Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Your Pet, Our Passion.
Jenifer

PhD, Technical Communication Manager and Veterinarian @Purina

Jenifer
Ciência

Ciência

Ir para secção >

Como devo alimentar o meu animal com alimentação húmida e seca?

Em geral, pode ser mais conveniente dar apenas alimentação seca, mas diversificar com alimentação húmida tem muitas vantagens. A água é um nutriente essencial e a falta dela causa problemas quase imediatos. Em geral beber água é a principal fonte de hidratação para cães e gatos, mas a alimentação húmida pode ser uma fonte importante para alguns animais, especialmente aqueles que não bebem muita água, tal como os gatos. O consumo de pet food aumenta a produção de urina, o que é importante para animais que estão predispostos a problemas urinários como cistite idiopática em gatos ou pedras nos rins em cães e gatos. Uma vantagem adicional do mixed feeding é que o seu animal se vai habituar a alimentação húmida e seca, o que é especialmente importante para gatos adultos que tendem a ser menos abertos a experimentar novos alimentos e a alimentação húmida está recomendada para a gestão nutricional de algumas doenças como doença do trato urinário e obesidade.

A percentagem de água na alimentação seca é menos de 14% enquanto que na alimentação húmida é de, no mínimo, 60%. Isto significa que a alimentação húmida contém 5 a 6 vezes mais água que alimentação seca. A diferença na percentagem de água influencia o nível de energia que o alimento contém, tendo a alimentação seca 3 vezes mais calorias que a alimentação húmida.

Embora seja perfeitamente possível atingir as mesmas necessidades energéticas do cão ou do gato com alimentação húmida, desde que o alimento seja completo e equilibrado, pode por vezes ser mais dispendioso (a quantidade necessária é maior devido ao baixo conteúdo calórico). Assim, a combinação entre alimentação seca e húmida - mixed feeding - pode ser a opção perfeita não só para animais saudáveis como para os que possam ter algum problema de saúde como doenças do trato urinário (onde a alimentação ajuda a diluir a urina) ou obesidade (onde a alimentação húmida ajuda a aumentar o volume do alimento).

Se está disposto a introduzir mixed feeding na dieta do seu animal, pode confirmar o Modo de Emprego e Dose Diária Recomendada no rótulo dos nossos produtos quer secos quer húmidos. O veterinário do seu cão ou gato pode também ajudá-lo e guiá-lo neste tema.