
O seu novo gato é precioso, por isso quer tornar a sua casa e jardim o mais seguros possível para ele. Onde deve começar para criar uma casa e um jardim à prova de gato?
Segurança dentro de casa
Os gatos, em especial os gatinhos, são naturalmente curiosos e exploram os objetos, tocando-lhes, cheirando-os e provando-os. Quando trouxer um novo gato para casa, ele ficará curioso com tudo e, ao contrário de nós, não será capaz de distinguir o que é do que não é perigoso.
Se não tem a certeza como tornar a sua casa à prova de gato, siga a nossa check-list para manter o seu animal de companhia livre de perigo!
Segurança no exterior
O seu gato adulto ou gatinho tem um instinto natural para brincar no exterior, estabelecer um território, subir às árvores e dormir ao sol. Por muito divertido que isto pareça, há alguns cuidados que deve ter. Quando estão no exterior, os gatos ficam expostos a mais doenças e parasitas, têm um maior risco de se perderem ou serem roubados, e podem ser magoados por algum carro.
Para permitir ao seu gato ter acesso ao exterior, mas também mantê-lo em segurança, pode criar um jardim à prova de gato.
Alguns gatos são muito felizes a viver sempre dentro de casa – apesar de isso depender de si para tornar a sua casa à prova de gato e tornar também o ambiente excitante para ele para compensar a falta de estímulos do mundo exterior. Outros gatos preferem vaguear pelo exterior – decidir qual a melhor opção para o seu gato, exige uma cuidadosa análise da sua parte. Se decidir permitir ao seu gato ter acesso ao exterior peça aconselhamento ao seu criador ou médico veterinário e certifique-se que tornou o seu espaço no exterior o mais seguro possível.