Cuidar de cães mais velhos
Assim como as pessoas, os cães têm mudanças no corpo e mente à medida que envelhecem. Mas com o cuidado certo, pode ajudar o seu cão a ter uma boa qualidade de vida durante os últimos anos.
Para a maioria dos cães, os primeiros sinais de envelhecimento aparecerão por volta dos 7 anos (mais cedo para cães grandes e mais tarde para cães pequenos). As mudanças físicas e comportamentais serão bastante subtis inicialmente, mas tornar-se-ão cada vez mais percetíveis com o passar dos anos.
Para apoiar o seu cão sénior durante todo o processo de envelhecimento - e para garantir que ambos podem tirar o máximo proveito da sua vida em conjunto - tente seguir estas dicas simples.
Mantenha o seu cão ativo e em forma
O exercício físico é tão importante para um cão sénior como para um cachorro. Mantendo o hábito de atividade diária e de brincar, pode ajudar o seu cão a ficar em boa forma - mental e fisicamente. Se o seu cão tiver problemas de mobilidade ou problemas médicos, pergunte ao seu veterinário sobre a melhor maneira de ele fazer exercício.


Estimular a mente
Não é só o corpo do seu cão que precisa de exercício regular, a mente também. Há muitas maneiras de estimular a visão e a mente do seu cão sénior.
Pode utilizar brinquedos específicos para o treino do cérebro ou certificar-se que o seu cão tem acesso a uma janela para observar o mundo exterior.
Introduzir alguma variedade e surpresas nos vossos passeios é também uma ótima maneira de pôr o cérebro a trabalhar - mesmo que seja só uma volta diferente no seu parque favorito.
Visitar regularmente o médico veterinário
Check-ups regulares vão permitir que o seu médico veterinário identifique alguma mudança na saúde do seu cão - e agir atempadamente se necessário. As visitas ao médico veterinário devem ser mais frequentes à medida que o seu cão vai envelhecendo, pelo menos duas vezes por ano.
Alimentação adequada às suas necessidades
À medida que os cães envelhecem, as suas necessidades nutricionais também mudam. Para ajudar o seu cão a aproveitar ao máximo esta fase avançada da vida, mude para uma dieta especialmente desenvolvida como PURINA® PRO PLAN® com OPTIAGE™.
Além de fornecer os nutrientes certos nas quantidades certas, para ajudar a suportar um envelhecimento saudável, a dieta inclui nutrientes especiais provenientes de óleos botânicos chamados de triglicerídeos de cadeia média (TCMs) - está comprovado que estes melhoram a função cerebral em cães com 7 anos ou mais, ajudando-os a permanecerem alerta e disponíveis para brincar por mais tempo.
Os últimos anos da vida de um cão podem ser maravilhosos para ambos. Seguindo estes conselhos, pode ajudar a enriquecer esses anos - e manter o seu cão em boas condições pelo maior tempo possível.