Porque é que os cães lambem coisas?

O seu cão está sempre a brindá-lo com beijinhos babados sem razão aparente? Descubra porque gostam os cães de lamber coisas?
porque gostam os cães de lamber
porque gostam os cães de lamber
porque gostam os cães de lamber
O seu cão gosta de distribuir beijinhos a torto e a direito? Quer fique satisfeito, aborrecido ou ligeiramente preocupado, tem certamente esta pergunta na sua cabeça: porque é que os cães gostam de lamber tudo o que veem?

Porque é que os cães lambem?

Há muitas razões para o seu cão o lamber. Pode ser para demonstrar afeto ou para chamar a sua atenção. Pode também ser um sinal de stress e ansiedade. O comportamento de lamber pode parecer simples, mas na verdade é bastante complexo e pode ter diferentes significados. Se está preocupado que o seu cão está a lamber demasiado a si (ou a ele próprio), é importante consultar o médico veterinário para avaliar se há alguma condição clínica associada.

1. Demonstrar afeto

Todos gostaríamos de ter uma boa conversa com o nosso cão. Como as palavras não são uma opção para o seu cão, ele tem que encontrar uma forma diferente de comunicar o que sente por si. Um beijo babado é a forma que o seu cão tem de mostrar o afeto que sente por si e de melhorar o seu dia. Quando o seu cão lhe dá uma lambidela, esta á a sua forma de lhe dizer o quanto é importante para ele.
cães demonstram afeto

2. Comportamento de chamar a atenção

Se sempre recompensou o seu cão dando-lhe atenção quando ele lhe dá lambidelas, não fique surpreendido se este se tornar no comportamento escolhido pelo seu cão quando quer que lhe dê atenção. Esta é apenas uma forma de o seu cão lhe dizer "adoro-te, mas há algo que preciso que faças". E porque nem sempre é óbvio porque o seu cão o está a lamber, normalmente precisa de ir investigar o porquê desta chamada de atenção. Será que tem a taça da água vazia, terá fome ou apenas quer uns biscoitos? Resolva o mistério e o seu cão irá recompensá-lo com um abanar de cauda feliz.

3. Stress ou ansiedade

Se o seu cão começar a lamber-se demasiado, isto pode significar stress ou ansiedade. Barulhos altos, mudança de casa ou ansiedade de separação podem provocar stress no seu cão, que procurará formas de se acalmar. O ato de lamber liberta endorfinas, que ajudam o seu cão a acalmar-se em situações stressantes. Se reparou que o seu cão tem andado a lamber as patas, uma das razões poderá ser porque não se sente bem no seu ambiente e está a tentar encontrar algum conforto.
cães que lambem tudo - stress e ansiedade
Se vir que o seu cão se anda a lamber mais do que o habitual, procure formas de o acalmar e de lhe proporcionar conforto. Dê um passeio com ele, passe mais tempo de qualidade a brincar com um brinquedo favorito ou mime-o com uma boa refeição que ele adore. Se isto não ajudar, considere consultar o seu médico veterinário para definirem um plano de tratamento.

4. Alergia ou infeção cutânea

Os cães também lambem as patas numa tentativa de resolver problemas de pele. Poderão ser alergias ou feridas que exigem a sua atenção, uma vez que lamber em excesso pode por vezes piorar a situação. Manchas vermelhas ou perda de pelo são alguns dos sinais a estar atento. Se o comportamento de se lamber se tornar num hábito, deve rapidamente consultar o médico veterinário.

5. Pica

Alguns cães lambém todas as superfícies em casa. Se este é um comportamento que observa no seu cão, ficará surpreendido por saber que este comportamento estranho é na verdade um transtorno de comportamento designado "pica", e leva os cães a quererem comer objetos que não são alimentos.Normalmente trata-se de um problema comportamental, pelo que deverá consultar o médico veterinário.

6. Disfunção cognitiva

Comportamentos repetitivos, tais como lamber, podem também sugerir perturbações cognitivas. A disfunção cognitiva é uma condição semelhante à demência em humanos e um dos primeiros sinais é o lamber excessivo. Seja numa parte em concreto do seu corpo, no chão ou numa parede, a razão de o seu cão começar a lamber mais do que o habitual pode ser um sinal de uma condição grave. verifique se outros sinais acompanham este comportamento e agende uma consulta no médico veterinário para um diagnóstico adequado e, se necessário, um plano de tratamento.

Quando deve ficar preocupado com o comportamento de lamber do seu cão?

É provável que se aperceba quando o seu cão começar a lamber mais do que o normal. Como cada cão é diferente na forma como comunica com os seus tutores, identificar se um cão está a lamber em excesso é algo que cabe normalmente à sua família. Não há regras definidas para estabelecer o que constitui um sinal de que um cão não está bem, mas se o seu cão começar de repente a lamber tudo e se não conseguir travar este comportamento, deve consultar o médico veterinário para avaliar o que se passa.

Tenha em atenção que quaisquer mudanças na rotina podem provocar ansiedade nos cães mais sensíveis. Há um novo animal de estimação em casa, um novo bebé ou alguma mudança nas rotinas? Quaisquer novos eventos podem perturbar a tranquilidade do seu cão. Se ele começou a lamber as patas demasiado, tente lembrar-se de alguma mudança que possa ter ocorrido recentemente.
Saiba mais sobre o comportamento de cães que estão sempre a pedir atenção e como deve agir. Descubra também porque ladram os cães e o que significam os diferentes tipos de ladrar.