5 Benefícios de cães e crianças crescerem juntos

A maioria das crianças adora cães. Eles são queridos, fofinhos e muito amigáveis. Mas sabia que crescer com um cão pode ter um benefício real para o desenvolvimento físico e psicológico das crianças? Há muitos benefícios de os cães estarem presentes na vida das crianças.
Benefícios de cães e crianças crescerem juntos
Benefícios de cães e crianças crescerem juntos
Benefícios de cães e crianças crescerem juntos

1. Companheiro sempre presente

Apesar de a infância nem sempre ser fácil, ter um animal de estimação proporciona companheirismo e apoio tanto nos bons como nos maus momentos. Os cães também podem ser uma fonte fantástica de conforto para os miúdos, mesmo quando estão a enfrentar lições de vida difíceis. Quer se sintam tristes, zangadas ou assustadas, as crianças podem sempre apoiar-se no seu cão. Está também comprovado que cuidar e dar festinhas aos cães alivia o stress e ajuda-nos a relaxar.

2. Estilo de vida mais ativo

Cuidar de um cão também encoraja um estilo de vida mais ativo. As crianças que têm cães fazem diariamente, em média, mais onze minutos de exercício físico do que as crianças que não têm cão. Pode não parecer muito, mas ao final de uma semana ou um mês, torna-se relevante. Os cães exigem passeios e corridas diários e muito tempo de brincadeira. Os seus adoráveis olhos de cachorro são suficientes para motivarem as crianças, mesmo que não estejam com vontade.

3. Aprender a ser responsável

Ter um animal de estimação é uma forma ótima de ensinar as crianças a serem responsáveis. Garantir que o cão da família tem comida e água proporciona às crianças uma primeira experiência de responsabilidade e sentido de obrigação. As crianças também aprendem a ter empatia e compaixão ao cuidarem do seu animal de estimação, ao mesmo tempo que desenvolvem uma maior autoestima ao assumirem as suas responsabilidades enquanto tutores de um animal.

4. Saúde

Estudos descobriram que bebés criados em contacto próximo com um animal de estimação ficam menos vezes doentes, durante o seu primeiro ano de vida, o que significa menos visitas ao pediatra.

A exposição ao pêlo do animal de companhia e micróbios que os animais trazem da rua parece melhorar o desenvolvimento do sistema imunitário dos bebés. Estudos também demonstraram que crianças que crescem com cães apresentam um menor risco de alergias.

5. Não se preocupe, seja feliz!

Talvez um dos maiores benefícios da presença de cães na infância é o facto de eles fazerem as crianças felizes! A interação com animais tem demonstrado aumentar os níveis de serotonina e dopamina, que são os elementos químicos associados a sentimentos positivos. Colocando a ciência de lado, brincar e interagir com cães é muito divertido e capaz de melhorar o dia de qualquer criança. Crescer com um cão pode enriquecer a vida das crianças de tantas formas diferentes. Ter um cão na sua família pode ser uma das melhores experiências que proporciona aos seus filhos.
Saiba mais sobre os benefícios de ter um cão, lendo o nosso artigo: Porque são os cães bons animais de companhia?
Os gatos também são bons para as crianças? Sim. Conheça os benefícios!