Your Pet, Our Passion.

Cão a espirrar: o que fazer?

avatar
novembro 26, 2020
5 min de leitura
cão pequeno espirrando sentado na frente de um lago

Os espirros nos cães podem ser frequentes, mas, por vezes, poderá constatar que o seu cão espirra em momentos não habituais ou com mais frequência do que o normal. Neste artigo, investigamos as causas dos espirros nos cães e o que isso pode significar para o seu animal de companhia.

Um cão a espirrar é comum, normal e pode até ser muito engraçado de se ver! Mas porque é que os cães espirram e o que é que isso significa?

Quando se trata de espirros nos cães, isso não significa necessariamente que o seu cão esteja constipado, da mesma forma que os espirros geralmente significam isso em humanos. Na verdade, os cães espirram por vários motivos. Pode ser devido a algo menor, como uma reação ao pó, ou pode ser algo mais grave. Ou pode ser um "espirro de brincadeira" — falaremos mais sobre isso depois. Tudo depende da frequência com que o seu cão está a espirrar e da cor da secreção, se houver.

Na maioria dos casos, o seu cão irá espirrar em resposta a uma irritação nas vias respiratórias superiores do nariz do animal. O cão espirra então para expelir a irritação, assim como os humanos fazem! No entanto, pode haver muitas outras razões pelas quais o seu cão está a espirrar, por isso criámos este guia para que possa descobrir porque é que os cães espirram.

Neste artigo

Porque é que os cães espirram?

Existem inúmeros motivos pelos quais o seu cão pode estar a espirrar. Pode ser uma irritação no nariz, como pó, produtos domésticos, perfume ou até mesmo pólen. Os espirros nos cães também podem ser causados por algo que está preso no nariz, como sujidade proveniente das suas escavações ou algo que tenham cheirado com entusiasmo.

Se o seu cão estiver a espirrar muito, pode ser uma reação a algo no ambiente, como ambientadores. Tenha cuidado ao pulverizar produtos perto do seu animal de companhia, pois isso pode irritar o seu nariz.

Cães que farejam na vegetação rasteira também podem ficar com muitas coisas estranhas presas no nariz, como fragmentos de galhos e folhas. Caso o seu cão goste de passear com o nariz pela vegetação rasteira, certifique-se de que está atento a isso.

Normalmente, espirrar ajuda o cão a expelir o objeto por conta própria, mas se o seu nariz estiver a sangrar ou se continuar a coçar o nariz e a espirrar, consulte o seu veterinário, pois pode ser necessário remover o objeto.

Porque é que os cães espirram quando brincam?

Muitos tutores de cães notam que os cães frequentemente espirram quando estão a brincar ou quando estão animados com alguma coisa. Isso é chamado de “espirro a brincar” e é normal e inofensivo. Significa apenas que o seu cão está a divertir-se imenso!

Os cães podem espirrar quando estão a brincar ou animados, como um sinal de que o seu comportamento é apenas brincadeira e que estão a divertir-se. Espirrar durante as brincadeiras é especialmente habitual em raças de pequeno porte, mas muitos cães fazem-no. Se o seu cão espirrar enquanto estiverem a brincar juntos, não há normalmente motivo para preocupação.

Cão a espirrar muito: pode ter infeção nasal?

Normalmente, o motivo pelo qual o seu cão está a espirrar é uma reação pontual a algo que está no ar ou um espirro de brincadeira. No entanto, se o seu cachorrinho estiver a espirrar regularmente, pode ser uma infeção nasal. Geralmente, os cães com infeções das vias respiratórias superiores são mais propensos a tossir do que a espirrar, mas ainda assim vale a pena consultar o seu veterinário se os sintomas persistirem.

O Aspergillus fungus é uma infeção nasal frequente resultante da inalação de fungos presentes no pó, feno ou pedaços de relva. Os sintomas incluem espirros, dor no nariz, sangramento nasal, secreção e inchaço visível. Se o seu cão apresentar algum destes sintomas, leve-o ao veterinário o mais rápido possível.

Em raras ocasiões, espirros persistentes nos cães também podem ser causados por ácaros nasais. Estes pequenos insetos entram nas fossas nasais do seu cão e são geralmente apanhados quando ele escava a terra com o focinho. Os ácaros nasais são extremamente irritantes para os cães e podem causar sangramento nasal e secreção excessiva do nariz do seu cão. Se suspeitar que o seu cão possa ter ácaros nasais, leve-o ao veterinário para tratamento.

Outros motivos pelos quais o seu cão pode estar a espirrar:

  • Dente infetado. O terceiro pré-molar superior possui raízes muito próximas das fossas nasais, portanto, se este dente ou qualquer outro próximo deste estiver infetado, isso pode fazer com que o seu cão espirre.
  • Tumores. Muito ocasionalmente, espirros persistentes nos cães podem ser sinal de algo sério, como um tumor. O fumo passivo é a principal causa de tumores nas vias nasais dos cães e é mais comum em raças de focinho longo. Se considerar que o seu cão não está bem, leve-o ao veterinário para um diagnóstico.
  • Se o seu cão for de raça braquicefálica. Raças de cães como o Boston Terrier, o Bulldog e o Pug têm passagens nasais comprimidas, por isso são muito mais propensas a espirrar do que outros cães.

O que é um espirro reverso nos cães?

Um espirro nem sempre é realmente um espirro nos cães. Por vezes, o seu cão pode estar a fungar, o que, se tiver um cão saudável, é geralmente um sinal de obstrução das vias respiratórias superiores, pelo que deve levá-lo ao veterinário para ser examinado. Fungar também é comum se o seu cão estiver com excesso de peso, pois o peso extra pode dificultar a respiração.

O seu cão também pode estar a apresentar um espirro reverso. Isso é mais comum em cães de raças pequenas e braquicefálicas. Ao ter um espirro reverso, o ar é aspirado rapidamente e ruidosamente pelo nariz, resultando num ruído repentino e alto, semelhante a uma buzina. De facto, alguns tutores dizem que parece que o cão está a rir. O seu cão também ficará com os cotovelos afastados, a cabeça para a frente ou para trás antes de emitir o som. O espirro reverso raramente requer tratamento, portanto, normalmente não é necessário preocupar-se se o seu cão apresentar esse comportamento.

Os espirros do seu cão podem ser tosse do canil. Se os espirros do cão forem intensos e acompanhados de tosse, certifique-se de verificar a possibilidade de tosse do canil. Contacte o seu veterinário em caso de preocupação.