Porquê esterilizar o seu gato?

gata adulta de pelo às riscas e três gatinhos com a mesma pelagem juntos no sofá

Porquê esterilizar o seu gato?

gata adulta de pelo às riscas e três gatinhos com a mesma pelagem juntos no sofá

Porquê esterilizar o seu gato?

gata adulta de pelo às riscas e três gatinhos com a mesma pelagem juntos no sofá
July 31, 2018

Porquê esterilizar o seu gato?

A esterilização é uma das decisões mais importantes que vai tomar. Porque os gatos ficam sexualmente maduros quando ainda são gatinhos, esta deve ser uma decisão que deve ser discutida com o seu médico veterinário o mais cedo possível.

Os benefícios da esterilização


Além de prevenir gravidezes indesejadas, esterilizar também ajuda a reduzir o risco de doenças específicas e comportamentos indesejados.

  • A esterilização reduz a produção de hormonas sexuais, reduzindo significativamente determinados comportamentos como a marcação de território, agressões entre machos e excessivo afeto e agressividade em fêmeas, o que significa um aumento da esperança de vida dos gatos por redução do risco de doenças infeciosas que podem contrair nas lutas ou ferimentos (provocados por carros) enquanto procuram por um parceiro.
  • Esterilizar uma fêmea remove o risco de doenças dos ovários e do útero, incluindo cancro, piómetra, ovários poliquísticos e endometrite - e também diminui o risco de doenças causadas por hormonas, como o cancro da mama e falsa gravidez.
  • Nos machos, a castração remove o risco de doença testicular, incluindo cancro, e diminui o risco de doenças provocadas pela testosterona (p. ex., prostatite, adenomas perianais, hérnias perineais e hiperplasia prostática benigna).

 

gato adulto de pelo às riscas e gatinho com a mesma pelagem sentados ao lado de sofá
gata adulta de pelo às riscas e três gatinhos com a mesma pelagem juntos no sofá

Quando esterilizar?


Peça ao seu médico veterinário que o aconselhe sobre o melhor momento para esterilizar o seu gato, mas geralmente é feito por volta dos seis meses de idade, antes que a maturidade sexual seja atingida. No entanto, dependendo do país em que vive e da recomendação do seu médico veterinário, pode ser feito a partir das oito semanas de idade.

A cirurgia


Esterilizar um gato macho chama-se castração e envolve a remoção de ambos os testículos. A esterilização de uma fêmea envolve a remoção de ambos os ovários, isoladamente ou em combinação com a remoção do útero.

Embora a esterilização seja uma cirurgia significativa, também é considerada de rotina e o risco de complicações é baixo. Normalmente o gato vai para casa no próprio dia da cirurgia e pode ou não ter pontos visíveis.


Depois da cirurgia


Tente manter o seu gato dentro de casa pelo menos três dias após a cirurgia para ajudar a minimizar o risco de infeção. Se notar qualquer vermelhidão, inchaço ou corrimento incomum ao redor da ferida, é importante entrar em contato com o seu médico veterinário imediatamente.

Os machos geralmente não têm pontos após a cirurgia e embora possam estar um pouco sonolentos durante as primeiras 24 horas, tendem a recuperar de forma razoavelmente rápida.

As fêmeas podem demorar um pouco mais para recuperar, pois a cirurgia é mais complicada. Mantê-las relativamente quietas durante os primeiros dias e impedi-las de saltar permitirá que o tecido corporal se cure mais rápido.

 

Suporte nutricional


Uma dieta nutritiva e de alta qualidade é importante após a cirurgia, já que o corpo precisa de nutrientes para ajudar a cicatrizar com eficácia.

Após a sua completa recuperação também é importante considerar a mudança para uma dieta menos calórica como PURINA® PRO PLAN® STERILIZED, porque os gatos esterilizados correm um risco maior de ganhar peso. Isto está associado a um estilo de vida mais sedentário, bem como a combinação de menores necessidades energéticas com um aumento do apetite. Estas alterações são causadas pela diminuição da produção e secreção das hormonas sexuais.

 

Partilhe com pessoas que conhece

EmailLinkedInFB