Treinar o seu cachorro para viver num apartamento

Para o seu cachorro, viver num apartamento não significa apenas ter menos espaço. Significa uma nova forma de vida. Torne a adaptação fácil tanto para ele como para si, lendo estas dicas.
treinar um cachorro para viver num apartamento
treinar um cachorro para viver num apartamento
treinar um cachorro para viver num apartamento

Arranje um espaço para as brincadeiras

O espaço ao ar livre pode ser mais limitado num complexo de apartamentos. Procure parques ou zonas com jardim, onde possa levar o seu cachorro para passear e brincar. Não se esqueça de levar sempre saquinhos para os dejetos, quando sair à rua com o seu cachorro.

Se o seu cachorro vai passar a maior parte do seu tempo dentro de casa, defina um espaço para brincar e habitue-o a esse local. Mantenha os brinquedos sempre no mesmo sítio, como por exemplo dentro de um cesto num canto da divisão, para ajudar a manter o espaço arrumado e a tornar claro que é a zona de brincadeiras.

Comprometa-se a treinar o seu cachorro

O treino é muito importante para tornar o seu cachorro um bom vizinho e para ajudar a mantê-lo em segurança. A obediência imediata a comandos como "Senta" e "Anda" ou "Aqui" podem manter seu cachorro seguro se ele se soltar da sua coleira e trela, especialmente se o fizer numa zona movimentada e junto a estradas.

Saiba como ensinar ao seu cachorro os comandos básicos.

Mantenha o seu cachorro e casa limpos

Ninguém quer viver com alguém que cheira mal. Se necessário, dê um banho ao seu cachorro (tendo em atenção que os cachorros precisam de tomar menos vezes banho do que os humanos). Escove, regularmente, o seu cachorro, removendo os pêlos mortos, para prevenir a queda excessiva de pêlo.

Saiba porque é tão importante cuidar da higiene do seu cão.

Estabeleça limites

Não permita ao seu cachorro dormir na sua cama, por mais fofinho que ele seja. O seu cachorro deve saber que tem que ir para a sua própria cama para dormir. Isto irá ajudá-lo a perceber que a cama é um espaço seu e também a mantê-la limpa!

Habitue-o a barulho e a sons altos

Os cachorros assustam-se, muitas vezes, com a natureza imprevisível das cidades. Ajude o seu cachorro a perceber que os barulhos e o que vê nas cidades não são ameaças. Mantenha-se calmo e "feliz", quando surgir algo inesperado acontecer, tais como sirenes ou outros barulhos (de autocarros, aviões, buzinas, ...). Elogie e reforce positivamente o comportamento positivo e controlado do seu cachorro nestas situações.

Com o cuidado adequado, treino e bom acompanhamento, qualquer cão consegue habituar-se à vida na cidade. Apesar de os cachorros precisarem de espaço para correr, o mais importante é a atenção e o tempo de qualidade que passa a interagir consigo.