Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Saiba mais sobre a companhia por detrás de PURINA Friskies®
Purina

Escolher um cachorro

Escolher um cachorro

Cada cachorro é especial à sua maneira, mas há muitas formas de se certificar de que escolhe o cachorro perfeito para si.

Cada cachorro é especial à sua maneira, mas há muitas formas de se certificar de que escolhe o cachorro perfeito para si.

Qual a raça mais adequada a si e ao seu ambiente?

Será que deve acolher um cachorro que precisa de um lar ou, por outro lado, deve escolher um cão de um criador conceituado?

Descubra a resposta a esta questão e muito mais selecionando a secção abaixo.

Escolher uma opção

Questões a considerar

Quando se trata de escolher o novo animal de estimação da família, primeiro decida se prefere adquirir um cachorro a um criador acreditado ou dar uma segunda oportunidade de ter uma família carinhosa a um animal mais velho, visitando uma organização de realojamento.

Discutiram em família e tomaram a decisão de se tornarem donos de um cão. Chegou a altura de escolher o animal de estimação, mas por onde começar?

Escolher o novo amigo da família num centro de realojamento conceituado pode ser uma experiência incrivelmente gratificante. A oportunidade de amar um cão que pode ter sido maltratado anteriormente e vê-lo crescer cheio de confiança e vitalidade é realmente um privilégio para toda a família.

Contudo, a procura por cachorros nesses centros pode ser muito elevada, e caso decida acolher um cão mais velho no seu lar, certifique-se de que passa tempo com o pessoal do centro de realojamento para garantir que recebe um animal que se adapta a si e à família. Escolher um cachorro de um criador registado pode ser uma opção mais fácil, mas assegure que faz pesquisa antecipadamente e que apenas seleciona criadores com boa reputação, que sejam parte de um regime acreditado.

Cães e cadelas têm feitios e personalidades muito diferentes. Quando se trata de escolher o sexo do cão da sua família, pense em qual se adaptará melhor à sua dinâmica familiar.

Escolher o sexo do seu animal de estimação é uma decisão a ser debatida e tomada em família. Alguns donos afirmam que os cães machos são mais independentes do que as cadelas e existem algumas constatações que sugerem que os machos podem ser mais difíceis de treinar (tal pode ser particularmente evidente com raças de cães de guarda).

As cadelas, por outro lado, podem ser mais carinhosas (ainda que haja quem insista que elas são muito mais reservadas e alheadas do que os homólogos masculinos). De facto, os cães castrados de ambos os sexos podem apresentar problemas, assim, para aconselhamento ou informação adicionais, deve consultar um veterinário ou um especialista de comportamento animal antes de tomar a decisão final.

Quer esteja à procura de um cão de raça pura ou de um rafeiro arraçado alegre para fazer parte do seu lar de família, lembre-se que diferentes tipos de cão exigem diferentes níveis de cuidados. E tomar a decisão certa é importante para ambas as partes.

Há cães de todas as formas e tamanhos, desde gigantes meigos e atenciosos como o cão da montanha de Berna, até ao entusiasmo de um Jack Russel, e todos têm os seus caracteres e temperamentos. Quer esteja à procura de um orgulhoso animal de raça pura ou de um animado rafeiro arraçado, cães diferentes exigem níveis variados de cuidados e atenção; tomar a decisão certa é importante para ambas as partes.

O cão será uma parte integrante muito amada e importante da sua vida familiar por uma década ou mais, por isso dedique algum tempo a pesquisar adequadamente antes de se decidir pelo animal perfeito para a sua família. Escolher para o lar um animal puro sangue ou pedigree pode ser a opção mais previsível.

Ao escolher uma raça específica pode ter estar certo sobre o tamanho que o animal irá atingir e até o carácter que irá desenvolver. No entanto, fique de sobreaviso, alguns animais de pedigree podem ser mais suscetíveis a doenças hereditárias. Por outro lado, os animais de raça mista são únicos e alegres, e o facto de não ter a certeza de como serão quando crescerem faz parte da emoção de conhecer o seu novo animal de estimação.

Leais, inteligentes e dedicados, os cães são animais de estimação maravilhosos para a família e excelentes companheiros de brincadeiras para as crianças. Decidir trazer um cachorro para o seu lar é uma decisão importante. Aqui ficam alguns aspetos que poderá ser útil ter em conta.

Os cães são animais de estimação maravilhosos para a família. Leais, inteligentes e extremamente dedicados, são os melhores amigos que os seus filhos irão crescer a amar, bem como companhias constantes que lhes dão as boas vindas a casa, dia após dia, com um abraço desajeitado e uma cauda a abanar ansiosamente.

Contudo, os cães não são apenas uma companhia muito divertida, já que o amor incondicional que nutrem pela família acrescenta afeto a qualquer lar. Não irá demorar muito tempo até que já não consiga imaginar a sua família sem eles. Basta pensar naqueles longos passeios em família, plenos de aventura, atravessando dunas de areia para ir chapinhar alegremente no mar. Não admira que os donos de cães sejam muitas vezes mais felizes e saudáveis do que as pessoas que não têm animais de estimação.