Nível de energia dos cachorros por idade

O comportamento do cachorro e o seu nível de energia mudam, ao longo do ano. Conheça as diferentes fases.
Purina - energia do cachorro
Purina - energia do cachorro
Purina - energia do cachorro

Desde o nascimento às 10 semanas

Os cachorros nesta fase são como “bebés”. Têm uma energia e curiosidade sem limites. Passam a maior parte do seu dia a brincar, bem como a aprender as bases de ser um cão: perseguir, correr, dar patadas, morder e lutar.

Entusiasmo do seu cachorro pela vida e tudo o que o rodeia pode ser cansativo, mas é também o momento perfeito para começar a pensar em ensinar-lhe comandos básicos de treino de cachorros.

Entre as 10 e as 16 semanas

Os cachorros desta idade podem ainda ter muita energia para brincar. Mas também estão a começar a testar os seus limites. Tal como os adolescentes, eles parecem “esquecer” as regras ou comandos, aos quais já respondiam.

Este é um comportamento normal do desenvolvimento do cachorro, nesta fase. Algum deste comportamento pode dever-se à muda de dentes, uma vez que os cachorros começam a perder os seus dentinhos de leite entre os 3 e os 4 meses de idade.

Entre os 4 e os 6 meses de idade

Pode notar que, nesta idade, o seu cachorro gosta de brincar às lutas com outros cães. Esta é a forma como os cachorros começam a identificar de que forma se encaixam num grupo. É um comportamento normal.

É também por volta desta idade que alguns cachorros demonstram medo. Se o seu cachorro demonstrar medo, o melhor a fazer é ignorar este comportamento e ajudá-lo a ficar mais confiante, através de treino.

Entre o 6 e os 12 meses

Apesar de o seu cachorro poder parecer já um cão adulto, ele ainda é um cachorro. Nesta idade, poderá assistir a explosões de energia de cachorro e a ver o seu cachorro a continuar a testar os seus limites. É, por isso, importante garantir que o seu cachorro continua a brincar e a fazer muito exercício físico.

Nesta fase, é também essencial continuar com o treino e socialização com outros cães.

A partir de 1-2 anos

Parabéns! Sobreviveu à fase de cachorro do seu cão! À medida que o seu cachorro atinge um ano de idade (até dois anos nos cães de raças ou portes maiores), ele começará a parecer e a agir de forma mais madura.

O seu cachorro continuará, provavelmente, a ser muito brincalhão, mas por este altura, ele terá já aprendido as regras e já será muito mais obediente.