Muitos animais de estimação são abandonados todos os anos em Portugal Todos os anos, são abandonados milhares de animais em Portugal. Todos eles procuram uma nova família, que lhes proporcione uma segunda oportunidade de serem felizes.
Ao adotar um gato, há um conjunto de cuidados que deve considerar antes de trazer o novo membro da família para casa. Assegure-se que o seu novo animal de companhia tem a melhor receção possível, preparando previamente tudo com cuidado. Desde coisas essenciais que precisa de comprar, até compreender como deve apresenta-los a pessoas e animais desconhecidos. As dicas abaixo sobre cuidados a ter na adoção de um gato, ajudá-lo-ão a estar preparado.
Adotar um gato adulto pode, por vezes, exigir uma preparação um pouco mais complexa do que quando adota um gatinho. Mas a recompensa e o amor que nos dedicam supera em muito o trabalho o tempo que lhes dedicamos! ❤️
Conselhos para adotar um gatinho ou gato adulto
Adorar um gato adulto é uma forma fantástica de dar a um animal uma segunda oportunidade. Apesar de os gatos adultos poderem não ser tão fofinhos como os gatinhos, vêm a sua personalidade única e maravilhosa já formada.
O aspeto mais importante a ter em atenção, quando adota um gato, é garantir que o animal que adota tem uma personalidade adequada à sua família. As associações de apoio animal, poderão contar-lhe a história dos diversos gatos que têm ao seu cuidado, bem como ajudá-lo a escolher o animal que melhor se adequa às características da sua família.
Escolha sempre um gatil ou associação que tenha boa reputação. A maioria das associações, solicitarão alguma informação sobre si e sobre a sua família, antes de lhe permitir adotar um gato. Por vezes, até pedem para visitar a sua casa para assegurar que o ambiente se adapta ao seu novo animal de companhia.
Checklist para adoção de um gato
A lista abaixo indica algumas das questões que deve fazer, quando está a pensar adotar um gato.