Muitos de nós, pegamos instintivamente numa embalagem de snacks, quando queremos dizer ao nosso animal de estimação que se portou bem ou simplesmente quando queremos demonstrar-lhe o nosso afeto. Não podemos negar que a maioria dos cães e dos gatos nunca recusará uma guloseima e, às vezes, até nos dizem que querem um snack. É difícil resistir aos olhinhos de cachorro que nos fazem!
Mime o seu animal de estimação com um snack saboroso, quando ele se tiver portado bem, como por exemplo se tiver aprendido um novo comando ou se tiver estado tranquilo numa ida ao médico veterinário. Desta forma, quando os snacks aparecerem, serão ainda mais apreciados. Assegure-se de que cada guloseima que der ao seu animal de estimação conta para a sua dose diária de ração, em vez de ser um extra. Os snacks têm o seu espaço, mas a melhor forma de demonstrar amor ao seu cão ou ao seu gato é proporcionar-lhe um estilo de vida saudável. O excesso de guloseimas significa que o seu animal de estimação pode facilmente consumir demasiadas calorias, o que não é bom nem para a sua condição física nem para a sua saúde.
As boas notícias são que há muitas formas de mimar o seu animal de estimação, sem ter que o fazer com comida. Festinhas na barriga ou uma massagem atrás das orelhas podem ser uma forma tão eficaz de dizer “Adoro-te” para o seu cão ou gato como dar-lhe um snack. Se quer oferecer-lhe algo especial, porque não comprar-lhe um novo brinquedo, que ele adore?
Todos já nos perguntamos “será que o meu cão gosta de mim?” ou se os nossos gatos partilham o nosso afeto. A resposta é simples: se gostam de passar tempo juntos, seja a brincar, a cuidar da sua higiene ou em sessões de treino, o vínculo entre ambos ficará mais forte. O afeto funciona nos dois sentidos: saberá que ele também o ama se se esfregar nas suas pernas, se lhe pedir atenção, e se ronronar ou abanar a cauda quando estão juntos!