5 dicas sobre como treinar um cachorro

Quando adquire um novo cachorro, tudo o que quer fazer é abraçá-lo e vê-lo explorar a sua nova casa. No entanto, para prevenir comportamentos indesejáveis, tais como roer ou ladrar, precisa de o começar a treinar o mais cedo possível.
Purina - treinar o seu cachorro
Purina - treinar o seu cachorro
Purina - treinar o seu cachorro
Treino que comece cedo e que seja consistente assegura que o seu cachorro desenvolve boas maneiras, minimizando os maus comportamentos. Além disso, aprender os comandos básicos, como “anda” ou “fica” ajuda a tornar o seu cachorro um bom membro da sociedade, ao mesmo tempo que podem salvar a sua vida perante uma situação de perigo.

Castigo como forma de treino pode provocar stress e ansiedade, que podem enfraquecer a relação que tem com o seu cachorro.

As dicas abaixo sobre como treinar o seu cachorro, fortalecerão a relação que tem com ele, enquanto ajudam o seu animal de estimação a portar-se bem e a manter-se em segurança.

5 Dicas para treinar um cachorro

1. Seja consistente

Consistência é chave para qualquer tipo de treino de obediência. De cada vez que o seu cachorro tiver um comportamento desejável (mesmo que não seja durante uma sessão de treino), recompense-o com entusiasmo, fazendo-lhe elogios ou dando-lhe um snack.

Quando o seu cachorro tiver um comportamento indesejável, tal como fazer um buraco no jardim, diga-lhe firmemente “não”. Tenha em atenção que os cães não conseguem associar reprimendas com algo que tenham feito há alguns minutos, e muito menos há uma ou mais horas.

Apanhá-lo no momento da ação e corrigir de imediato o comportamento é a melhor forma de ensinar ao seu cachorro o que está certo e o que está errado.

2. Redirecionar comportamento inapropriado

Chame a atenção do seu cachorro, quando ele fizer algo inaproprieado. Pode usar a palavra “não”, ou tentar um som curto como “Ahhh”.

Quando o seu cachorro olhar para si, dê-lhe uma alternativa de comportamento aceitável ou distração. Por exemplo, se apanhar o seu cachorro a roer um sapato, chame a sua atenção e dê-lhe um snack ou um brinquedo de roer como alternativa.

3. Elogie os bons comportamentos

Quando o seu cachorro mudar a sua atenção para um brinquedo de roer, elogie o seu comportamento. Utilize um clicker, use um tom de voz entusiasta e diga “lindo!”. Recompense-o com mimos tranquilos ou com um snack, se apropriado.

Quer esteja numa sessão de treino ou não, elogie sempre o seu cachorro por um bom comportamento. Isto irá reforçar as suas boas maneiras.

4. Utilize snacks

É boa ideia começar o treino do seu cachorro com snacks saborosos para recompensar o seu comportamento. Ao longo do tempo, vá reduzindo a quantidade de snacks e aumente a quantidade de elogios verbais e físicos como recompensa.

Isto fará o seu cachorro querer comportar-se bem apenas para receber um mimo ou um elogio, em vez de apenas se portar bem quando lhe prometer um snack.

5. Termine com uma nota positiva

Termine sempre as sessões de treino com o seu cachorro de forma positiva. Se o seu cachorro não conseguiu dominar o comando “Fica” durante uma sessão de treino, volte a um comando que ele conheça, como “senta”. Quando ele se sentar, dê-lhe uma recompensa e muitos elogios.

Terminar o treino de forma positiva mantém o seu cachorro entusiasmado pela sua próxima sessão de treino, em vez de o desencorajar.
Para mais dicas sobre como treinar um cachorro ou um cão adulto, veja os outros artigos sobre treinar o seu cão.

Se os comportamentos do seu cão se tornarem problemáticos, deve consultar um especialista em comportamento.