Cuidar do seu cachorro

cachorro Labrador beje com coleira vermelha

Cuidar do seu cachorro

cachorro Labrador beje com coleira vermelha

Cuidar do seu cachorro

cachorro Labrador beje com coleira vermelha
September 13, 2018

Cuidar do seu cachorro

Como socializar o seu cachorro

Trazer o seu novo cachorro para casa é um momento emocionante para ambos. Desde explorar o novo ambiente a conhecer a restante família e outros animais de companhia, o seu cachorro tem um novo mundo para explorar.

A primeira coisa a fazer quando ele chega a casa é mostrar-lhe a sua cama, brinquedos e as taças da água e da comida. Assim que ele esteja confortável com o seu espaço dentro de casa, pode iniciar o processo de socialização.

O que é a socialização do cachorro?

Socializar o cachorro significa ajudá-lo a desenvolver habilidades sociais para que ele seja amigável, calmo e não tenha medo de novas pessoas, outros animais de companhia e de espaços desconhecidos. É uma boa ideia ajudá-lo a socializar num ambiente seguro e sem stress onde se sinta à vontade, antes de levá-lo a qualquer lugar estranho ou que esteja muito confuso.

Apresentar o seu cachorro a familiares ou visitantes é vital para a sua socialização. Reduzir o medo de estranhos em idade precoce ajuda a criar um cão adulto mais amigável. Quando apresentar o seu cachorro às visitas, mantenha a coleira e a trela para evitar que ele salte. Dê-lhe o comando de voz “senta” e ajude-o a ficar sentado. Isso ajudará o seu cão a manter-se calmo.

Depois da socialização dentro de casa, leve-o a passear a diferentes locais onde aceitem cães, como centros comerciais, parques e cafés. Isso ajudará a que ele se acostume a andar em superfícies diferentes e a estar em lugares novos e interessantes. O mais importante, é que ele perceba que o desconhecido não é motivo para preocupação.

cachorro Border Collie a correr num parque
cachorro Border Collie a correr no parque com o dono

Apresentar o seu cão a outros animais de companhia

A socialização dos cães também envolve acostumá-los a outros animais, mas tenha cuidado ao apresentar o seu novo cão a outros animais de companhia. Ao apresentar um cão mais velho ao seu cachorro é aconselhável que estejam ambos de trela. Isso pode ajudar a evitar que eles saltem e fica também com mais controlo se algum deles tiver um comportamento inesperado. Inicialmente não os deixe sozinhos.

Se está a apresentar o seu cão a um gato, certifique-se que põe uma grade ou divisória para que o gato seja capaz de fugir. Esta apresentação pode demorar algum tempo, mas com alguma paciência, eles podem vir a ser felizes na companhia um do outro. Se o seu cachorro se habituar a gatos no início da vida, é menos provável que fique demasiado excitado com gatos desconhecidos também.

Vai precisar de algum tempo e paciência para socializar o seu cachorro, mas com os devidos cuidados ele será um cão confiante, bem-comportado e feliz com outras pessoas e animais de estimação.

Partilhe com pessoas que conhece

EmailLinkedInFB