Primeiro banho do cachorro: Guia de sobrevivência

Está a pensar dar banho ao seu cachorro pela primeira vez? Aqui encontra tudo o que precisa saber.
Dar banho a cachorro
Dar banho a cachorro
Dar banho a cachorro

O que precisa de ter para dar banho ao seu cachorro

Vamos começar com uma lista de compras. Aqui está o que necessita ter para a hora do banho:

  • Mesa
    • Toalha
      • Escova adequada para cachorros
        • Secador
          • Banheira ou outro recipiente adequado
            • Champô para cachorro
              • Um snack

Passos para dar banho a um cachorro

Quando o seu cachorro chegar a casa pela primeira vez, é benéfico dar-lhe um banho para que comece esta nova experiência limpo e fresco (claro que se o médico veterinário indicar que o pode fazer). Aqui encontra um guia passo a passo para dar banho ao seu cachorro sem complicações desnecessárias:

1. Coloque o cachorro numa mesa

A mesa tem que ser adequada a esta tarefa. Colocar um cachorro num local assim elevado e desconhecido, ajudar a que ele compreenda que não está a brincar com ele, o que ajudará a lidar com a hora do banho de forma segura e confortável.

Coloque uma toalha na mesa para garantir que o seu cachorro não escorrega. Também ajudará a absorver a água em excesso.
Dar banho a um cachorro

2. Escove gentilmente o seu cachorro

Antes de começar o banho, comece por escovar o seu cachorro lentamente porque isto ajudará a que ele fique calmo. Movimentos simples com uma escova adequada ajudarão também a remover os detritos que possa ter no pêlo. Escovar o pêlo ajuda também a remover emaranhados, nós e corpos estranhos.

3. Ligue o secador de cabelo

Deixe o secador perto da mesa para ajudar o seu cachorro a habituar-se ao barulho. A ideia é que o seu cachorro se habitue a esta situação, enquanto garante que esta é uma experiência carinhosa e feliz.

4. Coloque o seu cachorro na banheira

Coloque o seu cachorro num recipiente de tamanho adequado ou numa banheira para cães/cachorros, que deverá ser colocado dentro da sua banheira.

5. Enxague o cachorro com água morna

Utilizando o chuveiro, molhe o seu cachorro com água morna, garantindo sempre que não está nem fria nem demasiado quente. Quer esteja dentro de casa ou ao ar livre, use água morna e deixe correr até atingir o nível dos tornozelos do seu cão. Não encha demasiado a banheira porque o seu cachorro pode ficar em pânico.

6. Prepare o champô

Prepare o champô, misturando-o com água. Utilizando uma esponja suave, espalhe o champô de forma uniforme no pêlo do seu cachorro, tendo o cuidado de evitar o contacto com os olhos. Durante o banho do cachorro, use um jarro ou o chuveiro para molhar o pêlo e aplique uma pequena quantidade de champô.

Leia sempre o rótulo porque alguns champôs precisam de ser diluídos em água, enquanto que alguns para tratamentos específicos precisam de ficar a atuar durante alguns minutos. Faça espuma por todo o corpo, incluindo a cauda, na barriga e pescoço, tendo um cuidado especial para evitar os olhos e as orelhas.
Dar banho a cachorros

7. Comece a esfregar gentilmente

Esfregar o pêlo além de lavar também massaja o cachorro, enquanto o ajuda a habituar-se a ser manuseado.

8. Enxaguar

Quando terminar o banho, é importante enxaguar bem o pêlo do seu cachorro removendo todo o champô. Quando ele estiver pronto a ser enxaguado, use uma mão para manusear o chuveiro ou o jarro de água morna e limpa e a outra mão para proteger os olhos e orelhas com um pano suave. Se o seu cão tiver pregas ou orelhas grandes e caídas, limpe bem entre cada prega com toalhitas ou com um pano suave molhado, mas sem excesso de água, e sem sabonete. Pode precisar de limpar as pregas regularmente, em alguns casos até diariamente, usando um pano húmido.

9. Secar

Chega a altura de secar! Quando sair do banho, o seu cachorro vai automaticamente sacudir-se. A sua casa de banho poderá ficar um pouco molhada, mas é a sua forma instintiva de se livrar do excesso de água. Depois de ele fazer isso, esfregue-o vigorosamente com uma toalha. Enquanto estiver a secar o seu cachorro, mantenha-o no seu colo e quieto com uma mão para garantir que ele se sente seguro.

Com o secador, aplique ar morno no pêlo, começando pela cauda para não o assustar. Tente evitar direcionar o ar para o focinho e as orelhas. Garanta que o seu cachorro fica bem seco, em especial no dorso e por baixo das patas.
Dar banho a cachorro

10. Escovar

Quando tiver terminado o banho do seu cachorro e de o secar, coloque-o novamente na mesa por alguns minutos e escove-o e mime-o.

11. Hora do snack!

Por último, mas não menos importante, dê ao seu cachorro um biscoito como recompensa!

Cuidados a ter a dar banho ao cachorro:

  • Assegure-se que o secador não fica demasiado perto da pele, não é apontado diretamente para os olhos e mantenha o ar morno, mas não quente.
    • Quando os cães ficam molhados, a sua resposta natural é rebolarem-se e esfregarem a cabeça, pescoço e corpo em qualquer pavimento que esteja disponível., incluindo relva. Para evitar que ele fique novamente sujo, espalhe algumas toalhas no chão da casa de banho ou na relva e encoraje o seu cachorro a esfregar-se aí.
      • Os cães de raças mais pequenas e magras têm frio muito facilmente. Mantenha o seu cachorro num espaço aquecido até estar completamente seco.
        • É muito importante enxaguar completamente o champô e amaciador porque os resíduos podem provocar comichão ou secura da pele.
          • Limpe o interior das orelhas com um produto específico para a limpeza de orelhas (disponível nas clínicas veterinárias e lojas de animais), mas nunca coloque nada dentro dos seus canais auditivos, como por exemplo cotonetes ou pedaços de algodão.
            • Se o seu cão mostrar sinais de nervosismo, especialmente se este for o seu primeiro banho, dê-lhe muitos elogios e confiança de que tudo está bem.

Como habituar o seu cachorro ao secador de cabelo?

Se o seu cachorro tem um pêlo muito longo e espesso, pode demorar mesmo muito tempo a secar, pelo que poderá utilizar um secador de cabelo. Os secadores de cabelo podem ser assustadores para os cães, pelo que deve dar-lhe confiança e recompensar o seu bom comportamento.

Se o seu cão precisa de secar o pêlo com o secador de cabelo, comece por lhe mostrar o secador desde cedo. Comece por utilizar o secador apenas para fazer barulho dentro de uma divisão, antes de o dirigir para o pêlo do cão com muito encorajamento.
E é isto! É fácil dar banho ao seu cão! Para mais informação sobre como dar as boas-vindas ao seu cão e como treinar os eu cachorro.