Your Pet, Our Passion.

Puli Húngaro

O Puli Húngaro é facilmente reconhecido pela sua pelagem característica – cordões compridos, chegando por vezes ao chão. Pode ser preto, preto ferrugem, branco ou várias tonalidades de alperce e cinza. Debaixo do seu manto encontra um cão muscoloso e robusto. Os machos adultos medem 40-44cm e pesam 13-15kg; as fêmeas adultas medem 37-41cm e pesam 10-13kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos experientes
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma hora por dia
  • Cão médio
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • Raça hipoalergénica
  • Cão conversador e vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

Alegres e animados, os Pulis têm tendência para se ligarem a um membro da família. São amistosos, mas alertam o seu dono quando estranhos se aproximam e são reservados com estranhos. Podem ser teimosos, mas aprendem com facilidade.

História e Origem

Os Magiares, uma das várias tribos hunas nómadas que migraram para a Europa Oriental, trouxeram os Pulis para a sua terra natal no século IX. Estes cães foram utilizados para pastorear e para proteger os rebanhos. Ao longo dos anos, foram reproduzidos pela sua capacidade de trabalhar e rapidamente se estabeleceram noutros países. Atualmente, estes cães adaptaram-se a viver na cidade, assim como a trabalhar e a viver no campo.

O Puli Húngaro é uma raça relativamente saudável e robusta. Porém, tal como sucede em várias raças, é propenso a patologias oftalmológicas hereditárias e à displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). Recomenda-se fazer testes oculares e o despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução.

Enérgicos por natureza, a raça Puli necessita de uma quantidade considerável de exercício – no mínimo uma hora por dia para um adulto, de preferência mais. Se pretender ver o seu cão mais feliz, deixe-o correr e brincar ao ar livre.

A dieta do seu cão exige um bom equilíbrio entre os principais grupos nutricionais, incluindo um fornecimento constante de água limpa. Verifique regularmente o seu estado físico para garantir que o seu cão está saudável e lembre-se de o alimentar, no mínimo, duas vezes por dia e em conformidade com as orientações da sua alimentação específica.

Esta raça necessita de mais de 3 anos para alcançar a sua pelagem distinta, no entanto os cuidados com a pelagem junvenil não deverão ser ignorados. Se não lhe agradar a aparência distinta da sua pelagem, poderá tosquiá-la. Se pretende ver o seu cão em exposições, então não o tosquie. Os Pulis, em geral, não têm queda de pelo, mas a sua pelagem atrai sujidade e outros corpos estranhos. Dê-lhe banho apenas no verão, uma vez que a sua pelagem poderá levar dias a secar totalmente!

O "Einstein" do mundo canino. Estes cães são ativos, aprendem facilmente e são resistentes ao cansaço, até mais que uma pessoa saudável. Apreciam todos os treinos, jogos e desportos caninos com recompensas e, como tal, precisam de um dono que consiga acompanhar a sua necessidade infindável de treino físico e desafios mentais. Formam laços fortes com os seus donos e são os companheiros perfeitos para uma família enérgica e dedicada, capaz de lhes fornecer o estilo de vida que precisam e, ideal seria dar-lhes tarefas regulares semelhantes às tarefas de pastoreio que os tornou nos cães que são.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.