ele está feliz por estar consigo!
Da mesma forma, se um gato se sente confortável o suficiente para oferecer a sua barriga para receber festas, este é o principal sinal de confiança e afeto.