Your Pet, Our Passion.

King Charles Spaniel

Um cão compacto com um aspeto nobre, o King Charles Spaniel tem uma constituição pequena e robusta e uma pelagem comprida e acetinada que pode ser lisa ou ligeiramente ondulada. A pelagem surge em preto e castanho; tricolor (preto, branco e castanho); Blenheim (branco com vermelho); e rubi. Os cães adultos medem aproximadamente 30-33cm e pesam 3,6-6,3kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos inexperientes
  • Necessidades de treino básicas
  • Gosta de passeios tranquilos
  • Gosta de dar passeios de uma hora por dia
  • Cão Pequeno
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • É indiferente
  • Cão conversador e vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Cão perfeito para viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

Gentil, feliz e carinhoso, o King Charles Spaniel é um cão de companhia gratificante. Pode ser desconfiado com desconhecidos, mas é muito amistoso com amigos e família. Dá-se bem com outros cães e animais de estimação e gosta de conviver tanto com pessoas mais novas como mais velhas, porém as crianças devem ter cuidado uma vez que o seu tamanho torna-o vulnerável a lesões acidentais.

História e Origem

Criado a partir de cães de caça de trabalho, o Spaniel Miniatura foi miniaturizado para ser o cão de companhia das damas aristocráticas e é a partir desta raça secular antiga que o King Charles Spaniel descende. Estes cães foram cruzados com raças miniaturas orientais, como o Pug e o Spaniel Japonês, com uns olhos grandes, um crânio em forma de abóboda e um focinho achatado, características peculiares dos cães miniaturas no Extremo Oriente. O seu adeto mais conhecido é, obviamente, o Rei Carlos II, como o próprio nome sugere.

Há relatos de siringomielia, uma patologia neurológica dolorosa e grave em alguns King Charles Spaniels. Tal como sucede em muitas raças pequenas, a(s) rótula(s) do King Charles Spaniel poderá(ão) sair temporariamente do sítio e os cães com focinho achatado poderão ter dificuldades em respirar.

Uma raça pequena, o King Charles não necessita de muito exercício e contenta-se com meia hora de passeio diário, apesar de estar disposto a aceitar mais. Gosta de brincar com os seus donos, sendo cães inteligentes que também apreciam treinar.

Os cães de raça miniatura têm um metabolismo muito elevado, o que quer dizer que queimam rapidamente a sua energia. Cães com um estômago relativamente pequeno devem comer pouco e frequentemente. A ração para raças pequenas é concebida especificamente com nutrientes necessários para satisfazer o seu nível de energia, dotados de croquetes com uma forma, um tamanho e uma textura perfeitos para uma preensão fácil e uma mastigação adequada, melhorando desta forma a sua digestão.

A pelagem acetinada de comprimento médio/grande deverá ser escovada duas a três vezes por semana, dando especial atenção à plumagem (pelo mais comprido) nas orelhas, patas e cauda, para evitar a formação de riças.

Apesar de ser a raça mais pequena, estes cães são ativos, companheiros divertidos e sentem grande prazer em estar com os seus donos em casa. São frequentemente muito ligados aos seus donos, apreciam todos os confortos caseiros e podem ser bons pequenos cães de guarda, mas ainda assim necessitam de exercício regular fora de casa para permanecerem em forma, dinâmicos e saudáveis. Muitos destacam-se no treino e normalmente adoram brincar.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.