Your Pet, Our Passion.
cão Sussex Spaniel

Sussex Spaniel

O Sussex Spaniel é um cão de porte médio, com uma constituição pesada e robusta, com pernas curtas e fortes. Tem uma cabeça bastante grande e uma expressão carrancuda e inquisitiva. A pelagem curta e abundante tem uma cor muito atraente: cor intensa de fígado dourado, passando a tons de ouro nas pontas do pelo. Os cães adultos medem 38-41cm e pesam aproximadamente 23kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos com alguma experiência
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios exigentes onde gaste muita energia
  • Gosta de dar passeios de uma a duas horas por dia
  • Cão médio
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • É indiferente
  • Cão conversador e vocal
  • Não é um cão de guarda
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Estes cães alegres e adaptáveis podem ser muito descontraídos, no entanto é essencial uma socialização regular com crianças, cães, carros, etc., até amadurecerem. Possuem um forte instinto para a caça, sendo esta a atividade predileta destes cães. Por isso e para evitar problemas no exterior, é essecial incutir a disciplina desde a sua idade precoce. Investir na sua educação é fundamental para ter um companheiro feliz e fiel.

A raça canina Sussex Spaniel surgiu no início do século XIX, através de cruzamentos entre spaniels que atuam em terra, graças ao empenho e entusiasmo do senhor Fuller, um latifundiário de Sussex, dono de várias raças de spaniel, incluindo o Sussex Spaniel. Ele recrutou-os para trabalhar e foi dono da raça durante 50 anos até à década de 1850. O advento da Segunda Guerra Mundial quase levou à extinção do Sussex Spaniel e presume-se que após a guerra só existiam 5 exemplares desta raça. Felizmente, a extinção completa não se concretizou apenas por conta de outro abnegado apaixonado por esses bichinhos de pernas curtas, propiciando cruzamentos para aumentar o saldo de cachorros, apesar de atualmente ainda serem poucos.

Tal como sucede em várias raças, o Sussex Spaniel é geralmente uma raça relativamente robusta, porém pode sofrer de displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade) e ter problemas no disco intervertebral. São também suscetíveis a infeções auditivas.

Os Sussex Spaniels não devem ser exercitados em demasia enquanto muito jovens. Esta raça necessita de uma ocupação para evitar a monotonia. Os verdadeiros cães de campo adultos necessitam de mais de duas horas de exercício por dia.

A dieta do seu cão necessita de ter um bom equilíbrio entre os principais grupos nutricionais, incluindo um fornecimento constante de água limpa. Verifique regularmente o seu estado físico para garantir que o seu cão está saudável e lembre-se de o alimentar duas vezes por dia, e em conformidade com as orientações da sua alimentação específica. Esta raça é suscetível a ter problemas de estômago e sensação de gás abdominal; refeições mais pequenas e mais frequentes podem ajudar a minimizar este risco.

Recomenda-se escová-lo várias vezes por semana. Verifique as suas orelhas regulamente e elimine qualquer corpo estranho existente. Aparar o pelo excessivo entre as almofadas plantares e verificar a existência de sementes de ervas entre as unhas.

Algumas das raças mais atraentes e populares advêm deste grupo, uma vez que a sua natureza descontraída, brincalhona e altamente social fazem dele um cão de família ideal. Através de um treino acompanhado de uma recompensa alimentar depressa desfrutarão da companhia de todos os membros da família, inclusivamente do gato. Os cães de caça foram criados para trabalhar o dia inteiro e sob qualquer condição climatérica, daí necessitarem de uma família ativa e resistente que lhes dê os incentivos físicos e mentais que necessitam.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.