Your Pet, Our Passion.

Spaniel Japonês (Chin)

O Spaniel Japonês é um cão miniatura delicado que, em adulto, pesa 2-3kg e mede 20-27cm. Com uma aparência aristocrática e elegante, tem uma pelagem abundante, comprida, lisa, suave e acetinada. A pelagem pode ser preta e branca, ou vermelha e branca.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos inexperientes
  • Necessidades de treino básicas
  • Gosta de passeios tranquilos
  • Gosta de dar passeios de meia hora por dia
  • Cão muito pequeno
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • É indiferente
  • Cão pouco vocal
  • Não é um cão de guarda
  • Cão perfeito para viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

Criado durante séculos para ser cão de companhia, o Spaniel Japonês é um cão pequeno feliz, gentil e carinhoso que gosta da companhia dos donos e detesta ficar sozinho por longos períodos de tempo. Gosta de conviver com crianças, mas o seu tamanho adequa-se mais a um lar com crianças mais velhas para evitar circunstâncias acidentais.

História e Origem

País de Origem: Japão

Presume-se que a antiga raça canina Spaniel Japonês é oriunda da China, provavelmente chegando ao Japão como uma oferta ao Imperador vindo da corte real chinesa. Como cães de companhia, foram reproduzidos em tamanho pequeno para caberem nas mangas dos kimonos das damas aristocratas e da socidade nobreza. Alguns cães foram oferecidos como prendas a embaixadores régios, e os marinheiros portugueses introduziram eventualmente alguns Spaniels Japoneses na Europa durante o século XVII, mas quando começaram a ser vistos entre meados a finais do século XIX, rapidamente se tornaram muito procurados.

O formato achatado do seu focinho é propenso a dificuldades respiratórias. Assim, é fundamental evitar o esgotamento e o sobreaquecimento. Tal como sucede em várias raças pequenas, as rótulas podem sair temporariamente do seu lugar (luxação patelar).

Devido ao seu tamanho, o Spaniel Japonês não necessita de muito exercício diário – é suficiente cerca de meia hora por dia. Não o passeie em dias muito quentes pois poderá ter dificuldades em respirar devido ao seu focinho achatado. Experimente passeá-lo de manhã cedo e à tardinha.

Os cães de raça miniatura têm um metabolismo muito elevado, o que quer dizer que queimam rapidamente a sua energia. Cães com um estômago relativamente pequeno devem comer pouco e frequentemente. A ração para raças pequenas é concebida especificamente com nutrientes necessários para satisfazer o seu nível de energia, dotados de croquetes com uma forma, um tamanho e uma textura perfeitos para uma preensão fácil e uma mastigação adequada, melhorando desta forma a sua digestão.

A pelagem comprida do Spaniel Japonês necessita de ser escovada duas a três vezes por semana para se manter isenta de riças. Limpe os cantos dos olhos, passando, se necessário, um pedaço de algodão húmido. Curiosamente, a palavra "Chin" significa "semelhante a um gato" e estes cães limpam o seu focinho da mesma forma como os  felinos o fazem.

Apesar de ser a raça mais pequena, estes cães são ativos, companheiros divertidos e sentem grande prazer em estar com os seus donos em casa. São frequentemente muito ligados aos seus donos, apreciam todos os confortos caseiros e podem ser bons pequenos cães de guarda, mas ainda assim necessitam de exercício regular fora de casa para permanecerem em forma, dinâmicos e saudáveis. Muitos destacam-se no treino e normalmente adoram brincar.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.