Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Your Pet, Our Passion.
Escolher tigelas de água para o gato

Escolher tigelas de água para o gato

5 min de leitura

Se o seu gato é exigente quanto à água, pode estar na hora de encontrar uma nova tigela de água. Há muitas opções diferentes por aí, pelo que não precisa de muita investigação para encontrar a tigela ideal para o seu pet.

Os gatos são, por natureza, bastante tolerantes à sede. Se a água não está bem - por exemplo, está muito quente ou não gostam da taça - podem decidir continuar sem beber água. Igualmente, muitos gatos ignoram as duas taças de água e bebem de poças em vez disso, muitas vezes por razões que não consegue perceber. É por isso que escolher a taça certa para o seu gato é tão importante.

Pode ler mais sobre a quantidade de água que o seu gato precisa de beber aqui. Se está preocupado com o fato de que seu gato não bebe o suficiente, entre em contato com o seu veterinário para obter conselhos.

Escolhendo a tigela certa para a água do gato

Antes de escolher a tigela perfeita para a água do seu gato, pense no que ele poderá gostar. A personalidade do seu gato, bem como as suas preferências ao comer e beber, serão todas considerações. Se ele tende a derrubar as coisas, por exemplo, uma tigela mais pesada provavelmente é mais sensata. Por outro lado, se eles não gostam dos seus bigodes a tocar em coisas – o que acontece com muitos gatos - uma tigela mais ampla será mais confortável. Por vezes, poderá ter que tentar algumas tigelas de água de gato diferentes antes de encontrar uma que eles gostem, mas, felizmente, a maioria é barata. As considerações incluem:

Profundidade - As tigelas pouco profundas precisarão de ser atestadas com mais frequência do que tigelas mais profundas, mas o seu gato pode ter uma preferência.

Material - As tigelas de gato podem ser feitas de muitos materiais diferentes. Todos eles têm os seus prós e contras, sobre os quais pode ler mais detalhadamente abaixo.

Parada ou a correr? - A maioria dos donos deixa uma tigela de água normal para o gato, mas os bebedores relutantes podem ser seduzidos por uma fonte de água de gato especialmente desenhada. Pode ler mais sobre as fontes abaixo.

Tipos de bebedouro para gato

Taça de água para gato tradicional - Esta é uma tigela simples, desenhada para os gatos beberem água. Provavelmente é o tipo de taça de água que está mais acostumado a ver. São muito acessíveis e fáceis de encontrar. Muitos gatos beberão com agrado de uma tigela de água parada. No entanto, como os gatos também podem ser exigentes em relação à sua fonte de água, há muitos felinos que poderão rejeitar uma taça de água parada, especialmente se houver uma torneira a pingar nas proximidades da qual eles possam beber. Para tornar a sua água atrativa, precisa de mudá-la regularmente - todos os gatos preferem água fresca e limpa - e certifique-se de que nunca fica sem água.

Gato a beber água de uma fonte

Taça com dispensador de água - Uma alternativa à tigela de água simples é uma opção com um dispensador de água que mantém a água sempre disponível. Estes bebedouros são geralmente de plástico e alguns com uma garrafa de água verticalmente anexada. À medida que o seu gato bebe, a garrafa de água drenará lentamente, mantendo a água no mesmo nível.

Isso não é o mesmo que fornecer água a correr, mas significa que não terá que encher a taça com tanta frequência. Esta é uma boa opção se estiver fora de casa o dia todo.

Fonte de água para gato - Este tipo de fonte de água é ótima para gatos que não gostam de beber água parada. Se o seu gato tende a beber da torneira ou de outros lugares de onde não deve, poderá ser porque ele prefere água fresca e a correr. Uma fonte de água para gato pode ser a solução. Estas possuem, geralmente, motores elétricos muito pequenos. Encha a taça com água, e uma pequena fonte no meio irá manter a água a circular. O seu gato pode então beber da tigela, ou da água a cair. Muitas fontes de água para gato também incluem filtros, o que pode ajudar a remover poeira e pêlos, mantendo a água tão fresca quanto possível. Há até soluções de fontes de água para gato que também arrefecem a água, sendo uma boa opção para os meses de verão.

Materiais

Bebedouro de plástico para gato - Os bebedouros de plástico são geralmente a opção mais barata, mas podem absorver odor ao longo do tempo, algo que o seu gato não apreciará. As taças podem também partir-se, permitir a acumulação de bactérias e, a menos que tenham uma base ampla, são fáceis de derrubar.

Bebedouro de metal - As taças de metal, geralmente feitas de aço inoxidável, são fáceis de limpar e tendem a não absorver odor. Melhor ainda, podem ajudar a manter a água fresca num clima quente. No entanto, são bastante leves, podendo ser derrubadas (com muito barulho!) facilmente por um gato desajeitado.

Taça de cerâmica (ou vidro) - Uma taça de cerâmica é uma das opções mais populares como recipiente para água parada - são difíceis de derrubar, fáceis de limpar e não são dispendiosas.

Onde devo colocar a taça de água do meu gato?

Tal como a sua comida, a taça de água do seu gato deve estar num lugar relativamente silencioso. Um corredor, por exemplo, pode ser muito movimentado para ele, mesmo que seja muito sociável.

Coloque a tigela de água do seu gato num lugar limpo e sem odor - e longe da liteira! Os gatos são animais muito limpos e, assim como nós, preferem manter as coisas separadas. Para a sua própria tranquilidade, também é uma boa ideia colocar a taça de água do seu gato numa superfície fácil de limpar, como azulejos ou piso flutuante. Deixe sempre a taça de água do seu gato no chão, onde ele pode facilmente chegar. Evite em cima das mesas e em superfícies de trabalho, mesmo que o seu gato goste de saltar e escalar.

Se tiver mais do que um gato, certifique-se de que tem uma tigela de água para cada um deles, mesmo que eles tendam a partilhar. Melhor ainda, deixe tigelas de água em vários pontos da sua casa, para que o seu gato tenha sempre um lugar tranquilo, onde quer que esteja, para beber água.