Como demonstrar ao seu pet que o ama?

Na PURINA acreditamos que #JuntosEstamosMelhor. Leia mais para descobrir como pode demonstrar afeto ao seu gato ou ao seu cão e como reforçar a vossa ligação tão especial.
Como demonstrar ao seu cão ou gato que o ama
Como demonstrar ao seu cão ou gato que o ama
Como demonstrar ao seu cão ou gato que o ama

Como é que o meu animal de estimação sabe que o amo?

Apesar de os animais de estimação não terem a mesma gama de emoções que os humanos, são certamente capazes de partilhar uma relação de afeto consigo. Como tutor de um animal, sabe isto instintivamente, mas pode questionar-se como pode mostrar ao seu gato ou ao seu cão o quanto gosta dele.

A boa notícia é que há muitas formas de mostrar o seu afeto e fortalecer a sua ligação com o seu animal de companhia, seja brincando juntos, cuidando da higiene dele ou treinando-o.

Fazerem exercício físico juntos

Nada reforça mais a ligação entre si e o seu pet como fazerem algo energético juntos. Quer leve o seu cão a passear a um sítio que ambos adorem ou brinque a um novo jogo com o seu gato, passar tempo de qualidade juntos está no topo da lista, quando quer mostrar ao seu animal de companhia que o adora.

Partilhar exercício físico com o seu animal de estimação é uma ótima ideia por diversas razões. Já sabemos que o exercício físico é importante para a nossa saúde e pode fazer-nos sentir bem, mas garantir que o seu animal de companhia pratica atividade física suficiente significa que ele irá também beneficiar de um estilo de vida mais saudável. Resumindo, fazer exercício físico com o seu animal é benéfico para ambos! Se não sabe por onde começar, as ideias abaixo são ótimas formas de se relacionar com o seu animal de estimação:

  • Crie um percurso de obstáculos seguro para o seu gato ou cão: utilize caixas de cartão, túneis ou outros objetos de casa onde o seu animal de estimação possa entrar e sair, trepar ou saltar.
    • Faça brincadeiras que envolvam muito exercício físico como brinquedos de caça para gatos ou “busca” para cães.
      • Leve o seu cão a passear ou, melhor ainda, correr.
        • Se estiverem preparados para aceitar um desafio, porque não experimentar um desporto dog-friendly?
caminhar com o seu cão

Cuide da higiene do seu animal de companhia

Escovar o seu gato
Poucas coisas dizem mais “Adoro o meu cão” ou “Adoro o meu gato” do que garantir que ele está sempre bem cuidado. Além de o manter bonito e saudável, o processo de escovar é em si mesmo uma forma fantástica de mostrar ao seu animal de estimação que o adora.

Tanto você como o seu gato ou cão beneficiarão do tempo que passam juntos, enquanto escova o seu pêlo. Aproveite esta oportunidade para brincar com ele, acarinha-lo, dar-lhe festinhas na barriga e atrás das orelhas e, se ele se comportar bem, pode até dar-lhe uma guloseima saudável.

Alguns cães e gatos são mais tolerantes à escovagem do que outros, pelo que não o deve obrigar a ficar parado por mais tempo do que ele queira. A maioria dos animais de estimação, no entanto, adoram que brinque com eles, mesmo que apenas para terem uma desculpa para se sentar no seu colo. Escovar o seu cão ou gato é uma experiência de relacionamento fantástica, sendo também ótima para a saúde dele (pode aproveitar para fazer um pequeno check-up de cada vez que o escova!). Estes momentos que dedica a cuidar do seu gato irão aproximá-los mais do que nunca!

Ensine-lhe novos truques

Investir tempo com o seu animal de estimação é uma forma fantástica de lhe mostrar o quanto se preocupa e gosta dele e também uma ótima forma de passarem tempo de qualidade juntos. Manterá a mente dele ativa, é uma boa forma de entretenimento (especialmente, em dias de chuva, quando ficam presos dentro de casa), e pode incluir também atividade física. Leia o nosso artigo sobre comandos básicos de treino para o seu cão.

É tutor de um gato? Muitas pessoas assumem que os gatos não podem ser treinados, mas há muitas coisas que os gatos também podem aprender, tais como reconhecer o seu nome. Leia o nosso artigo sobre treinar o seu gatinho ou gato adulto para mais informação.

Pronto para começar?
Treinar o cão a sentar

Demonstre afeto através de contacto físico

Acariciar o seu gato
Às vezes, a melhor forma de mostrar ao seu animal de estimação o quanto o adora é simplesmente interagir fisicamente com ele: festinhas na barriga ou massagens na zona preferida dele farão bem a ambos.

Para o ajudar a começar, juntamos as dicas abaixo sobre como fazer festas ao seu cão: •

  • A maioria dos cães gosta de receber festas nos ombros, na base do pescoço e no peito.
    • Evite as patas, focinho almofadinhas plantares do seu cão.
      • Acariciar o seu cão pode ser terapêutico tanto para si como para o seu cão: mova a sua mão na direção do pêlo e não contra. Stroking your dog can be therapeutic for both of you – move your hand in the direction of their fur, not against.
        • O seu cão vai rapidamente mostrar-lhe do que mais gosta, pelo que deve focar-se nessas áreas
        • E como mimar um gato:

          • A maioria dos gatos gosta de receber festinhas debaixo do queixo ou no topo da cabeça. Comece por essas zonas.
            • Se o seu gato ficar feliz por receber festas, continue a fazer-lhe festas desde o topo da sua cabeça até à base da cauda.
              • Se o seu gato se aninhar ou esfregar contra as suas pernas, saberá que ele está a gostar!
                • Encorage suavemente o seu gato a sentar-se no seu colo, à medida que lhe faz festas.

Dê-lhe guloseimas saudáveis

Muitos de nós, pegamos instintivamente numa embalagem de snacks, quando queremos dizer ao nosso animal de estimação que se portou bem ou simplesmente quando queremos demonstrar-lhe o nosso afeto. Não podemos negar que a maioria dos cães e dos gatos nunca recusará uma guloseima e, às vezes, até nos dizem que querem um snack. É difícil resistir aos olhinhos de cachorro que nos fazem!

Mime o seu animal de estimação com um snack saboroso, quando ele se tiver portado bem, como por exemplo se tiver aprendido um novo comando ou se tiver estado tranquilo numa ida ao médico veterinário. Desta forma, quando os snacks aparecerem, serão ainda mais apreciados. Assegure-se de que cada guloseima que der ao seu animal de estimação conta para a sua dose diária de ração, em vez de ser um extra. Os snacks têm o seu espaço, mas a melhor forma de demonstrar amor ao seu cão ou ao seu gato é proporcionar-lhe um estilo de vida saudável. O excesso de guloseimas significa que o seu animal de estimação pode facilmente consumir demasiadas calorias, o que não é bom nem para a sua condição física nem para a sua saúde.

As boas notícias são que há muitas formas de mimar o seu animal de estimação, sem ter que o fazer com comida. Festinhas na barriga ou uma massagem atrás das orelhas podem ser uma forma tão eficaz de dizer “Adoro-te” para o seu cão ou gato como dar-lhe um snack. Se quer oferecer-lhe algo especial, porque não comprar-lhe um novo brinquedo, que ele adore?

Todos já nos perguntamos “será que o meu cão gosta de mim?” ou se os nossos gatos partilham o nosso afeto. A resposta é simples: se gostam de passar tempo juntos, seja a brincar, a cuidar da sua higiene ou em sessões de treino, o vínculo entre ambos ficará mais forte. O afeto funciona nos dois sentidos: saberá que ele também o ama se se esfregar nas suas pernas, se lhe pedir atenção, e se ronronar ou abanar a cauda quando estão juntos!
Dar guloseimas ao seu gato

Demonstre afeto ao seu cão de forma saudável!

Demonstre afeto ao seu gato de forma saudável!!