Cuidar dos cães de raça pequena

Cuidados de higiene

Como manter o seu cão pequeno saudável e em forma com conselhos práticos de higiene diária
Grande parte do charme dos cães pequenos reside na sua beleza e no seu tamanho fácil de abraçar. No entanto, apesar de os cães de raça pequena não terem tanta probabilidade de estarem sempre prontos para se rebolar nas poças de lama (como os cães de raça grande), muitos adoram brincar no exterior. Para manter o seu cão limpo, saudável e pronto para receber mimos e festas, é essencial estabelecer uma rotina de higiene regular.
"Os cuidados de higiene do seu cão não se limitam a manter o pelo limpo e aparado, pode também ser conveniente inspecionar as orelhas, os olhos, os dentes e as unhas"

Higiene e cuidados com o pelo

Os cuidados de higiene do seu cão pequeno não se limitam a manter o pelo limpo e bem aparado. Durante uma sessão de higiene completa, pode também ser conveniente inspecionar as orelhas e os olhos, escovar os dentes e cortar as unhas, por isso, é preferível recorrer a um profissional. O momento de grooming é a oportunidade perfeita para o groomer (a pessoa responsável pela higiene) verificar se o seu cão tem parasitas (como pulgas e carraças) e identificar possíveis áreas de pele seca a escamar.

Escolher o groomer

Os groomers profissionais sugerem que a primeira sessão de higiene seja efetuada após a segunda vacinação do seu cachorro de raça pequena, em especial se for de uma raça que exija cortes do pelo regulares no futuro. Posteriormente, pode marcar uma sessão completa de higiene e cuidados a cada seis ou oito semanas, para que o seu cão se habitue rapidamente a essa rotina. Dê banho ao seu cão pequeno na noite anterior para diminuir as áreas de pelo acamado e, antes de sair para a sessão, leve-o a dar um passeio.

Image
Image
"Os cuidados de higiene do seu cão não se limitam a manter o pelo limpo e aparado, pode também ser conveniente inspecionar as orelhas, os olhos, os dentes e as unhas"

A hora da escovagem é boa para criar laços ime

A escovagem regular é a oportunidade ideal para fortalecer os laços com o seu cão de raça pequena. Escove ou penteie diariamente os cães de pelo longo (como o Shih Tzu) e, uma vez por semana, os cães de pelo médio (como o Cavalier King Charles Spaniel). As raças de pelo curto (como o Buldogue Francês) podem ser escovadas uma vez por mês com uma luva de borracha. Escove suavemente na direção do crescimento do pelo e, se achar que está a aplicar demasiada pressão, recorra a uma escova para cachorros porque tem cerdas muito macias, ideais para a pele sensível.

Conhecer a sua raça

Saber a finalidade original da raça do seu cão pode ajudá-lo a compreender o porquê do seu pelo curto, macio ou encaracolado. Por exemplo, o Jack Russell terrier foi criado para correr pelos campos e escavar na terra, por isso tem o pelo curto e áspero. Obter mais informações sobre a raça do seu cão e o nível de atividade previsto também ajuda a perceber como o pelo deve ser mantido e cortado.

Tornar fácil a hora do banho!

A maioria dos cães de raça pequena apenas precisa de um banho por mês, com água morna. Pode utilizar um champô suave para cães e amaciador para o pelo ficar mais macio. Os champôs específicos para pelo branco avivam a cor e o brilho de raças como o Bichon Frisê.

Mimos extra

Para manter o pelo do seu cão de raça pequena macio e brilhante, pode recorrer a um spray para desembaraçar e facilitar a escovagem, entre as sessões completas de grooming. No inverno, evite que ele fique com as almofadas das patas secas e gretadas massajando-as com cera hidratante. Nos dias de sol, proteja o nariz e as pontas das orelhas com um protetor solar específico.

O alimento certo para o seu cão de raça pequena
Manter o seu cão de raça pequena feliz e saudável
O seu cão de raça pequena é um companheiro sem igual, cheio de energia, divertido e curioso. Apesar da sua grande personalidade, é mais pequeno que os outros cães e, portanto, tem necessidades diferentes.
Descubra a gama