Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Your Pet, Our Passion.
gato cinza comendo de uma tigela

A alimentação do seu gatinho

8 min de leitura

Tem um novo membro na sua família – parabéns! Agora que já tem o seu gatinho em casa, deve estar a questionar-se como pode ajudá-lo a crescer forte e saudável.

Conheça as opções de alimentação para o seu gatinho

Tigela com comida

Pode parecer que existem inúmeras opções de escolha, mas as boas notícias são que seja qual for a condição e o estilo de vida do seu gatinho, uma comida própria para gatinhos é o mais correto para ele.

Uma alimentação com uma comida especial para gatinhos deverá conter níveis elevados de proteína para sustentar o seu desenvolvimento saudável, bem como níveis elevados de minerais essenciais, como cálcio, fósforo, magnésio, zinco e ferro, para ajudar a formar ossos e dentes fortes.

A menos que o seu gato esteja a seguir uma dieta especial recomendada pelo veterinário para gerir uma condição clínica, a escolha do tipo de ração (seca ou húmida) é altamente subjetiva e depende de si (e do seu gatinho claro!).

Alimentação Seca

  • A alimentação seca além de ser fácil de medir é muito conveniente, pois ao ter um prazo de validade alargado permite guardar durante mais tempo.
  • Este tipo de alimentação ajuda a manter os dentes do seu gatinho saudáveis. Ao mastigar ativamente permite a remoção da placa dos dentes, especialmente em gatinhos mais velhos.
  • Os croquetes mais pequenos, específicos de uma alimentação para gatinhos, tornam mais fácil mastigar e engolir.

Alimentação Húmida

  • A alimentação húmida contém um aroma mais forte e uma textura mais mole que a alimentação seca, o que a torna a preferida de alguns gatinhos.
  • A alimentação húmida em doses individuais (em saquetas ou em terrines) é muito prática, pois dá ao seu gatinho uma refeição fresca e extremamente fácil de servir.
  • Com este tipo de alimentação o seu gatinho irá ingerir naturalmente uma maior quantidade de água.

Saiba mais sobre Alimentos PURINA®.

Como alimentar o seu gatinho

Os gatos são animais de hábitos, por isso quanto mais cedo ele entrar numa rotina mais fácil será para si e para ele.

Alimente o seu gatinho todos os dias à mesma hora e no mesmo local, um sítio calmo onde ele possa relaxar e longe da sua liteira.

Escolha uma superfície que possa ser facilmente limpa ou use um tapete por baixo do comedouro (use sempre um comedouro limpo). Alguns gatinhos podem preferir comer de um comedouro raso ou de um pires – isto pode também ajudar a desacelerar os gatinhos que comem demasiado rápido.

Se tiver mais que um gatinho, garanta que os seus comedouros estão a uma distância razoável para evitar o confronto. Se os seus gatinhos não se derem bem, terá mesmo que encontrar zonas completamente separadas para os alimentar e assim evitar conflitos.

Como alterar o alimento do seu gatinho

O sistema digestivo do seu gatinho pode ser muito sensível – por isso é melhor evitar alterar a sua alimentação, exceto quando é absolutamente necessário, para evitar distúrbios digestivos.

Para manter o seu novo gatinho feliz e saudável, é melhor dar-lhe o alimento que o criador ou o centro de acolhimento dava, exceto quando o alimento não é nutricionalmente equilibrado. Se o seu gatinho ficar doente, recusar alimento subitamente ou começar a comer menos, consulte o seu veterinário.

  • Ofereça ambos os alimentos (novo e antigo) separadamente para deixar o seu gatinho provar cada um separadamente.
  • Quando ele tiver experimentado, misture um bocadinho do novo alimento no antigo.
  • Durante 7-10 dias, aumente proporcionalmente até o alimentar exclusivamente com o novo alimento. Faça-o lentamente – em alguns casos a mudança pode demorar mais tempo.
  • Se a dieta do seu gatinho necessitar de mudar por razões de saúde, deve consultar o seu veterinário para saber a melhor maneira e altura para o fazer.

Se estiver a mudar de alimentação húmida para seca, lembre-se que o seu gatinho vai mastigar mais ativamente, vai precisar de mais água e pode fazer repetidas visitas ao seu comedouro em vez de comer de uma vez só. A alimentação seca dá ao seu gatinho mais energia que a alimentação húmida, por isso pode precisar de dar ao seu gatinho mais alimento húmido para ter a mesma quantidade de calorias. Qualquer que seja a idade do seu gato, deve garantir que ele tem sempre água fresca sempre limpa à sua disposição.

Quando começar a dar alimentação para gatos adultos ao meu gatinho

gato vermelho come de uma tigela

Os gatinhos podem parecer adultos aos 6-8 meses, mas na verdade eles ainda não são! Os seus ossos estão ainda a desenvolver-se e o seu organismo precisa ainda de muitos nutrientes. Continue a alimentá-los com uma alimentação específica para gatinhos até eles terem 12 meses. A partir dessa altura, pode alterar a alimentação para uma fórmula para gatos adultos.

Veja o nosso guia de alimentação para um gato adulto para mais informação.

Marcas Purina para gatinhos

Como resultado dos últimos avanços científicos de qualidade, sabor e nutrição, a Purina produz muitas das marcas líderes de alimentação húmida e seca para gatinhos. Só assim é possível garantir uma variedade de receitas e formatos adaptados a cada etapa e estilo de vida do seu gatinho.

Saiba mais sobre Alimentos PURINA®.

Veja mais sobre a alimentação Purina para gatinhos.