Castrar o seu gato – perguntas frequentes



Esterilizar gatos e gatinhos – Perguntas Frequentes
Tem um novo membro na sua família – fantástico! Quando o seu gatinho é ainda pequeno e querido, é difícil imaginá-lo com gatinhos dele próprio.
No entanto, quando o seu gato atinge a maturidade sexual entre os 4 a 6 meses de idade, ele pode possivelmente ter filhos apesar de ainda ele próprio ser um gatinho! Por isso, como dono de um gatinho, deve começar a pensar em castrar o seu gato cedo.
Castrar o seu gato significa que irá evitar qualquer gravidez não planeada e pode também protegê-lo de certas doenças.
Castrar o seu gato ou a sua gata não tem que ser uma decisão assustadora. A nossa equipa de Petcare esta aqui para lhe dizer tudo o que precisa de saber para tomar a decisão adequada para si e para o seu gato.
A castração é uma cirurgia comum e de rotina que envolve remover os órgãos de reprodução sexual do seu gato. É conhecido por “esterilização” para as fêmeas e “castração” para os machos.
A castração ou esterilização é muito simples, ao seu gato irá ser dada uma anestesia para assegurar que não sente qualquer dor durante o procedimento.
A seguir à cirurgia, o veterinário irá dar ao seu gato injeções para aliviar a dor e evitar qualquer desconforto pós-cirurgia. Deve também levar para casa anti-inflamatórios e analgésico, para reduzir a dor ao seu gato.
Como o procedimento é muito menos invasivo para os gatos machos, estes só precisam de medicação durante um dia. As gatas vão precisar de medicação durante três dias para as ajudar a recuperar o mais rapidamente possível e sem dor.
Castrar um gato trás vários benefícios para o seu pet. Por exemplo, o seu gato terá menor probabilidade de contrair certas doenças como também evitar gravidezes indesejáveis. Outras vantagens de castrar ou esterilizar um gato:
- Acabar com o comportamento indesejável resultante da maturidade sexual, como a marcação do território através da urina
- Gatos esterilizados têm menor probabilidade de fugir de casa, o que os protege de estar envolvidos em acidentes com carros e de lutar com outros gatos
- O seu gato pode torna-se mais afetivo. As gatas podem tornar-se mais gentis.
- A redução do risco de contrair certas doenças como Leucemia Felina e Síndrome de Imunodeficiência Felina
- Uma diminuição do risco de a sua gata desenvolver uma infeção uterina
- Se as gatas forem esterilizadas cedo, têm menor probabilidade de desenvolver cancro da mama.
Nós recomendamos castrar o seu gatinho antes de ele atingir a maturidade sexual e ser capaz de ele próprio ter gatinhos. Isto acontece normalmente por volta dos 4 – 6 meses. Conseguirá perceber quando o seu gato atinge a puberdade porque as gatas miam alto e os gatos marcam o seu território através da urina.
Algumas associações de animais abandonados e veterinários recomendam castrar os gatos muito cedo, quando têm 12 semanas, ou até antes.
Para proteger o seu gato de ter ou causar uma gravidez não planeada, mantenha-os dentro de casa até serem castrados
Para castrar o seu gato, tem que marcar uma consulta no seu veterinário. Podem-lhe pedir para trazer o seu gato ao consultório para um check-up pré-anestésico antes da cirurgia.
O seu veterinário pedir-lhe-á para não alimentar o seu gato na tarde anterior à cirurgia – tenha a água à disposição como de costume mas tire-a na manhã da cirurgia para ele parar de beber antes da anestesia.
O seu gato terá que ser normalmente deixado no veterinário de manhã e deve ir buscá-lo mais ao final do dia.
O seu gato ficará um pouco sonolento após a operação, mas deve voltar à sua energia e excitação habitual, muito rapidamente. Como a operação varia em função do género, também o processo de recuperação varia. Há algumas coisas que pode fazer para ajudar o seu companheiro a recuperar rapidamente.
Gatos
- A castração deve ter poucos ou quase nenhuns efeitos secundários nos gatos.
- Fique com ele ou perto dele na sua primeira noite a seguir à cirurgia.
- O seu veterinário deve dar-lhe medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para o seu gato – ele deve precisar deles apenas por um dia.
Gatas
- Como a cirurgia é mais invasiva, as gatas precisam de uma recuperação mais longa.
- Fique junto dela na sua primeira noite a seguir à cirurgia.
- O seu veterinário deve dar-lhe medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para a sua gata – ela deve precisar deles apenas por um dia.
- A sua gata terá que ter um colar isabelino para não se lamber e morder os pontos.
- O veterinário irá marcar check-ups, três e dez dias depois da cirurgia. Mantenha a sua gata dentro de casa até o veterinário recomendar, em situações normais, cerca de dez dias depois poderá brincar na rua normalmente.
- Se forem dados pontos que não se absorvem naturalmente, o veterinário dar-lhe-á uma data para voltarem e retirarem os mesmos – normalmente são 7-10 dias depois da cirurgia.
- A sua gata terá cio aproximadamente de 3 em 3 semanas quando atingir a maturidade sexual. Durante este período, ela irá miar alto e estará muito inquieta, o que pode tornar-se difícil para si.
- Quando a sua gata está com cio, tem que estar com muita atenção para a proteger de qualquer macho na área, para ela não ficar grávida
- A sua gata pode ter até 3 ninhadas por ano, com 6 gatinhos em cada ninhada.
- O seu gato pode estar mais propício a fugir de casa, aumentando o risco de estar envolvido em acidentes no trânsito
- Como os gatos não castrados tendem a ser mais agressivos, tem maior probabilidade de lutar com outros gatos. Isto coloca-os em risco e também contribui para o alastrar de doenças
- Gatas não esterilizadas têm um maior risco de desenvolver tumores na mama (cancro na mama), por volta dos 6-7 anos. Verifique regularmente se a sua gata tem algum caroço na área mamária, e se encontrar algo suspeito fale com o seu veterinário.

Normalmente as gatas não demonstram sintomas físicos óbvios até atingirem a segunda ou terceira semana de gravidez.
Se acha que a sua gata pode estar grávida, contacte o seu veterinário para confirmar o mais rápido possível. Leia as nossas dicas em como reparar nos sinais de gravidez e saber os sintomas que deve saber para estar alerta.
É possível que a sua gata ainda possa ser esterilizada enquanto grávida, o que terminará sua gravidez e a impede de ficar grávida novamente no futuro.
O seu veterinário deve fornecer-lhe informação sobre esterilizar uma gata grávida, para ajudá-lo a tomar uma decisão.
A esterilização dos gatos e gatinhos depende das circunstâncias pessoais. Antes de tomar a sua decisão, por favor considere o que é melhor para o seu gato e para si.