Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Your Pet, Our Passion.
Logo do plano profissional
gato sentado numa caixa de areia azul no banheiro

Como ajudar seu gato se estiver obstipado

5 min de leitura
Logo do plano profissional
Patrocinado por PRO PLAN

A obstipação em gatos é um problema bastante comum, mas as causas podem ser muito diferentes de um gato para outro.

Se suspeita que seu gato está obstipado, é normal que se sinta ansioso para descobrir o que a causou e como pode dar algum alívio ao seu querido gato. Neste artigo, examinamos as informações essenciais de que precisa, desde os primeiros sintomas até o tratamento veterinário da prisão de ventre em gatos e maneiras de prevenir o desconforto para ajudar seu gato a voltar o seu estado de felicidade habitual.

 

Sintomas de obstipação em gatos

Um gato que não produz fezes há mais de 24 horas provavelmente está a sofrer de obstipação. No entanto, às vezes os proprietários podem não estar em dia com a rotina das necessidades de seus gatos, pois alguns felinos também gostam de as fazer ao ar livre. Por isso, pode não notar a pouca frequência com que gato faz necessidades imediatamente. Estes são alguns dos outros sintomas de obstipação em gatos que deve ter em atenção:

  • Abdómen tenso
  • Fezes duras, secas e pequenas
  • Esforço, que pode por vezes ser confundido pelos proprietários como dificuldade para urinar
  • Falta de apetite (ocasional)
  • Postura curvada

Causas da obstipação nos gatos

gato a andar ao lado da caixa de areia

Rastrear a causa da obstipação é tão importante quanto reconhecer os sintomas. Embora a desidratação seja a causa mais comum de obstipação em gatos, existem muitos outros potenciais motivos para esta condição:

  • Desidratação, que pode ser resultado de doença renal, especialmente em gatos mais velhos
  • Fibra insuficiente ou excessiva em sua dieta
  • Estilo de vida sedentário
  • Ingestão de pelo
  • Evitar a bandeja de lixo (quando a areia precisa ser trocada ou limpa)
  • Hérnia
  • Tumores perto da região pélvica
  • Efeitos colaterais de alguns medicamentos
  • Desordem nervosa
  • Comer um corpo estranho que causa uma obstrução no trato gastrointestinal (embora seja provável que note outros sinais clínicos preocupantes, como falta de apetite ou dor de barriga antes de notar a constipação)

Se não tiver certeza do que causou isso ou se o seu gato fica obstipado regularmente, fale com seu veterinário para estabelecer a causa subjacente. Com base nas descobertas, o tratamento pode variar desde mudanças na dieta até a medicação prescrita.

 

Tratamento para obstipação em gatos

A obstipação leve do gato pode ser resolvida em casa, mas não hesite em entrar em contato com o veterinário se tiver dificuldades para fazer o seu gato voltar à rotina de necessidades normal. Estes são alguns dos remédios que pode tentar enquanto espera pela consulta no veterinário:

Os sintomas da obstipação em gatos podem ser aliviados se se certificar de que eles se mantenham hidratados ao longo do dia. Tenha tigelas de água em diferentes lugares da casa para lembrar o seu gato de beber mais. É uma boa ideia escolher em tigelas grandes de água, pois os gatos geralmente preferem que os seus bigodes não toquem nas laterais. Eles também tendem a preferir tigelas de cerâmica ou metal. Certifique-se de que as tigelas de água estão separadas de qualquer área de comida ou caixa de areia

Alguns gatos preferem beber água corrente, por isso experimente tentá-los ao deixar a torneira pingando - com a tampa aberta! Alguns gatos também gostam de bebedouros - estes devem ser limpos regularmente para garantir que o seu gato os continua a usar. Pode ser difícil fazer os gatos beberem mais água. Alimenta-lo com uma dieta húmida é uma das maneiras mais fáceis de aumentar a ingestão de água pelo gato.

Introduzir mais atividades na rotina diária do seu gato fará com que todo o seu corpo se mova, incluindo os intestinos também. Descubra diferentes jogos que podem fazer juntos ou encontre brinquedos para gatinhos para mantê-lo alerta. Incentive seu gato a expressar seu lado brincalhão com mais frequência e ele colherá muitos benefícios para a saúde.

A obstipação do gato pode ser controlada ao prestar atenção aos níveis de fibra da sua comida. Se não tiver certeza sobre a quantidade adequada de fibra que o seu gato precisa na sua dieta, verifique com o seu veterinário, pois alimentos com muita ou pouca fibra podem piorar a obstipação do seu gato.

Tratamento veterinário para obstipação dos gatos

Assim que chegar ao consultório do veterinário, um exame físico será realizado para determinar a gravidade da constipação do seu gato. O veterinário decidirá então qual é o melhor curso de ação. Para os casos leves, um ajuste na dieta pode ser suficiente para o gato voltar aos hábitos de necessidades normais. Em outros casos, pode ser recomendado um enema ou medicamentos como laxantes, amaciantes de fezes ou probióticos podem também ser prescritos.

gato a cheirar uma caixa de areia

Pode ficar tentado a intervir sozinho e tentar oferecer algum alívio antes da consulta com o veterinário.  Mas é importante evitar a administração de qualquer medicamento humano ou laxante ao seu gato. Esteja ciente de que o risco de lesões e até mesmo de toxicidade é real e pode transformar uma condição de fácil tratamento num problema muito maior.

deve falar sempre com o seu veterinário antes de administrar qualquer medicamento ao seu gato.

Na maioria dos casos, a obstipação do gato pode ser controlada através de tratamento apropriado. Ficar de olho no consumo diário de água do seu gato, manter as tigelas e as bandejas de areia limpas, com água fresca trocada todos os dias, deve ser a base dos seus cuidados. A introdução de mais exercícios e o objetivo de uma dieta equilibrada também ajudam a estimular os movimentos intestinais regulares.

Explore dietas especiais para gatos se o seu gato tiver necessidades diferentes do resto dos gatos e descubra o que dar de alimentação ao seu gatinho para uma vida longa, saudável, feliz e ativa.