Your Pet, Our Passion.

Komondor/Pastor da Hungria

O grande e poderoso Pastor da Hungria tem uma pelagem branca muito distinta. Os machos adultos medem, em média, 80cm e pesam 50-61kg e as fêmeas adultas medem, em média, 70cm e pesam 36-50kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos experientes
  • Necessário muito treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma hora por dia
  • Cão grande
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • Raça hipoalergénica
  • Cão conversador e vocal
  • Cão de guarda. Ladra, alerta para situações de perigo e protege fisicamente se necessário.
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

Sendo um cão de guarda, o Komondor não é uma raça para todos e deve ponderar-se cuidadosamente antes adquirir um. Não confia em estranhos, é dedicado à sua família e um incorruptível guardião. É importante uma socialização precoce e um tratamento especial ao longo da sua vida.

História e Origem

País de Origem: Hungria

O Komondor é uma raça antiga conhecida na sua terra natal da Hungria há milhares de anos. Chegou à Hungria com os Magiares nómadas onde guardava os rebanhos, e pode ser descendente do grande Ovtcharka, outro protetor de rebanhos, da região do Cáucaso no sudoeste da Rússia. A pelagem distinta encordoada oferecia proteção não apenas contra o clima adverso, mas também contra os predadores mais ferozes, inclusivamente os lobos.

O Komondor é geralmente uma raça bastante saudável, robusta e sem grandes problemas de saúde reconhecidos a nível de raça.

Esta raça requer cerca de uma hora de exercício diário. As vedações do seu jardim deverão ser seguras uma vez que ele passará a maior parte do seu tempo a patrulhar o perímetro.

As raças caninas de porte grande, para além de terem muito apetite, carecem de um equilíbrio nutricional incluindo minerais e vitaminas, quando comparado com raças de cães mais pequenas. Os Komondors são suscetíveis a terem problemas de estômago e sensação de gás abdominal; refeições mais pequenas e mais frequentes podem ajudar a minimizar este risco.

A pelagem exterior é grosseira e o subpelo macio. Ambas as pelagens reunem-se para formar cordões que acabarão por chegar ao chão se não forem aparadas regularmente. Após cada passeio, verifique se a sua pelagem está isenta de corpos estranhos e remova-os para manter o seu pelo limpo. Nunca escove a pelagem. Para manter os cordões deverá separar manualmente os novos pelos a partir da pele - faça-o de dois em dois meses. Solicite demonstração junto do lugar onde adquiriu o seu cão. O tratamento dos cordões é uma tarefa morosa e nunca deve ser negligenciada para evitar a formação de riças complexas.

É um grupo robusto de cães grandes (por vezes gigante!) cuja natureza descontraída e relaxada não revela a sua vigilância constante. Sendo cães, em larga medida independentes, que muitas vezes não mostram interesse em jogos ou em treinos, estes cães apreciam estar sentados e a ver o mundo a passar independentemente do que se passa e gostam ocasionalmente de passeios bastante longos, mas também se sentem felizes a dormitar perto da família com um olho sempre aberto para a proteger.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.