Esterilização do seu cão – Perguntas Frequentes




Castrar ou esterilizar um cão é uma operação comum de rotina, onde os órgãos reprodutores do seu cão são removidos. Nos machos envolve a remoção dos testículos e nas fêmeas a remoção dos ovários e algumas vezes também do útero.
A operação para castrar ou esterilizar o seu cão é uma intervenção de rotina e o seu pet receberá anestesia para assegurar que não sente qualquer dor, durante o procedimento.
Após a operação, o seu veterinário administrará ao seu cão medicação para aliviar as dores e minimizar qualquer desconforto pós-cirúrgico. Também lhe fornecerá um anti-inflamatório e medicação para as dores para lhe administrar em casa, como parte do cuidado pós-operatório.
Como a operação é normalmente menos invasiva para os machos, eles poderão necessitar de medicação apenas para o dia após a cirurgia. As fêmeas necessitarão de medicação para cerca de 3 dias após a operação, para uma recuperação rápida e com o mínimo de dor possível.
Há vários benefícios que o seu cão pode usufruir da esterilização, que incluem redução do risco de doença e melhor comportamento – os benefícios desta intervenção dependem do sexo.
O seu cão ou cadela deve atingir a sua maturidade sexual aos 6 – 7 meses de idade, mas isto pode variar em função da sua raça. Para evitar uma gravidez indesejada, é melhor esterilizar o seu cão/sua cadela antes de ele/ela atingir esta idade.
Alguns veterinários preferem permitir que as cadelas tenham o seu primeiro cio, antes da esterilização. Isto pode ser complicado porque os cães só podem ser esterilizados 3 meses após o final do seu cio, o que exige uma cuidadosa monitorização.
Os benefícios da esterilização para a saúde do seu cão, diminuem à medida que ele vai envelhecendo, pelo que o melhor é esterilizá-lo o mais cedo possível.
Para esterilizar o seu cão, faça uma marcação no seu veterinário. Pode ser-lhe solicitado que faça um checkup pré-anestesia, antes da intervenção cirúrgica.
O seu veterinário irá pedir-lhe que não alimente o seu cão na noite anterior à anestesia. Mantenha a água disponível, como habitualmente, mas retire-a na manhã da esterilização para garantir que ele não bebe nada antes da cirurgia.
Ser-lhe-á pedido que deixe o seu cão no veterinário de manhã e que o vá buscar mais tarde no mesmo dia.
O seu cão ficará um pouco sonolento após a operação, mas deve voltar à sua energia e excitação habitual, muito rapidamente. Como a operação varia em função do género, também o processo de recuperação varia. Há algumas coisas que pode fazer para ajudar o seu companheiro a recuperar rapidamente.
- O seu veterinário irá marcar um check-up 3 e 10 dias, após a cirurgia do seu cão, para monitorizar a sua recuperação.
- O seu cão pode ir à rua no dia a seguir à esterilização, mas passeie-o com trela até ficar totalmente recuperado e após o seu check-up ao 10º dia de recuperação.
- Para evitar que lambam ou cocem a ferida, os cães têm que utilizar um colar isabelino, até 10 dias após a sua esterilização. Se o seu cão ficar aborrecido, utilizar uma t-shirt poderá deixá-lo mais confortável.
- A esterilização da cadela implica uma grande incisão. Verifique a ferida com regularidade para assegurar que está a cicatrizar e contacte o seu médico veterinário se verificar que está a piorar de alguma forma.
- Para evitar que lambam ou cocem a ferida, as cadelas têm que utilizar um colar isabelino. Pode vestir-lhe uma t-shirt se o colar for demasiado desconfortável para ela.
- Para proteger os pontos e permitir a cicatrização, evite que a sua cadela salte e utilize sempre a trela até ela receber alta do seu veterinário na consulta do 10º dia.
Há vários inconvenientes de não esterilizar um cão, que podem variar em função do género. Deve analisar estes pontos cuidadosamente, antes de decidir não esterilizar o seu cão.
Com frequência as cadelas não demonstram sintomas físicos evidentes até estarem já com uma gravidez bastante avançada. Pode ler mais sobre os sinais de gravidez na nossa página Identificar os Sinais de Gravidez.
Se pensa que a sua cadela está grávida, fale com o seu veterinário, que será capaz de confirmar esta situação.
A decisão de esterilizar ou não é da sua total responsabilidade, baseado no que é melhor para si e para o seu cão. Se tiver questões adicionais sobre esterilizar o seu cão, fale com o seu veterinário.