Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Your Pet, Our Passion.
Cão com medo de fogo de artifício

Cães, festas e fogo de artifício

4 min de leitura

O seu cão é um ótimo companheiro todos os dias e adora passar tempo consigo, sempre que pode. No entanto, alguns cães não se sentem confortáveis com barulhos altos e grupos de pessoas, pelo que precisam de um cuidado extra durante as festas e celebrações.

Independente da ocasião, encontra aqui algumas dicas para assegurar que o seu cão se diverte e se sente bem!

Cuidar do seu cão quando dá uma festa

O seu cão ficará feliz e confortável, durante as celebrações, desde que se prepare bem. Dessa forma, poderão ambos ter um bom momento sem terem que se preocupar um com o outro!

Antes da festa

  • Garanta que ele tem um espaço familiar e tranquilo para o qual possa escapar

Nem todos os cães são estrelas: alguns não gostam de companhia ou de multidões, mesmo que estejam bem socializados. Quando cuidar do seu cão, durante uma festa, certifique-se que a participação dele está à altura das suas capacidades. Prepare um quarto tranquilo noutra zona da casa com a sua cama e brinquedos preferidos para que ele possa brincar ou dormir, conforme a sua vontade. Algumas semanas antes do evento, ajude o seu cão a ambientar-se a este espaço e garanta que ele se sente confortável, brincando com ele e recompensando-o sempre que tem uma reação positiva. Um cão com um refúgio de segurança, sentir-se-á menos nervoso.

  • Canse-o

O seu cão adora passeios, que são uma forma excelente de gastar energia. Dê um bom passeio antes da festa começar e certifique-se que ele não precisa de ir à rua brevemente.

  • Avalie o quanto o seu cão está bem socializado

Um cão bem socializado pode alegremente fazer parte da sua festa e poderá gostar da agitação de ter uma multidão de pessoas em casa. Se é esse o caso, apresente o seu cão aos seus amigos, quando eles chegarem, para que ele perceba que não tem que se preocupar. Se não está confiante na forma como o seu cão irá reagir aos seus amigos, não arrisque na festa: se ele se assustar e fugir, ou então se ficar demasiado excitado e saltar para toda a gente, será uma confusão. Para evitar stresses desnecessários para o seu cão e para si, poderá pensar em recorrer aos serviços de um dog-sitter.

  • Escolha uma decoração segura

O seu cão poderá sentir-se tentado a roer as suas adoráveis decorações. Infelizmente, elas não são assim tão saborosas e podem ser perigosas para ele. Luzes parecem muito divertidas, chocolate saboroso e apelativo é venenoso para ele e até a árvore de natal pode ser tóxica. Se o seu cão estiver habituado a estas novas distrações, é muito menos provável que se magoe. Brinque com ele junto das decorações novas, mantendo-o focado no seu brinquedo favorito, até que ele se habitue. Mantenha as decorações fora do alcance, evite materiais que possam ser perigosos (como decorações de vidro), tape fios e tomadas e certifique-se que o seu cão sabe que a árvore de natal não é para ele. O seu cão não deverá sentir muito interesse pelo fogo, mas tenha cuidado com caudas a abanar junto de velas e lareiras porque não são uma boa combinação.

Durante a festa

  • Alimentação

A maioria dos cães ficará satisfeito com a súbita aparição de pessoas novas, que mal podem esperar por lhe dar pequenas guloseimas e bocadinhos de comida da festa. Por muito que o seu cão goste, pode ser mau para ele. O excesso de alimentação humana e restos de comida podem provocar vómitos e diarreia, os ossos podem ser provocar asfixia e o chocolate é venenoso e pode até exigir uma consulta de emergência ao veterinário. O seu cão pode fazer aos seus convidados aquele olhar de cachorrinho, mas deve pedir-lhes para não darem qualquer alimento, independente do ar querido e amoroso que o seu cão lhes faça! Informe-os que o seu cão tem as suas próprias refeições, guloseimas e ração específica. Parte do charme do seu cão é a sua personalidade e os truques que utiliza para conseguir guloseimas exta, mas lembre-se sempre que o mais importante é a sua saúde.

  • Excesso de estímulos

Se o seu cão adora atenção, pode estar com sorte, uma vez que alguns dos seus convidados quererão certamente brincar com ele! Mantenha-o sempre debaixo de olho e certifique-se que não é demasiada agitação para ele. Se o seu cão ficar demasiado excitado, pode apreciar meia hora no quarto tranquilo, que reservou para ele, para acalmar um pouco. Se ele estiver muito agitado, ajude-o a gastar energia, pedindo a um amigo ou familiar para o levar a dar um passeio rápido.

  • Presentes

Os presentes não são só emocionantes para si. A maioria dos cães fica igualmente entusiasmado pelo contante rasgar de papel de embrulho e a revelação de novas coisas, nos aniversários e natal! Guarde bem os presentes para evitar que adquiram umas dentadinhas indesejadas. Uma ótima tática é dar ao seu cão um presente especial para ele, como por exemplo um snack delicioso, que o manterá ocupado, enquanto continua a desembrulhar os seus presentes.

Cães e fogo-de-artifício

O seu cão pode não gostar de fogos-de-artifício. Barulhos altos e repentinos de origem desconhecida podem ser assustadores e confusos, especialmente se o seu cão está habituado a paz e sossego. No entanto, não precisa de cancelar os seus planos de fogo-de-artifício. Siga apenas algumas dicas que ajudarão a que as celebrações com fogo-de-artifício ocorram de forma tranquila.

Antes

  • Habitue o seu cão ao barulho de foguetes

Se o seu cão se assusta facilmente com barulhos altos, pergunte ao seu veterinário se lhe recomenda algum treinador ou especialista em comportamento. Treinar e dessensibilizar, especialmente enquanto são jovens, pode ensinar aos cães que não têm que se preocupar com barulhos altos e estrondos. Pode também comprar um CD criado para que os eu cão se habitue a todo o tipo de barulhos.

  • Mantenha o seu cão dentro de casa depois de anoitecer

  • Passeie o seu cão durante o dia e mantenha-o em casa após anoitecer, que são esperados fogos-de-artifício por perto.

  • Animais em pânico podem facilmente fugir e perder-se ou magoar-se, pelo que é importante que além do microchip (com dados atualizados) o mantenha identificado com uma chapinha na coleira.

Durante

  • Esteja calmo e tranquilizador

O seu cão olha para si (o seu amigo de maior confiança) em busca de sinais. Mantenha-se relaxado e tranquilo e não lhe dê mais atenção do que habitual, mesmo que ele pareça ansioso. Se o seu cão se assustar com foguetes ou fogo-de-artifício, tente assegurar-lhe que tudo está bem. Continue a sua vida normalmente e rapidamente ele começará a segui-lo.

  • Abafe os sons

Se o seu cão está consigo, mantenha as persianas descidas e as janelas fechadas para minimizar os sons que vêm do exterior. Ponha música a tocar ou ligue a televisão para proporcionar um som constante e identificável, que disfarce estrondos aleatórios e esporádicos.

Celebrações no exterior

A não ser que ele se consiga manter focado em si e responda bem aos seus comandos, não é aconselhável levar o seu cão para festivais de rua ou exibições de fogo-de-artifício. O seu cão precisa de ter a capacidade de lidar com ruídos inesperados e multidões, pelo que se tem dúvidas se ele será capaz, jogue pelo seguro e deixe-o em casa.

Recompense o bom comportamento

Se o seu cão se portar bem na festa, se mantiver junto a si quando estiverem no exterior ou até permanecer sossegado noutra parte da casa, enquanto os seus convidados se estão a divertir, é importante demonstrar-lhe o quanto se portou bem.

Mime-o e elogie-o generosamente e, se ele estiver noutra zona da casa vá lá de tempos a tempos para que não se sinta abandonado. A maior recompensa é a sua companhia. Está a ter uma festa pelo que é justo que lhe proporcione momentos de qualidade para que se possa divertir também!