Checklist essencial para Adotar um Gato

Se está a pensar adotar um gato, precisa de garantir que a sua família e a sua casa estão prontas para o receber. Desenvolvemos esta checklist e conselhos para tornar o processo de adoção o mais fácil possível.
Adotar gato
Adotar gato
Adotar gato

Muitos animais são abandonados todos os anos em Portugal Todos os anos, são abandonados milhares de animais em Portugal. Todos eles procuram uma nova família, que lhes proporcione uma segunda oportunidade de serem felizes.

Ao adotar um gato, há um conjunto de cuidados que deve considerar antes de trazer o novo membro da família para casa. Assegure-se que o seu novo animal de companhia tem a melhor receção possível, preparando previamente tudo com cuidado. Desde coisas essenciais que precisa de comprar, até compreender como deve apresenta-los a pessoas e animais desconhecidos. As dicas abaixo sobre cuidados a ter na adoção de um gato, ajudá-lo-ão a estar preparado.

Adotar um gato adulto pode, por vezes, exigir uma preparação um pouco mais complexa do que quando adota um gatinho. Mas a recompensa e o amor que nos dedicam supera em muito o trabalho o tempo que lhes dedicamos! ❤️

Conselhos para adotar um gato

Adorar um gato adulto é uma forma fantástica de dar a um animal uma segunda oportunidade. Apesar de os gatos adultos poderem não ser tão fofinhos como os gatinhos, vêm a sua personalidade única e maravilhosa já formada.

O aspeto mais importante a ter em atenção, quando adota um gato, é garantir que o animal que adota tem uma personalidade adequada à sua família. As associações de apoio animal, poderão contar-lhe a história dos diversos gatos que têm ao seu cuidado, bem como ajudá-lo a escolher o animal que melhor se adequa às características da sua família.

Escolha sempre um gatil ou associação que tenha boa reputação. A maioria das associações, solicitarão alguma informação sobre si e sobre a sua família, antes de lhe permitir adotar um gato. Por vezes, até pedem para visitar a sua casa para assegurar que o ambiente se adapta ao seu novo animal de companhia.

Checklist para adoção de um gato

A lista abaixo indica algumas das questões que deve fazer, quando está a pensar adotar um gato.

Como é a sua casa?

Se tem muito espaço ao ar livre seguro, considere adotar um gato de exterior. Se vive num apartamento, um gato de interior está mais habituado a viver dentro de casa.

O seu estilo de vida é muito agitado?

Se está muitas vezes fora de casa, um gato com personalidade independente poderá ser mais feliz e capaz de se adaptar mais facilmente ao seu estilo de vida. Adicionalmente, se tem pouco tempo, deve escolher um gato de uma raça (ou de raça indefinida, mas com características semelhantes) que exija menos cuidados de higiene e escovagem

Já tem animais de companhia?

Alguns gatos dão-se bem com outros animais, enquanto que alguns preferem estar sozinhos. Se já tem outros animais em casa, assegure-se que escolhe um gato que (à partida) se dará bem com eles.

Tem crianças pequenas?

Alguns gatos podem ter um passado de experiências, que os tornem mais tímidos ou solitários. Se a sua família tem crianças pequenas, tente escolher um gato que goste de toda a atenção que irá receber!

Considere as despesas

É maravilhoso acolher um gato sénior ou um gato com alguma condição de saúde. As associações de apoio animal, deverão informá-lo de potenciais problemas ou doenças crónicas. Assegure-se de que consegue suportar eventuais custos de tratamento veterinário ou até custos base de bem-estar (como ração, vacinação, desparasitação, entre outros), antes de se comprometer a cuidar de um gato.

Conselhos para adotar um gato: Preparar a sua casa

Depois de ter lido todos estes conselhos, visitado a associação e conhecido o seu novo gato, está na hora de começar a preparar a sua casa para a sua chegada! A maioria das associações prefere que os animais de estimação sejam levados para casa pouco tempo depois de ter sido tomada a decisão de adoção, pelo que deve iniciar o processo de adoção quando tiver o tempo necessário para preparar tudo.

A parte mais importante de preparar a sua casa para receber um gato é garantir que o seu novo animal de estimação tem um espaço calmo, confortável e seguro só para si. Quando o trouxer para casa, deve coloca-lo nesta zona para que se familiarize com o novo espaço e não se sinta assoberbado.

Se achar pertinente, peça à associação alguma manta ou outros objetos que a que o seu gato estivesse habituado. Colocar estes objetos na sua zona, ajudará o seu gato a sentir-se confortável mais rapidamente, uma vez que irá de imediato sentir o seu cheiro.

Retire de sua casa quaisquer objetos que possam ser perigosos para gatos, tais como algumas plantas ou produtos de limpeza que possam ser tóxicos. Leia esta lista com alimentos e substâncias perigosaspara o seu gato.

Leia com atenção o artigo Preparar a sua casa para um gato para garantir que tudo está preparado para receber o novo membro da família!
Adotar um gato - preparar a casa

O que precisa comprar para receber o seu gato?

É importante garantir que o seu novo animal de estimação tem tudo aquilo que necessita, antes de trazer o seu gato para casa.

A lista abaixo, indica o que precisa de comprar, antes de ele chegar:

  • Cama para gato
    • Taças para comida e água
      • Caixa liteira para WC e areia
        • Arranhador
          • Brinquedos para gato
            • Utensílios de higiene e escovagem
              • Caixa transportadora
              • Apesar de não dever sobrecarregar o seu gato, enquanto ele se está a ambientar à nova casa, é importante proporcionar-lhe algum enriquecimento ambiental para que se sinta confortável e envolvido.
Adotar gato - o que comprar

Apresentações

Quando tiver trazido o seu gato para casa, é hora de começar a apresenta-lo à família! Um importante conselho sobre adoção de gatos é que é preciso fazer as coisas devagar, ao ritmo dele. Tente não o sobrecarregar com o seu entusiasmo e deixe-o ter consigo, quando estiver preparado. Nunca invada o seu espaço e deixe-o explorar a casa ao seu próprio ritmo

Leia o nossos artigos: Dar as Boas-vindas ao seu gato e Apresentar o seu gato a outros animais.