Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Your Pet, Our Passion.
Nathalie

Sustainability Manager @Purina

Nathalie
Sustentabilidade

Sustentabilidade

Ir para secção >

O que é a agricultura regenerativa? A Purina está a fazer alguma coisa para suportar isso?

A agricultura regenerativa engloba uma ampla gama de práticas de pastoreio e agricultura que visam a restauração e a gestão sustentável da saúde do solo, através da manutenção de carbono orgânico do solo. Ela oferece vários benefícios, como reconstrução da fertilidade do solo (por meio de matéria orgânica), restauração da biodiversidade do solo, captação de carbono da atmosfera para o solo (redução do carbono), prevenção da erosão e aumentar a disponibilidade de água. Também reduz a dependência de fertilizantes químicos, reconstruindo os ciclos de azoto para a fertilidade do solo (por exemplo, incluindo leguminosas em rotações e aplicando adubo orgânico).

A agricultura regenerativa engloba a agricultura de conservação que inclui 3 práticas principais:

Cobertura máxima do solo

Quando o solo é coberto por plantas, elas protegem-no da erosão. Quando se decompõem, fornecem nutrientes aos microrganismos e minhocas que vivem sob a superfície e desempenham uma tarefa muito importante: estruturam o solo sem o uso de máquinas.

Cultivo da terra e mínima perturbação do solo

O cultivo da terra feito após cada colheita afeta muito o solo, destrói os seres vivos nele existentes (fungos, bactérias, minhocas ...) e liberta CO2 para a atmosfera. A redução desta preparação do solo ajuda a manter as reservas de carbono, biodiversidade e água no solo, tornando-a uma prática mais respeitadora para com o meio ambiente.

Diversificação da rotação de culturas

A rotação de culturas ajuda a construir a resiliência do sistema, minimizando doenças e reduzindo a necessidade de fertilizantes extras, uma vez que diferentes plantas usam e restauram diferentes nutrientes.

Os benefícios da agricultura regenerativa são múltiplos: prevenção da erosão do solo, melhoria da qualidade e disponibilidade da água, restauração da biodiversidade e redução do GHG / manutenção de C02 que ajuda a prevenir e adaptar-se ao aquecimento global, entre outros.

Na Purina, temos vários projetos piloto em implementação na Europa com o objetivo de formar e apoiar os agricultores no campo para implementar a agricultura regenerativa e entender os seus benefícios de longo prazo para as suas quintas. Outro objetivo desses programas é quantificar quanto carbono pode realmente ser evitado e mantido no solo com a aplicação dessas práticas, bem como entender o que é necessário para garantir que esse modelo seja atraente para os agricultores na transição para essa abordagem regenerativa. Estamos a procurar ativamente outras formas de escalar as nossas iniciativas piloto nos nossos principais locais de fornecimento de ingredientes.

A seguir, descubra o que fazemos para reduzir o nosso consumo de água na Purina.