Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Your Pet, Our Passion.
Gatinho pequeno a ser acariciado.

A idade do seu gato em anos humanos

4 min de leitura

De acordo com o mito, 1 ano humano é equivalente a 7 'anos de gato', mas um gato de 1 ano é muito mais maduro do que uma criança de 7 anos. De acordo com as crenças popular, um ano humano equivale a sete 'anos felinos'. Na realidade, um gato de um ano é muito mais maduro do que uma criança de sete anos.

Quantos anos tem o meu gato em anos humanos?

Embora não haja uma maneira científica confiável de calcular a relação entre os anos de um humano e de um gato, é geralmente aceite que os primeiros dois anos de vida de um gato equivalem aos primeiros 25 anos de um humano. Depois disso, cada ano adicional corresponde a cerca de quatro 'anos felinos'. Isso significa que se o seu gato tem seis anos, a idade do gato em anos humanos será por volta dos 41 anos.

 

Descubra quantos anos seu amigo felino tem ao usar a calculadora da idade do gato na fundo da página

Não se preocupe, fazemos as contas todas por si! Experimente a nossa calculadora no fundo da página e descubra a idade do seu gato em anos humanos num clique.

 

Qual é a esperança média de vida do meu gato?

A verdadeira resposta é que depende, mas os gatos domésticos normalmente vivem mais do que os gatos que vivem ao ar livre. Em média, os gatos domésticos vivem entre 16 a 18 anos e alguns até chegam a uns admiráveis 20 anos.

A esperança de vida dos gatos também varia dependendo da raça, uma vez que algumas raças de gatos vivem naturalmente mais do que outras. Por exemplo, diz-se que as raças Siamês e Manx vivem mais, por isso podem atingir uma idade considerável em anos humanos!

Sabia que, de acordo com algumas fontes, o gato mais velho do mundo viveu até os 34 anos? Isso são 153 em anos de gato! Leia mais factos fascinantes sobre gatos aqui.

A esperança de vida dos gatos aumentou dramaticamente nas últimas décadas. Embora nunca seja suficiente, passamos cada vez mais tempo com nossos amigos felinos e isso só pode ser uma coisa boa.

 

Como posso saber a idade do meu gato?

Para descobrir a idade do seu gato, é melhor levá-lo ao veterinário. Mas pode procurar sinais indicadores da idade e saúde de um gato.

Os dentes

Os dentes não conseguem identificar a data exata do aniversário do seu amigo felino, mas ainda são um grande indicador da idade de um gato. Os indicadores são:

  • Os primeiros dentes de um gatinho aparecem entre as duas e as quatro semanas
  • O seus dentes brancos permanentes surgem por volta dos quatro meses
  • Manchas amarelas (também conhecidas como tártaro) em alguns dentes pode significar que o seu gato pode ter entre um ou dois anos de idade
  • Se as manchas aparecerem em todos os dentes, é provável que o seu gato tenha pelo menos três a cinco anos de idade
  • A falta de dentes geralmente é um sinal de que o seu gato é um idoso respeitável, entre 10 e 15 anos de idade

Mas não se esqueça de que alguns gatos podem ter piores dentes do que outros, independentemente de sua idade.

Pequeno gatinho malhado sentado no chão.

Os olhos

Se os dentes do seu gato não são o indicador de confiança de que estava à esperava, os olhos podem dar-lhe uma pista útil sobre a idade do seu gato. A diferença entre uma íris lisa e outra com uma aparência rachada pode ser a diferença entre um gato jovem e um gato mais sénior.

Após os 12 anos de idade, normalmente os olhos do gato começam a ficar turvos. E se notar lacrimejar e secreção ocular, é provável que tenha um gato sénior consigo.

Os Músculos e ossos

A idade pode esconder-se por detrás das aparências, por isso preste atenção aos aspetos que podem dar o quadro completo da idade do seu gato. Como nos humanos, um nível de atividade mais intenso dá maior definição aos músculos do gato. Brincar, pular e correr são as brincadeiras de um jovem gato. Portanto, se notar que seu gato está a perder massa muscular ou não gosta muito de se mexer, isso pode ser um sinal de envelhecimento. Os gatos mais velhos podem ser ossudos, com pele extra pendurada ou omoplatas salientes. Leia o nosso guia de condição corporal dos gatos para obter mais dicas.

Pelugem

O pelo de um gato muda com a idade. Pelo fino e macio geralmente é reservado apenas para gatos jovens. Os gatos mais velhos tendem a ter pelos mais grossos e ásperos com manchas de pelo grisalho.

Continue a ler os nossos centros de conteúdo para obter mais conselhos sobre os estágios da vida dos gatos, incluindo gatinhos e gatos idosos.