Como socializar o seu cachorro
Trazer o seu novo cachorro para casa é um momento emocionante para ambos. Desde explorar o novo ambiente a conhecer a restante família e outros animais de companhia, o seu cachorro tem um novo mundo para explorar.
A primeira coisa a fazer quando ele chega a casa é mostrar-lhe a sua cama, brinquedos e as taças da água e da comida. Assim que ele esteja confortável com o seu espaço dentro de casa, pode iniciar o processo de socialização.
O que é a socialização do cachorro?
Socializar o cachorro significa ajudá-lo a desenvolver habilidades sociais para que ele seja amigável, calmo e não tenha medo de novas pessoas, outros animais de companhia e de espaços desconhecidos. É uma boa ideia ajudá-lo a socializar num ambiente seguro e sem stress onde se sinta à vontade, antes de levá-lo a qualquer lugar estranho ou que esteja muito confuso.
Apresentar o seu cachorro a familiares ou visitantes é vital para a sua socialização. Reduzir o medo de estranhos em idade precoce ajuda a criar um cão adulto mais amigável. Quando apresentar o seu cachorro às visitas, mantenha a coleira e a trela para evitar que ele salte. Dê-lhe o comando de voz “senta” e ajude-o a ficar sentado. Isso ajudará o seu cão a manter-se calmo.
Depois da socialização dentro de casa, leve-o a passear a diferentes locais onde aceitem cães, como centros comerciais, parques e cafés. Isso ajudará a que ele se acostume a andar em superfícies diferentes e a estar em lugares novos e interessantes. O mais importante, é que ele perceba que o desconhecido não é motivo para preocupação.


Apresentar o seu cão a outros animais de companhia
A socialização dos cães também envolve acostumá-los a outros animais, mas tenha cuidado ao apresentar o seu novo cão a outros animais de companhia. Ao apresentar um cão mais velho ao seu cachorro é aconselhável que estejam ambos de trela. Isso pode ajudar a evitar que eles saltem e fica também com mais controlo se algum deles tiver um comportamento inesperado. Inicialmente não os deixe sozinhos.
Se está a apresentar o seu cão a um gato, certifique-se que põe uma grade ou divisória para que o gato seja capaz de fugir. Esta apresentação pode demorar algum tempo, mas com alguma paciência, eles podem vir a ser felizes na companhia um do outro. Se o seu cachorro se habituar a gatos no início da vida, é menos provável que fique demasiado excitado com gatos desconhecidos também.
Vai precisar de algum tempo e paciência para socializar o seu cachorro, mas com os devidos cuidados ele será um cão confiante, bem-comportado e feliz com outras pessoas e animais de estimação.