Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Your Pet, Our Passion.
gato cinzento a ser banhado pelo dono

Porque é que os gatos odeiam água?

5 min de leitura

Todos os gatos odeiam água? Descubra porquê e quais gatos que realmente gostam de água neste artigo.

Os nossos amigos felinos têm maneiras misteriosas que nos mantêm na incerteza sobre muitos assuntos, mas um dos enigmas mais duradouros tem a ver com um elemento bastante básico: a água.

Porque é que os gatos odeiam água? E porque é que eles amam a água que pinga da torneira, mas lutarão com garras e dentes se os aproximar de uma banheira cheia de água? Provavelmente nunca saberemos com toda certeza, mas os especialistas têm algumas ideias que podem ajudar os donos de gatos a perceber um pouco melhor o comportamento dos seus animais de estimação.

 

Porque é que os gatos odeiam água?

Os Gatos não se importam de água para beber, mas se ela chegar perto do pelo deles, a água pode num ápice transformar um gato feliz num mini leão. Aqui estão algumas das causas que ajudam a explicar o porquê.

1. A água torna o gato mais pesado

gatinho cinzento com uma toalha em volta da cabeça

Imagine ter de carregar aos ombros um cobertor ensopado até que ele volte a secar. A base é a mesma quando se trata de gatos e a sua relação com a água.

Quando o pelo fica ensopado, o gato sente-se pesado e incapaz de se movimentar nos seus níveis de agilidade habituais.

Essa é uma experiência bastante desconfortável para um felino que gosta de navegar pela vida com um andar flexível e sem esforço.

2. A história da evolução dos gatos

Outra razão pela qual os gatos odeiam água é devido à sua história. Não há muito no historial de um gato que lhe dê boas memórias por interações bem-sucedidas com corpos de água, sejam eles pequenos ou grandes. Os antepassados dos gatos viveram em locais áridos e secos, o que significa que os rios e oceanos não foram obstáculos que eles tivessem de enfrentar. Não há muito no passado dos seus antepassados que tenha preparado o gato moderno para a banheira o que ajude a explicar que sua primeira reação seja arranhar os braços de um dono determinado a colocá-lo nela.

3. Os gatos podem sentir o cheiro dos produtos químicos na água

O olfato é o sentido mais apurado de um gato. Mesmo que não os consigamos detetar, os produtos químicos na água emitem um odor específico que o nariz sensível de um gatinho detesta imediatamente. Não é um problema se for para molhar uma pata de vez em quando, mas ter o pelo submerso num líquido que não cheira como o pelo deve, é o suficiente para os fazer odiar o banho.

4. Experiências negativas

Alguns gatos podem ter sido postos em banheiras ou ter tido o seu pelo molhado na infância. Às vezes, são essas primeiras interações que podem ajudar a esclarecer a misteriosa razão pela qual os gatos odeiam água. Se ficar submerso na água foi uma experiência stressante nas primeiras vezes, é provável que ele pensará “nem pensar” ao ver a banheira já na idade adulta.

5. Perda do controlo

There is something else that helps explains why a cat will avoid getting into the bathtub but is happy to play with any dripping tap within reach or even venture close to the full tub to dip their paw in – in those instances a cat will have more control over the situation. After all, they’re still sitting safely on dry land and can easily get away. But being on a slippery wet surface with water pouring down on their coat, getting into their eyes and weighting them down in the process is enough to make their feline instincts go haywire.

Existe algum gato que goste de água?

gato castanho a beber água da torneira

Todas estas razões pelas quais os gatos odeiam água são válidas para a maioria dos gatinhos. Mas, como acontece com qualquer regra, também existem exceções e alguns gatos gostam realmente de água.

Maine Coon

A pelugem resistente à água do Maine Coon significa que estes gatinhos não hesitarão em mergulhar sempre que puderem. Deixe a torneira aberta um por uns segundos extra e logo em menos de nada vai ter um Maine Coon na zona.

Historicamente, estes gatos são confiáveis controladores de pragas dos veleiros, o que ajuda a explicar por que é que eles ficam tão à vontade perto de corpos de água.

Turkish Van

Um dos exemplos mais impressionantes é a raça de gatos Turkish Van. A sua pelugem impermeável não retém água, o que torna a natação uma atividade bastante agradável para eles. Estes gatinhos têm tanta afinidade com a água que muitos proprietários procuram piscinas para gatos para que eles possam flutuar e nadar o quanto quiserem. Eles gostam tanto de estar na água que receberam a alcunha de “gato nadador”.

Abissínio

Outro gato que gosta de água é o Abissínio, este não vai hesitar em explorar tudo, desde uma banheira cheia até à sua própria tigela de água, mergulhando primeiro as patas. Estes gatinhos chegaram à Europa pela primeira vez de barco, por isso é possível que o seu maior conforto em relação à água venha daquela viagem inicial através do oceano.

 

Posso dar banho ao meu gato?

Uma vez que a maioria dos gatinhos não tem pelo resistente à água ou uma atitude calma em relação a todas as coisas molhadas como as raças de gatos acima, pode estar a perguntar-se o que fazer quando o seu gato se mete numa sujidade da qual ele não se consiga limpar sozinho.

Em circunstâncias especiais, pode dar banho ao seu gato. Pode ser complicado, mas um bom ponto de partida é acertar no essencial. Certifique-se que têm um tapete antiderrapante, shampoo especializado, toalhas e uma escova à mão.