Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Your Pet, Our Passion.
Gato laranja à espera por comida

Ferramenta de Avaliação da Condição Corporal para Gatos

5 min de leitura

Para ajudar o seu gato ficar o mais saudável e feliz possível, Purina recomenda que faça uma verificação regular para avaliar a sua condição corporal. Esta pontuação dá-lhe as indicações sobre peso e saúde do seu gato.

O que é a condição corporal?

Uma condição corporal é um número atribuído ao tipo de corpo de um gato que vai desde 1 a 9, com 1 sendo muito abaixo do peso e 9 sendo obeso. O ideal é que o seu gato tenha uma pontuação de cerca de 5, o que indica um peso saudável de gato.

Pode usar a nossa Ferramenta de Condição Corporal para fazer estes checks em casa. Siga o nosso guia passo a passo e comple este check-up simples. Vamos começar!

Antes da avaliação

Antes de começar, dê ao seu gato muito amor e carinho para ajudá-lo a relaxar. Assim que o seu gato estiver confortável, pode começar a avaliar a saúde e sua condição corporal.

Agora que está familiarizado com cada uma das áreas-alvo, pode compará-las com cada etapa do sistema de pontuação:

E agora já verificou a condição corporal do seu gato – é tão fácil quanto isto! Esperamos que o seu gato se encontre em forma, mas caso tenha alguma dúvida sobre a condição corporal do seu gato, consulte um veterinário ou entre em contacto com a nossa equipa de PetCare.

Ao incluir estes passos simples na rotina de higiene e cuidados do seu gato, está a contribuir para que ele seja mais saudável e feliz, com um peso e corpo ideais em todas as fases da sua vida.

Pontuação da Condição Corporal: Guia de Avaliação do Gato

Você pode começar por apenas olhar para seu animal de estimação. Uma só avaliação pode ajudá-lo a ter certeza de que o seu gato tem um peso saudável. Experimente estas verificações:

  • Olhe para o seu gato em pé por um ângulo lateral, ao mesmo nível que ele. Isto vai ajudá-lo a onter uma boa vista da sua barriga, pernas e postura.
  • Visão de cima para baixo: olhe para o seu gato de cima. Isto vai permitir-lhe uma boa vista da sua cintura e costas.

Deve ter em conta a raça do gato a que está a fazer a avaliação. Os gatos de algumas raças são naturalmente mais magros do que outros, tais como raças siameses. Os gatos não tendem a ter sinais de excesso de peso no rosto, então, não se preocupe se os seus traços se parecem muito delgados - ou gordinho! São estas diferenças que tornam o seu animal único!

Uma vez que avaliou o seu gato visualmente, está na hora de ter uma abordagem mais hands-on. Existem três áreas-chave do seu gato para verificar:

Costelas

Gato sentado na mesa do veterinário

Passe as mãos suavemente ao longo da caixa toráxica do seu gato, como um golpe firme. Você deve apenas ser capaz de sentir a sua caixa toráxica sem ter de pressionar com muita força - se notar que os ossos estão salientes, o peso do seu gato pode ser muito baixo ou se tiver de pressionar com alguma força para sentir suas costelas, então o peso pode ser elevado.

A caixa toráxica do seu gato não deve ser visível através do seu pelo macio, mas por vezes pode ser capaz de se ver algumas marcas, depende da espessura da sua pele.

Cintura

Deslize suavemente as suas mãos desde as costelas até à cintura do seu gato. Esta é uma área sensível, por isso tenha cuidado! Sinta suavemente ao longo de sua cintura e ancas – é suposto notar uma forma quase ampulheta quando se move ao longo desta área.

Usar as mãos é essencial quando verifica a cintura do seu gato, pois esta está muitas vezes escondida atrás da sua pele. Você pode não ser capaz de avaliá-la correctamente apenas olhando.

Abdomén

Depois de verificar a cintura de seu gato, pode dar uma olhadela na barriga. O estômago pode ser uma área proibida para alguns gatos, por isso deve abordá-lo suavemente e com cuidado – se o seu gato mostrar sinais de que não quer que você lhe toque no estômago, não deve forçá-lo.

Se é capaz de sentir a barriga do seu gato, deve notar uma linha reta até às ancas. Usualmente os gatos têm também um pouco de barriga - isso é completamente normal, mas certifique-se que não se transforma em algo mais do que isso! Você deve ser capaz de dizer se seu gato está acima do peso, se a barriga dele fica pendurada para baixo e balança de um lado para o outro quando anda.