Your Pet, Our Passion.

Bearded Collie

Esguio e ativo, o Bearded Collie é um cão de porte médio com uma pelagem comprida, áspera e desgrenhada a cair para as suas partes laterais e pode ser preto, azul, castanho avermelhado, cinza ardósia, todas as tonalidades de cinza, castanho e cor de areia com ou sem manchas brancas. A medida ideal destes cães é entre 53-56cm e das fêmeas 51-53cm. Pesam entre 18-28kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos com alguma experiência
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios exigentes onde gaste muita energia
  • Gosta de dar passeios de mais de duas horas por dia
  • Cão médio
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo diária
  • É indiferente
  • Cão conversador e vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Cão perfeito para viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

É uma raça que possui uma postura alerta, ávida por aprender e gosta de conviver com pessoas. São cães meigos que adoram ser incluídos em todos os aspetos da vida familiar e mostram tolerância com outros cães e animais de estimação domésticos. Os estranhos são cumprimentados com muitos latidos excitados, mas costumam ser calorosamente recebidos.

História e Origem

País de Origem: Escócia

O "Beardie" foi desenvolvido na Escócia a partir de cães pastores nativos, nomeadamente o Bobtail, com uma mistura de genes do Pastor Polaco das Planícies e do Pastor da Hungria (komondor). Inicialmente é suposto ter havido duas versões distintas da raça Bearded Collie – um cão pastoreio mais pequeno e com estrutura mais leve da região das Terras Altas, e um cão pastoreio mais pesado para conduzir o gado, possuindo uma pelagem preta uniforme das Terras Baixas. Crê-se que a raça Bearded Collie atual é fruto do cruzamento destas duas versões de cães pastores. O "Collie" é um termo escocês para cão pastor.

Tal como sucede em várias raças, o Bearded Collie pode sofrer de displasia coxofemoral e do cotovelo (patologias degenerativas nas articulações que podem ser dolorosas e levar a problemas de mobilidade) e é propenso a patologias oftalmológicas hereditárias. Assim, recomenda-se fazer testes oculares e despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução.

O Bearded Collie é uma raça ativa que necessita de, no mínimo, uma hora de exercício por dia. Os Beardies adoram todos os tipos de brincadeiras, e dão-se bem nas provas de agilidade, obediência e até de rastreio.

A dieta do seu cão exige um bom equilíbrio entre os principais grupos nutricionais, incluindo um fornecimento constante de água limpa. Verifique regularmente o seu estado físico para garantir que o seu cão está saudável e lembre-se de o alimentar, no mínimo, duas vezes por dia e em conformidade com as orientações da sua alimentação específica.

Os cuidados a ter com esta raça são extensos. Recomendando-se que a pelagem seja escovada todos os dias. É muito importante levantar a pelagem e escová-la até à pele. Escovar apenas a pelagem superficial é inútil e origina a formação de nós, a menos que cada camada seja cuidadosamente escovada, de preferência com uma escova de cerdas metálicas. Os Beardies têm queda de pelo, contudo, um cuidado adequado mitiga a perda de pelo.

O "Einstein" do mundo canino. Estes cães são ativos, aprendem facilmente e são resistentes ao cansaço, até mais que uma pessoa saudável. Apreciam todos os treinos, jogos e desportos caninos com recompensas e, como tal, precisam de um dono que consiga acompanhar a sua necessidade infindável de treino físico e desafios mentais. Formam laços fortes com os seus donos e são os companheiros perfeitos para uma família enérgica e dedicada, capaz de lhes fornecer o estilo de vida que precisam e, ideal seria dar-lhes tarefas regulares semelhantes às tarefas de pastoreio que os tornou nos cães que são.   

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.